Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pneumonia em cachorro: saiba como cuidar do seu animal

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pneumonia em cachorro

A pneumonia em cachorro é uma doença inflamatória comum que compromete o trato respiratório do cão, que se não for tratado e receber os cuidados necessários, pode ser fatal para o animal. Por isso, convidamos Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi para contar tudo o que você precisa saber sobre pneumonia canina. Confira!

O que é a pneumonia canina?

A pneumonia canina é uma doença do trato respiratório do cão, muito semelhante ao que acontece com os humanos, conforme explica Joyce. “A pneumonia é um processo inflamatório dos pulmões, que pode ser causada por bactérias, vírus, protozoários, fungos e parasitas”, contou.  

A presença de um desses agentes pode causar inflamação nos bronquíolos, brônquios e alvéolos pulmonares dos cães. A infecção dessas regiões é capaz de afetar a capacidade respiratória do pet, pois dificultan o órgão de realizar a troca gasosa necessária para o bom funcionamento do pulmão.

Como um cachorro pega pneumonia?

Um cachorro pega pneumonia, de maneira geral, por infecção de bactérias que, se aproveitando de uma doença respiratória, se alojam nos pulmões do animal. Isso acontece porque a doença primária acaba deixando o organismo e o sistema imunológico vulnerável.

Além desse fator, há outros motivos que contribuem para o surgimento da pneumonia em cachorro como, por exemplo, a má alimentação e o avanço da idade. Assim como gripes e resfriados, eles deixam o sistema de defesa do pet mais frágil e permite que ele fique mais suscetível a contrair a pneumonia canina.

Quais tipos de pneumonia em cachorro existem?

Como mencionado pela médica-veterinária, há cinco tipos diferentes de pneumonia em cachorro, cada uma delas causada por um agente específico. Conheça um pouco melhor as mais comuns. 

Pneumonia causada por bactérias

A pneumonia causada por bactérias é uma das mais comuns tratadas nos hospitais e clínicas veterinárias do país. Ela pode ser causada por uma série de bactérias comuns presentes no ambiente. Seus principais sintomas são espirros, dificuldades em respirar, dificuldade em realizar atividades corriqueiras, tosse e secreção nasal.

Pneumonia causada por fungos

Por sua vez, a pneumonia fúngica tem como principal complicação causar graves problemas no pulmão dos cães. Disseminadas pela por meio da corrente sanguínea do pet, são as tosses persistentes e resistência aos tratamentos mais comuns de pneumonia em cachorro.

Pneumonia causada por vírus

A pneumonia em cachorro causada por vírus é bem similar àquela que afeta humanos. O grande problema dela nos cães é que uma vez instalada no sistema respiratório, ela enfraquece o sistema dos pulmões do animal, abrindo espaço para infecções secundárias. Se não tratada corretamente, pode levar o pet a óbito.

Os sintomas de pneumonia em cachorro

cachorro resfriado deitado no chão
Letargia e falta de apetite são sinais de que seu cão pode ter pneumonia

Os primeiros sintomas da pneumonia em cachorro são similares a uma gripe ou resfriado comum. Entretanto, a piora do quadro pode refletir nos seguintes sintomas de gripe canina:

  • dificuldade de respirar ou falta de ar;
  • tosse e espirros;
  • sensação de corrimento nasal ou ocular;
  • febre;
  • sinais de desidratação;
  • perda de apetite;
  • latidos diferentes ou falhos e rouquidão;
  • náuseas e vômito;
  • letargia;
  • secreção nasal;
  • dispneia;
  • mucosas azuladas.

Ao notar alguns desses sintomas em seu cachorro, o recomendado é buscar a orientação de um médico-veterinário. Apenas ele poderá realizar os exames necessários para saber se o cachorro está com pneumonia e começar o tratamento mais adequado para restabelecer a saúde e o bem-estar do seu amigo.

Quanto tempo dura a pneumonia em cachorro?

A pneumonia em cachorro, de maneira geral, dura de 7 a 10 dias. Esse período pode variar de acordo com a gravidade do quadro de saúde do animal e o tipo de tratamento sugerido pelo médico-veterinário.  

Outro fator que influencia no tempo de duração da pneumonia canina é o diagnóstico. Quanto antes o tutor perceber os sintomas da doença e procurar auxílio de um especialista, menos grave será a infecção e mais breve será o tratamento.

Como tratar pneumonia em cachorro?

O tratamento da pneumonia em cachorro é feito à base de remédios que possam eliminar o agente causador da doença, como contra Joyce.  “O tratamento varia de acordo com o quadro do animal, os sinais que ele apresenta e o agente causador da pneumonia. Normalmente utilizam-se antibióticos, anti-inflamatórios, expectorantes e antitérmicos”, afirmou.

De modo geral, o remédio para pneumonia em cachorro costuma ter como base antibióticos, que podem ser recomendados em todos os casos da doença.  Para isso, é necessária uma avaliação clínica, afinal, os medicamentos devem ser utilizados sob prescrição veterinária. 

Além dele, o profissional poderá indicar outros medicamentos como uma terapia complementar para o tratamento do pet, como anti-inflamatórios, diuréticos, expectorantes e polivitamínicos.

O tratamento do cachorro pode ser feito em casa, com os remédios administrados pelo tutor de acordo com a recomendação veterinária. No entanto, em casos mais graves, a internação é necessária.

Isso acontece, pois, alguns cães precisam fazer oxigenação com uso de sonda, máscaras, nebulização e até entubação. Por isso, é fundamental que o animal seja examinado ainda nos primeiros sinais de pneumonia.

Como evitar a pneumonia em cães?

Apesar de a pneumonia em cachorro ser preocupante, há alguns hábitos que ajudam a evitar a doença. Uma das maneiras mais eficazes é manter a vacinação em dia. “Para evitar a pneumonia, o tutor pode tomar certos cuidados, como a vacinação anual, que diminui muito a probabilidade de o animal ter inúmeras doenças”, explicou Joyce.

E a veterinária completa com outras dicas. “Evitar encontros e lugares com aglomeração canina (um espirro é suficiente para transmitir alguns vírus de um animal para outro); e não deixar o cão em lugares expostos a chuvas ou em locais úmidos.”, disse.

Por fim, uma boa prática que ajuda na prevenção da pneumonia em cachorro é investir em uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes. Rações Premium, petiscos e atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade de vida do animal e manter o sistema imunológico fortalecido.

Agora que você já sabe tudo o que fazer para prevenir pneumonia em cachorro e como cuidar do seu animal de estimação, ficou fácil manter a saúde do pet em dia, não é mesmo? Ficou com alguma dúvida, deixe um comentário. Iremos adorar ajudar você!

Joyce Lima | Médica-veterinária

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário