Cachorro sente frio? Descubra como cuidar dele no inverno

10 de setembro de 2020

Cachorros
Cachorro dentro da caminha toca
As tocas são perfeitas para cães que gostam de dormir enroladinhos

Focinho e orelhas geladas, deitado encolhido…será que cachorro sente frio? Saiba que sim! A temperatura corporal dos cães é um pouco mais alta que a dos humanos. Para cães, é normal estar com 38 Graus Celsius, enquanto um ser humano com essa temperatura sente todos os efeitos da febre.

Mesmo tendo a temperatura média mais alta, os cães sentem a mudança nos dias gelados. Aprenda como saber se o cão está com frio e dicas para aquecer seu amigo.

Para ajudar nesta importante tarefa, conversamos com Bruno Sattelmayer, Médico Veterinário da Educação Corporativa da Cobasi. Continue a leitura e saiba mais se seu cachorro sente frio e como aquecê-lo, mas sem exageros.

Sinais de que o cachorro sente frio

O cachorro demonstrar frio através de gestos de que está desconfortável com a sensação térmica. Entre os principais. Estão: procurar cantinhos escondidos para deitar e dormir encolhido e mais do que o normal.

Além disso, alguns outros sinais acusam que o cachorro sente frio. Estar com as patas e as orelhas geladas, quando somado ao comportamento diferente são indicativos importantes.

“A temperatura corporal dos cães fica em torno de 38 a 39 graus Celsius. Quando o ambiente está com temperaturas baixas, eles possuem mecanismos para manter o aquecimento, como procurar abrigo, manter-se juntos em matilha e encolher-se. Logo, muita atenção em cães de pelagem curta ou sem sub-pelo, aquela camada dupla de pelos. Esses cães, tendem a sentir mais frio, por isso a roupinha, caminha e casinha são itens essenciais em épocas frias”, explica o Veterinário Bruno Sattelmayer e complementa com algumas dicas para manter seu pet sempre aquecido.

Cachorro com frio: como proteger?

Uma caminha para cachorro bem quentinha com cobertores ajuda a deixar o pet confortável e aquecido. Isso vale principalmente para cachorros de pelo curto, que não possuem uma pelagem protetora. Raças como Chihuahua, Pinscher, Bulldog e Whippet sofrem mais com os dias gelados.

Usar roupinhas para cachorro também é uma excelente saída para combater os dias mais frios. Escolha sempre um modelo que mantenha seu pet confortável.

Saiba como escolher a roupinha de cachorro.

Cães que dormem fora de casa precisam de cuidados especiais. Tenha sempre uma casinha para cachorro no tamanho adequado e instalada em local coberto e protegido do sol. A casa para cachorro deve ter uma caminha ou colchonete dentro e, ainda, mantas para os dias mais frios. Vale manter o pet com uma roupa para cachorro e nos dias mais frios, trazê-lo para dentro de casa.

Doenças ocasionadas pelo frio

O frio em si não é o principal causador de muitas doenças, mas ele é responsável por agravar várias delas. Problemas respiratórios e resfriados são doenças comuns durante o inverno. Cães idosos podem sofrer de problemas na coluna que, no frio, causam ainda mais dor. Para evitar gripes e até mesmo outras doenças, esteja com a carteirinha de vacinação do animal em dia, faça visitas ao médico veterinário e não se esqueça das nossas dicas!

Um cachorro sente frio quando está desprotegido, então se inspire nas nossas dicas para oferecer um lar quentinho e aconchegante para o seu companheiro nos dias de temperaturas mais baixas.

Quer mais dicas de cuidados com seu cachorro? Confira nossa seleção de posts: