Cachorro sente frio? Saiba os cuidados com o pet

Bruno Carlos Sattelmayer de Lima

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Carlos Sattelmayer de Lima

Compartilhar:
Cachorro dentro da caminha toca
As tocas são perfeitas para cães que gostam de dormir enroladinhos

Aposto que você já se perguntou se cachorro sente frio, afinal, por serem peludos e quentinhos, é comum achar que esses pets não passam frio. No entanto, eles possuem a temperatura corporal diferente da dos humanos

A temperatura de cachorro costuma ser um pouco mais alta do que dos humanos, para um cão saudável e normal, a temperatura deve ser de 38 °C, já para os humanos, essa temperatura é um indicativo de febre alta. 

Porém, muita gente acredita que por serem cobertos de pelos, esses animais não sentem os efeitos das temperaturas mais frias, mas isso é um erro, afinal, eles também são capazes de sentir o vento gelado e até se incomodar com o tempo frio. 

Por isso, preparamos este texto para te ajudar a lidar com um cachorro sentindo frio e te dar dicas de como aumentar a temperatura do cachorro num dia gelado. Continue lendo para saber mais!

Por que os cachorros sentem frio?

Tanto os cães quanto os gatos, são animais de sangue quente, assim como nós humanos, portanto, quando a temperatura do ambiente diminui, eles também são capazes de sentir as mudanças climáticas

Isso acontece porque estes animais, não são capazes de se adaptar à temperatura. No entanto, há raças de cachorro que são originárias de climas frios, neste caso, eles estão mais acostumados a lidar com os climas mais frios. 

Este é o caso dos samoiedas, huskys, chow-chow e são bernardo, por exemplo. Outro motivo que faz esses cães serem tolerantes às temperaturas frias, são a sua pelagem, composta por pelos e subpelos. 

Mesmo assim, eles são capazes de sentir frio, mas claro, com menos intensidade do que os outros cães de pelos curtos. Ou seja, quanto maior a quantidade de pelos, mais protegido ele estará nos dias frios. 

Quais os sinais de que o cachorro sente frio?

O cachorro demonstra frio através de gestos de que está desconfortável com a sensação térmica. Portanto, se você já viu seu cão escondido com o tempo frio, este certamente é um dos sinais!  

Além disso, existem alguns outros sinais que indicam que o cachorro sente frio:

  • Patas e as orelhas geladas
  • Tremores pelo corpo
  • Temperatura do corpo muito baixa
  • Passa muito tempo deitado bem encolhido
  • Dorme mais do que o normal
  • Respiração e movimentos mais lentos.

“A temperatura corporal dos cães fica em torno de 38 a 39 graus Celsius. Quando o ambiente está com temperaturas baixas, eles possuem mecanismos para manter o aquecimento, como procurar abrigo, manter-se juntos em matilha e encolher-se. Logo, muita atenção em cães de pelagem curta ou sem sub-pêlo, aquela camada dupla de pelos. Esses cães, tendem a sentir mais frio, por isso a roupinha, caminha e casinha são itens essenciais em épocas frias”, explica o Veterinário Bruno Sattelmayer e complementa com algumas dicas para manter seu pet sempre aquecido.

Cachorro com frio: como proteger o pet?

Não saber como lidar com a sensação de frio que os pets sentem é um problema comum entre os tutores, afinal, nem todo mundo sabe como ajudar o pet a se aquecer. 

E os dias mais frios, podem despertar essas dúvidas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar com esta questão. 

Nos dias mais frios, a melhor coisa a fazer é manter o pet dentro de casa, especialmente se eles estiverem com os pelos curtos. É importante deixar os animais longe de correntes de ar e friagens. 

Se o animal viver fora de casa, garanta que ele terá uma casinha confortável e quentinha, em algum local escondido das ações do tempo. Uma dica, é deixar a entrada da casinha de frente com alguma parede.  

Uma caminha para cachorro quentinha e com cobertores ajuda a deixar o pet confortável e aquecido. Isso vale principalmente para cachorros de pelo curto, que não possuem uma pelagem protetora. Usar roupinhas para cachorro também é uma excelente saída para combater os dias mais frios. Escolha sempre um modelo que mantenha seu pet confortável.

Cuidados com os cães durante os dias frios!

O frio em si não é o principal causador das doenças, mas ele é responsável por agravar várias delas. 

Problemas respiratórios e resfriados são doenças comuns durante o inverno, por isso, antes de entrar nas épocas mais frias, vale vacinar o cachorro contra a gripe. A gripe dos cachorros pode até ser inofensiva, no entanto, ela é responsável pela maioria dos casos de pneumonia.

Para evitar gripes e até mesmo outras doenças, esteja com a carteirinha de vacinação do animal em dia, faça visitas ao médico veterinário e não se esqueça das nossas dicas!

Cães idosos podem sofrer mais de problemas na coluna que, no frio, causam ainda mais dor. Uma das formas de evitar estes problemas, é manter o pet sempre quentinho, agasalhado e dentro de casa. 

Além disso, evite os banhos em dias frios. Caso eles sejam necessários, procure um pet shop e priorize isso no horário da manhã, assim, o pet ficará seco e sem correr o risco de contrair doenças.

Por mais que os cães adoram passear, uma dica é evitar os passeios em dias frios, ou pelo menos, nos horários onde a temperatura está baixa. Neste caso, prefira sair no meio do dia ou agasalhe o animal. 

Evite tosar o animal próximo das épocas de inverno, assim o animal não terá tantos problemas com a temperatura. Um cachorro sente frio quando está desprotegido, então se inspire nas nossas dicas para oferecer um lar quentinho e aconchegante para o seu companheiro nos dias de temperaturas mais baixas.

Quer mais dicas de cuidados com seu cachorro? Confira nossa seleção de posts:

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. María Cecília disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida tenho um American Bully e meu marido fala que ele não sente frio ??? Isso é de fato? Ele tem um colchão só isso .

    • admin disse:

      Olá! Como vai? O American Bully precisa de roupas e mantas assim como outros cães. As dicas para descobrir se ele está com frio que damos neste post, também funcionam para a raça. =)

  2. Maria Francisca F. deSousa disse:

    Olá gostei das dicas dos cuidados com o animal na época do frio.

Deixe o seu comentário