Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Artrite em cachorro: descubra como cuidar do seu animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com artrite deitado
A artrite em cachorro é uma doença que afeta as articulações e limita o pet

A artrite em cachorro é uma inflamação que afeta as articulações e prejudica a qualidade de vida do nosso animal de estimação.

Venha com a gente e saiba tudo sobre a artrite em cachorro: o que é, principais sintomas, tratamento e como prevenir a doença. Acompanhe!

Artrite em cachorro: o que é?

A artrite em cachorros é uma doença que surge a partir do desgaste natural da cartilagem, sendo comuns em animais de médio e grande porte, além de cães idosos.

Essa inflamação afeta principalmente as articulações dos cães. E, se não for tratada corretamente, pode evoluir para quadros de artrose e osteoporose canina.

Os principais fatores que levam à artrite em cães são: predisposição genética, sobrepeso, envelhecimento, piso escorregadio e porte do animal.

Raças suscetíveis a desenvolver artrite canina

Por se tratar de uma doença que uma de suas origens é genética, há algumas raças de cães mais propensas a desenvolvê-la, são elas:

  • Boxer;
  • Dálmata;
  • Pit Bull;
  • Pastor Alemão;
  • Rottweiler.

Tipos de artrite em cachorro

Você sabia que há quatro tipos de artrite em cachorro diferentes? É isso mesmo! Confira quais são eles, pois é essencial para oferecer um tratamento eficaz ao seu animal de estimação.

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é um tipo crônico da doença. De origem genética e autoimune, ela gera dores e extremo desconforto no animal. O que faz com que ele evite passeios, brincadeiras e exercícios.

Artrite gotosa

A artrite gotosa em cães é causada pelo acúmulo de microcristais minerais de urato no organismo do pet. Ela afeta principalmente os dedos do animal de estimação.

Osteoartrite/Osteoartrose

A degeneração da cartilagem da orelha dos cães é conhecida como Osteoartrite/Osteoartrose. É uma inflamação crônica que se desenvolve principalmente em pets de grande porte ou que estão acima do peso recomendado para a idade.

Artrite séptica

A artrite séptica é uma inflamação que ocorre em consequência das infecções bacterianas e fúngicas. Esse tipo de doença atinge as principais articulações de cães jovens e adultos.

Sintomas de artrite em cachorro

Rottweiler com artrite
O Rottweiler é uma das raças propensas a desenvolver artrite canina

Estar atento aos sintomas de artrite em cachorro é essencial para garantir o bem-estar do animal e evitar que a inflamação evolua para doenças mais graves. Os principais sinais de artrite canina são:

  • agressividade;
  • dores crônicas;
  • inchaço nas patas;
  • lambedura excessiva na região das articulações;
  • mancar;
  • perda de apetite;
  • dificuldades para subir em escadas ou móveis;
  • menor interação com tutores, animais e brinquedos;
  • latidos frequentes.

Ao perceber um ou mais sintomas de artrite em cães, procure a orientação de um médico-veterinário. Só ele poderá diagnosticar a causa e a gravidade da doença, além de indicar o melhor tratamento para o seu animal de estimação.

Tratamento para artrite em cachorro

A artrite em cães é uma doença que não tem cura, pois não há a possibilidade de regeneração da cartilagem e das articulações afetadas.

Em virtude disso, o tratamento para artrite em cachorro tem o objetivo de minimizar os sintomas da doença e oferecer qualidade de vida ao pet.

De maneira geral, um tratamento eficaz atua em diversas frentes. Primeiro, são administrados medicamentos para combater a dor. Eles também contribuem para retardar o desenvolvimento da doença.

Além disso, é possível recuperar parte da mobilidade do cachorro por meio de fisioterapia. Assim, o seu pet terá mais conforto quando for se locomover pela casa.

Por fim, é essencial fazer a troca da ração para cães tradicionais pela versão indicada para animais com obesidade canina. Elas oferecem tudo o que ele precisa e evitam o ganho de peso, o que é prejudicial para as articulações do pet.

Importante: fazer o enriquecimento ambiental com rampas, tapetes e camas de perfil mais baixo garantem o conforto do pet no dia a dia.

Artrite em cachorros: prevenção

Não há um jeito eficaz de prevenir a artrite em cachorros, pois, na maioria das vezes, ela está associada a fatores genéticos. Entretanto, adotar alguns hábitos ajuda a retardar o seu aparecimento e diminui o desconforto do pet. Confira!

  • ofereça uma dieta rica e balanceada;
  • prática de atividades físicas regulares;
  • evite caminhar com o pet em superfícies escorregadias;
  • consultas frequentes com o médico-veterinário.

Agora que você já conhece tudo sobre artrite em cachorro, conte para gente: como anda a saúde do seu animal de estimação?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário