Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu cachorro se coça muito, mas não tem pulga: saiba o que é!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Meu cachorro se coça muito, mas não tem pulga: o que é? Essa é uma dúvida comum entre os tutores de cães. Para ajudar você a entender melhor o que acontece com o seu animal de estimação e o que fazer nessa situação, nós investigamos as principais causas da coceira em cães que não estão relacionados a esse parasita. Confira!

Meu cachorro não tem pulga, mas se coça muito: o que será?

Para responder essa pergunta, o primeiro desafio é entender o que causa o desconforto que faz o seu cachorro se coçar muito, mesmo não sendo vítima do ataque de parasitas. Vamos lá!

Se não for infestação de pulgas e carrapatos, o mais provável é que o seu pet esteja sofrendo de alguma doença dermatológica de cachorro, inflamação e outros. Conheça as principais:

Dermatites alérgicas

Na ausência de pulgas e carrapatos na pelagem de um cachorro, uma das possibilidades é que o seu pet esteja com uma dermatite alérgica. Esse tipo de doença de pele em cães pode ser dividido em dois tipos: a Dermatite alérgica de contato e a Dermatite atópica.

Dermatite atópica

A Dermatite atópica é uma doença de pele hereditária que torna a pele do cão sensível a alérgenos presentes no ambiente. Quando um desses agentes entra em contato com a pele ou o organismo do animal, acaba despertando irritações e inflamações, o que desencadeia um acesso de coceira intenso. Os agentes que causam coceira em cachorro são: 

  • pólen de flores;
  • pele morta de humanos;
  • sementes de gramas;
  • bolor;
  • poeira acumulada no ambiente.

Ao entrar em contato com a pele do cachorro, esses agentes acabam criando um prurido,que gera a coceira no animal sem a necessidade de uma lesão.

As principais áreas atingidas são olhos, pés, face e dentro da orelha. Ao perceber o seu animal se coçando muito nessas áreas e não tem pulga, procure a ajuda de um médico-veterinário de confiança.  

Por se tratar de uma doença hereditária, há algumas raças de cachorro que são mais suscetíveis a desenvolver Dermatite atópica durante a vida. Se você é tutor de Labrador, Dálmata, Sharpei, Golden Retriever, Bulldog Inglês, Pastor Alemão, Pug, Lhasa Apso, Terriers ou Boxer é preciso ter um cuidado especial com a saúde do animal.

Dermatite por contato

A Dermatite por contato se caracteriza por uma reação do organismo do cão ao contato com um alérgeno por um tempo prolongado. Nesse caso, os grandes vilões são os produtos de limpeza, que podem gerar lesões e coceira nas patas e barriga. Inclusive, se a alergia não foi detectada no começo, pode causar feridas e infecções bacterianas.

Dermatite alérgica à picada de pulga

O seu cachorro se coça muito, mas não tem pulga? Entretanto, isso não quer dizer que o parasita não tenha entrado em contato com a pele do seu animal. Há animais que são extremamente sensíveis à saliva da pulga e podem desenvolver DAPP (dermatite alérgica à picada de pulga).

A DAPP é uma doença que tem maior ocorrência durante o verão, em virtude do ambiente ficar mais propício ao aparecimento de pulgas. Além disso, ela costuma afetar animais com idade entre os 3 e 6 anos, independentemente de sua raça.

Se você perceber que o seu animal de estimação está com crostas, engrossamento da pele, arranhões, seborreia ou ausência de pelos, procure um veterinário. Os principais sinais da doença se concentram nas coxas, abdome e a base da cauda do pet.

As pulgas podem estar no ambiente

Se o cão está se coçando muito, mas você não encontrou pulgas na pelagem do animal, isso não quer dizer que os parasitas não existam.

Em mais de 90% das situações, eles estão escondidos em algum lugar da casa. A melhor solução para resolver esse problema é fazendo uso de repelente e manter a casa higienizada, com produtos especiais para ambientes que têm pets. 

Alergia alimentar

Uma causa comum para o seu cachorro se coçar muito e não ter pulga, é a sensibilidade ou alergia alimentar. Ela é uma sinalização de que algum ingrediente da ração ou petisco está fazendo mal ao sistema gástrico do seu animal de estimação.

Nessa situação, além da coceira extrema, pode criar feridas no corpo do animal. Outros sintomas são a ausência ou pelagem rara em algumas partes do corpo do pet. As áreas mais afetadas são: orelhas, pescoço, períneo, membros e a junção destes com o dorso do corpo do seu animal de estimação.

Sarnas

melhor remédio para sarna de cachorro

Um cachorro que se coça muito, mas não tem pulga pode estar sofrendo com sarna, principalmente se ele tiver muito contato com a rua. A sarna canina tem como principal vetor os ácaros que, ao se alojarem na pele, produzem gordura no pelo do animal, gerando incômodo e coceira extrema, queda de pelos e lesões por todo o corpo do cão.

É importante ressaltar que a sarna sarcóptica ou escabiose são consideradas zoonoses, doenças transmissíveis do cão para os tutores e no sentido inverso também. Por isso, é muito importante ter cuidado para não deixar o seu animal de estimação exposto a eles.

Otite canina

Por último, o que pode fazer o seu cachorro se coçar muito, mas não ter pulga, é uma inflamação no conduto auditivo, mais conhecido como otite canina. Ela pode ocorrer pela presença de fungos, ácaros, água acumulada na região ou machucados.

O incômodo gerado pela presença de corpos estranhos na orelha do animal faz com que ele se coce muito, inclusive pode gerar feridas graves.

A melhor maneira de cuidar do seu pet é levá-lo a um médico-veterinário, pois o profissional poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento correto para restabelecer a saúde do animal.

Meu cachorro está se coçando muito: o que fazer?

Ao perceber que o seu cachorro se coça muito, mas não tem pulga, a recomendação é buscar a orientação de um médico-veterinário de confiança. Apenas o profissional poderá fazer os exames necessários para identificar a fonte da alergia na pele do seu animal de estimação e indicar o tratamento adequado.

Gostou de saber os motivos do seu cachorro se coçar muito, mas não ter pulgas? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe a pergunta nos comentários para que possamos te ajudar! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Claudia disse:

    Meu cachorro está se cosando muito

  2. Aparecida Silva disse:

    meu cãozinho coça muito e perde mto pelo.Viv n ambience limpo e sem produtos de limpeza que agridem.Já tentei de tudo desde remedios caseiros a produto de laboratory Carol como Zoeth. por favor me ajudem sofro por ve-lo tão incomodado

    • Cobasi disse:

      A coceira e a queda de pelo podem ser causadas por diversas razões, incluindo alergias, infecções ou problemas dermatológicos. Consulte um veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

  3. Luiz Afonso Machado Moraes disse:

    Gostei muito das informações, obrigado

  4. Meu nome é Laudovica venancio da silva disse:

    Minha cachorrinha pincher está se se cosando muito e o pelo fica arrepiado o que será que minha filhinha tem

  5. Célia disse:

    Adorei saber o motivo da coceira…já que chiuaua anda se coçando bastante.obrig

  6. Midiam Isabel Da Silva disse:

    Minha cachorra ela pinscher misturada com vira lata ela ta sim concando muito ela não tei pulga acontece qui ah pele dela ta muito feia quando eu fou banho fica tudo vermelho ja troquei ração só dou banho com sabão de coco não sei mas qui fazer

    • Cobasi disse:

      Olá, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico para o cão que coça muito mas não tem pulgas. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos.

  7. IVONEIDE NOGUEIRA disse:

    Minha cachorrinha Shitzu se coça muito
    O que devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Ivoneide, existem diversos motivos que podem fazer um cão se coçar excessivamente. Busque orientação veterinária para um diagnóstico e tratamento assertivo.

  8. Aline disse:

    Minha cachorrinha está se cosando muito, e a pele dela está ficando irritada, dando feridas, o o que pode ser? Que remédio posso comprar, ou shampoo pra da banho que possa aliviar. Me ajuda. Mas ela não tem punga. Não sei o que fazer.

    • Cobasi disse:

      Aline, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar o tratamento do pet.

  9. Reginaldo disse:

    Ele está coçando muito e não tem pulga nem carrapato ele e um pudo

    • Cobasi disse:

      Olá, Reginaldo! Tudo bem?
      Apesar nas inúmeras heptoses, a melhor ação a ser tomada é consultar um veterinário para um diagnóstico preciso. O profissional pode recomendar exames, tratamentos específicos ou mudanças na dieta e no ambiente.

  10. Angela Motta disse:

    Muito informativo e de grande valia o
    Artigo!

  11. Rose Cândido Wenceslau Embrizi disse:

    Meu cachorro se cosa muito já dei TDS os tipos de remédio mais a coceira não passa cosa que fãs até ferida o que devo fazer ele xodós

    • Cobasi disse:

      Olá, Rose! Se o seu cachorro continua a se coçar excessivamente apesar dos tratamentos, é crucial voltar ao veterinário para uma avaliação mais aprofundada. Pode ser necessário realizar exames adicionais para identificar a causa da coceira, que pode variar desde alergias até problemas de pele mais complexos.

Deixe o seu comentário