Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sarna em cachorro: o que é, sintomas e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com sarna
A sarna é uma infecção parasitária que causa muito desconforto aos cães.

A sarna em cachorro é uma infecção parasitária que gera muito desconforto ao pet. Por ser uma das doenças mais comuns em cães, é fundamental que os tutores entendam tudo sobre o assunto. Por exemplo, você sabia que existem diferentes tipos de sarna canina e cada uma requer cuidados bem específicos?

Aprenda como identificar se o cachorro está com sarna e como fazer o tratamento adequado. Não perca tempo e saiba mais!

O que é sarna em cachorro?

A sarna é uma doença na pele causada por ácaros e parasitas. Eles se alojam na pele do animal, onde se alimentam e vão se desenvolvendo. Enquanto isso, causa incômodos aos cães, como: coceira intensa, feridas e até infecções, se não for tratada.

Quais são os tipos de sarna em cachorro?

Existem três tipos de sarna canina:

Sarna otodécica

Essa é uma afecção parasitária contagiosa que pode afetar cachorros e felinos. Causada pelo ácaro Otodectes cynotis, esse tipo de sarna também é conhecida como o “ácaro não escavador”, pois a sua ação ocorre na epiderme (camada mais superficial) dos ouvidos dos animais infectados.

É comum que nesta situação, os animais fiquem se coçando com frequência, o que causa feridas, machucados e um acúmulo maior de cera na região. Além disso, o ácaro Otodectes cynotis pode trazer outros problemas de saúde como otites e outras infecções graves.

Portanto, é necessário tratar a sarna otodécica assim que identificada, para ela não evoluir e causar complicações maiores à saúde do pet.

Sarna sarcóptica 

saiba como cuidar de animal doente
Existem vários tratamento e medicamentos para combater a sarna em cachorro.

Este é o tipo mais conhecido da doença. Também denominada como escabiose e sarna vermelha, essa doença é causada pela ação do ácaro Sarcoptes scabiei var. e pode ocorrer em todo o corpo canino com coceiras intensas e crostas na pele.

Os principais sintomas da sarna sarcóptica são: manchas avermelhadas, bolhas, queda de pelo e falta de apetite, atingindo principalmente as orelhas, peito e barriga do animal. Então, se você tinha dúvida se sarna de cachorro pega em humano, saiba que sim. Esse é um dos tipos transmissíveis.

Sarna demodécica

Conhecida como sarna negra, esse é o único tipo da nossa lista que não é contagioso, pode ser mantido sob controle, mas não é curável. Existem diversas causas e formas de transmissão da sarna em cachorro, a demodécica, por exemplo, é uma condição hereditária, ou seja, é transmitida apenas da mãe para os filhotes, nos primeiros contatos após o nascimento quanto no período de amamentação.

Os cães diagnosticados com demodécica vão conviver com essa doença durante toda a  vida. Alguns animais não chegam a manifestá-la, em outros casos, pode resultar em manchas em uma região específica ou por todo o corpo, por exemplo.

A sarna demodécica atinge ao redor dos olhos, boca, calcanhares, cotovelos e no queixo. Um detalhe sobre a sarna negra em cachorro, é que o ácaro que causa a doença vive normalmente na pele de todos os cachorros. Porém, só se manifesta quando o animal está com a imunidade baixa.

Os principais sintomas da sarna negra em cachorro são alopecia (queda de pelos, inflamação, descamação, feridas e crostas, entre outros. Além disso, vale destacar que algumas raças são mais predispostas à sarna demodécica:

  • Airedale Terrier;
  • Bulldog Inglês;
  • Bull Terrier;
  • Boxer;
  • Bulldog Francês;
  • Dálmata;
  • Grand Danois;
  • Pastor Alemão;
  • Pinscher;
  • Pug;
  • Shar Pei;
  • Scottish Terrier;
  • West Highland;
  • White Terrier;
  • Weimaraner.

Como saber se o cão está com sarna?

Saiba como tratar sarna em cachorro
A sarna é uma doença na pele causada por ácaros e parasitas

De modo geral, analisando os tipos de sarnas, entre os principais sintomas estão:

  • surgimento de coceira;
  • vermelhidão;
  • crostas na pele;
  • feridas;
  • queda de pelos;
  • inflamações e lesões;
  • incômodos e coceira nos ouvidos.

No caso da sarna negra, é comum encontrar pontos escuros na pele, como uma micose. Além disso, a perda de pelagem nas regiões dos olhos e da boca.

Estes sintomas da sarna em cachorro também podem ser semelhantes a outras doenças de pele como,por exemplo, as dermatites. Assim, é importante passar em consulta veterinária para uma avaliação completa. 

Sarna de cachorro atinge os humanos?

Sim, a sarna de cachorro pega em humano. A sarcóptica, que é um dos três principais tipos que mencionamos, pode ser transmitida para as pessoas.

A grande questão é que se trata da sarna mais comum. Portanto, fique atento aos sintomas da doença. Qualquer suspeita que o seu amigo esteja com sarna, evite tocar no animal sem estar protegido por luvas e procure um médico-veterinário.

Sarna em cachorro: diagnóstico e tratamento

Suspeitou que seu cachorro está com sarna? Busque uma unidade de saúde veterinária para diagnosticar se realmente esse é o caso. O processo de identificação da doença é realizado  por meio de exames clínicos.

O procedimento mais comum é o raspado de pele que, posteriormente, o especialista irá localizar e identificar o ácaro usando um microscópio. Após isso, se diagnosticada a sarna em cachorro, o profissional vai analisar o caso e indicar o tratamento, que pode ser com medicações via oral e tópicas, além de banhos com produtos de higienização para cães.

Remédios: o que é bom para acabar com sarna de cachorro?

Existem vários medicamentos e tratamentos para sarna, no entanto, eles devem ser administrados após uma visita ao médico-veterinário e com o diagnóstico correto da doença.

Apenas um profissional qualificado pode realizar essa avaliação que vai indicar qual o estágio da doença e qual é o tratamento mais adequado.

Então, nessa fase de identificação da doença, é possível que o médico-veterinário peça exames como raspagens e análises de ferimentos. Caso comprovada da doença, pode iniciar um tratamento com shampoos, sabonetes e medicamentos para sarna de cachorro, de acordo com o quadro do pet.

Conheça alguns medicamentos para sarna de cachorro

melhor remédio para sarna de cachorro
Na Cobasi você encontra o melhor remédio para sarna de cachorro. Aproveite nossas promoções!

Ivermectan Pet

É um comprimido mastigável indicado para o tratamento de sarna sarcóptica e demodécica. Este medicamento age paralisando e causando a morte dos parasitas responsáveis por esta doença. 

Tiuran

O medicamento Tiuran é encontrado em forma de solução, spray aerossol e em formato de sabonete, sendo indicado para o tratamento de sarnas e fungos. Pode ser usado em diversas regiões do corpo do pet, de acordo com a recomendação médica.

Tetisarnol

O Tetisarnol é um spray indicado para o tratar sarnas, micoses, picadas de inseto, alergias na pele e eczemas. 

Quanto tempo leva para curar a sarna de cachorro?

A sarna sarcóptica e a ortodécica costumam ser tratadas em cerca de quatro semanas. No entanto, a pele do animal pode levar mais tempo para se recuperar totalmente. Já a sarna negra, como mencionamos, é uma doença genética e não tem cura, mas pode ser tratada e o animal vive sem apresentar sintomas.

Como prevenir meu cachorro de pegar sarna?

Como ação preventiva, muita atenção com os ambientes que o seu pet frequenta e com quais animais ele tem contato. Além disso, mantenha a sua casa sempre limpa, principalmente o local onde o animal faz as suas necessidades. A castração de animais doentes é uma boa medida, pois evita o nascimento de outros cães com a doença.

Além disso, outros cuidados podem ser tomados como formas de precaução, como:

  • higienização frequente do ambiente;
  • evitar contato com cachorros contaminados;
  • minimizar as chances de criar situações estressantes para os animais; 
  • promover uma alimentação adequada;
  • visitas rotineiras em pet shops e clínicas confiáveis;
  • analisar frequentemente a pele e pelagem;
  • limpar as orelhas e os condutos auditivos;
  • entre outros.

Gostou de saber mais sobre o que é a sarna em cachorro e os riscos da doença? Para saber mais sobre a doença, tipos e como tratar cada uma delas. Aperte o play e confira o vídeo especial que a Cobasi TV produziu sobre o tema.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Francisco Pires de Camargo disse:

    Será que de todas essas dicas falam tanto e não dizem nada e impressionante todos conduzem para o veterinário se e para levar para o veterinário não precisa nada

    • Cobasi disse:

      Olá, Francisco! Como vai? Orientamos sobre protocolos e primeiros socorros ao animal, mas para garantir a saúde do seu pet a visita ao veterinário é fundamental. É muito perigoso medicar seu pet sem orientações de um especialista que examinou o animal presencialmente. Agradecemos a sua mensagem.

  2. Pinheiro disse:

    Eu, por empirismo na posse de pets, estou triste com a situação da minha pequena Marru Maus.
    Uma sarna. Antes, muitas pulgas, agora nada.
    Como aliviar a coceira?

    Grato

  3. Erondina disse:

    Minha cachorra ta com sarna….tô tratando com ivermectina…melhora mais não fica Boa…..ela ta isolada…faz tempo…ela quer brincar….não quero que contamine as outras…

  4. Sarah disse:

    Bom dia , gostei da explicação, coisas que eu não sabia, agora terei mais cuidado. Meu pet está com muita coceira, bolinhas vermelhas ,entre outros , levarei ao veterinário.

Deixe o seu comentário