Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sarna otodécica: o que é, sintomas e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sarna otodécica fotos
A sarna otodécica, popularmente conhecida como sarna de ouvido, é uma doença muito comum em cães e gatos.

Causada por ácaros, a sarna é uma doença de pele que provoca grande desconforto para cães e gatos, como a perda de pelo e feridas, além de ser responsável por reduzir a qualidade de vida dos animais. Dentre os tipos de comuns, está a sarna otodécica que é o nosso tema de hoje. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O que é a sarna otodécica?

A sarna otodécica, também conhecida como sarna de ouvido e otocaríase, é uma afecção parasitária restrita ao conduto auditivo – com ocorrência em cães, porém mais frequente em gatos – sendo um dos principais fatores de otite externa em felinos

O que causa a sarna otodécica?

Definido como “ácaro não escavador”, esse tipo de sarna é causada pelo ácaro Otodectes cynotis. O agente realiza todo o seu ciclo na superfície da epiderme do ouvido dos animais infectados, alimentando-se de restos epidérmicos e fluidos teciduais da epiderme.

Tais alterações podem favorecer o aumento da colonização de microrganismos que habitam naturalmente a região da orelha, o que também pode levar a infecções secundárias causadas por bactérias ou fungos oportunistas. 

Como o cachorro pega sarna no ouvido?

sarna otodécica gatos
A sarna otodécica é uma doença ifecciosa que afeta os ouvidos dos cachorros e gatos por meio do ácaro Otodectes cynotis.

A transmissão da sarna otodécica  para cães e gatos ocorre através do contato direto com animais infestados. Mesmo sendo transmissível para humanos, raramente acontece pois seria preciso entrar em contato com o cerume do animal e do tutor.

Como saber se o cachorro está com sarna no ouvido?

Os sinais clínicos da sarna otodécica vão desde coceira intensa e lesões até redução da qualidade de vida. Portanto, além dos sinais mencionados, é muito importante o tutor ficar atento a outros indícios, como: 

  • acúmulo anormal de cera (cerúmen) no conduto auditivo;
  • balançar constantemente a cabeça;
  • mau cheiro na região das orelhas;
  • feridas, crostas e queda dos pelos da região;
  • inflamações que apresentem secreção purulenta;
  • sensibilidade excessiva ao toque na orelha.

Como esses sintomas são semelhantes a de uma otite comum, é fundamental procurar um médico-veterinário para diagnosticar e buscar o melhor tratamento, o quanto antes. Isso porque os principais sintomas causados pelo ácaro é o excesso de cera e o traumatismo causado pelo ato de coçar. Portanto, o animal pode acabar se machucando e agravando ainda mais a situação, evoluindo para otite externa, por exemplo.

Como diagnosticar sarna otodécica?

Realizado por profissionais veterinários, o diagnóstico da sarna otodécica é facilmente obtido através de exames clínico e laboratorial. Com isso, o procedimento será para investigar a ocorrência do parasita, avaliar o grau de inflamação no interior dos condutos auditivos e outras análises.

Na fase inicial, é feito o diagnóstico presuntivo. Ou seja, analisando o comportamento do animal e a presença de cerúmen. Posteriormente, é a de confirmação, realizada por meio da observação do ácaro no interior da orelha com auxílio de um otoscópio ou até pela observação em lupa do material, onde os ácaros se apresentarão como partículas esbranquiçadas e móveis.

Como tratar a sarna otodécica? 

Uma vez com o diagnóstico em mãos, o veterinário poderá indicar qual o tratamento adequado e o melhor remédio para sarna otodécica. Dependendo do caso, podem ser necessários medicamentos tópicos e/ou orais.

sarna de ouvido em cachorro
O tratamento da sarna otodécica é feito com a combinação de soluções para a limpeza e o combate do ácaro causador dessa condição. 

De modo geral, o tratamento vai atuar na limpeza do ouvido com a aplicação de sarnicidas. Além disso, medicamentos antibióticos e antifúngicos também são indicados para combater o ácaro, remoção do cerúmen e inibir o surgimento de infecções secundárias. 

Nesse processo, é importante que o animal seja isolado do restante de outros pets  para evitar a transmissão da afecção parasitária. Além disso, é preciso higienizar o ambiente e os objetos utilizados como, por exemplo, comedouro e bebedouro.

É importante ressaltar para os tutores: todas as etapas do tratamento precisam ser respeitadas. Principalmente porque a doença pode se desenvolver para uma infecção no ouvido e levar a outros agravantes, como a surdez no animal.

Como evitar a contaminação da sarna otodécica?

A prevenção é sempre o melhor tratamento para qualquer doença. Por isso, separamos algumas dicas importantes para proteger o seu amigo:

Uso de antiparasitários 

A função do antiparasitário é deter e prevenir a infestação de parasitas, sendo a melhor opção para prevenir a sarna otodécica. A solução vai ajudar a manter os ácaros, pulgas e carrapatos longe. Sendo um tratamento completo e essencial para prevenção do seu pet.

Ambiente limpo e higienizado

A higienização e limpeza dos ambientes onde o seu cachorro e gato transitam é fundamental para evitar que ele pegue sarna. Sendo assim, cuide bem do espaço do seu animal de estimação, usando produtos próprios para pet. Além disso, lembre-se de manter os brinquedos, caminhas e outros acessórios sempre higienizados. Caso tenha contraído a doença é preciso desinfetar.

Boa alimentação

No geral, uma rotina alimentar de qualidade e balanceada é a chave para uma boa saúde. Então, se você oferecer rações e petisco nutritivos para o seu amigo, a imunidade dele ficará fortalecida. Isso irá minimizar as chances de doenças como a sarna e outros processos inflamatórios e infecciosos de acometer o pet.

Consultas veterinárias periódicas

Consultar um médico-veterinário de confiança é uma das melhores ações preventivas para proteger a saúde do seu pet. O profissional é responsável por analisar, identificar e proporcionar os cuidados de saúde necessários para o seu melhor amigo. Faça visitas periódicas! 

cachorro feliz

Essas informações sobre a sarna otodécica foram úteis? No Blog da Cobasi você encontra tudo sobre o mundo animal e no pet shop online você encontra medicamentos e outras soluções para cães, gatos e outros pets. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. NILOMAR disse:

    Sou tutor de dois cães de grande porte; pastor belga(13 anos) e labradora(9 anos). Ambos brancos e saudáveis. Vacinados
    e visitados pelo veterinário.
    Apreciei o site e parabenizo os autores.
    Cordialmente,
    Nilomar Ribeiro

  2. DiBenedetto disse:

    Excelente
    Obrigado!🙏

Deixe o seu comentário