Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Micose de cachorro: como tratar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Micose de cachorro: como tratar?

Todo tutor já viu o seu cão se coçando algumas vezes, não é? Porém, caso essas coceiras comecem a se tornar frequentes, é preciso ficar atento! Existem diversas doenças de pele que podem acometer os cães, e uma das mais comuns é a micose de cachorro. 

Caso você esteja suspeitando de que o seu pet possa estar sofrendo desta doença, iremos falar um pouco sobre as causas e os sintomas. Confira!

O que causa a micose de cachorro?

A micose, diferente do que muitos acreditam, não se trata de um tipo de alergia. Na verdade, essa doença de pele é causada por fungos que se alimentam de gordura e queratina, e, por essa razão, eles podem se espalhar por todo o corpo do cachorro, se tornando um problema bastante incômodo para o pet. 

A micose canina vai se agravando com o tempo, causando coceiras e ferimentos na pele do animal. E caso o pet esteja com o sistema imunológico fraco, o estágio da doença pode avançar com mais velocidade.

Essa doença é transmissível e ocorre pelo contato direto entre um cão infectado e um saudável. Além disso, pode ser transmitida por meio de objetos. Por exemplo, se um cachorro sadio utilizar o mesmo pote de ração de um cachorro com micose, ele também vai se contaminar. E é importante ressaltar que essa doença também pode infectar humanos!

Quais são os sintomas da doença?

Por se tratar de uma doença dermatológica, os sintomas são fáceis de se identificar. Porém, é de suma importância que o tutor leve o pet ao veterinário, para identificar se o problema se trata realmente de uma micose ou apenas de uma alergia mais acentuada.

Fisicamente, o cachorro com micose irá apresentar lesões na pele, queda de pelo em formatos circulares, machucados com crostas e um odor não agradável. As lesões, inclusive, normalmente se localizam nas patas, cauda, rosto e na parte interior das pernas.

Além disso, é possível que o pet esteja sofrendo de sintomas comportamentais, tais como: se coçar de forma incessante, irritabilidade e lamber as lesões de forma exagerada. Então, se você perceber que o seu cachorro está passando por esse tipo de incômodo, é sinal de que algo não está bom.

Qual é o tratamento da micose em cachorro?

Micose de cachorro: como tratar?

O tratamento da micose de cachorro vai depender bastante do estágio em que a doença se encontra. Quanto mais rápido o problema for diagnosticado, mais fácil será de curar o cãozinho.

No geral, quando a lesão ocorre em uma área isolada do corpo, recomenda-se fazer o uso de pomadas e cremes fungicidas. Por ser uma doença dermatológica, também é possível que o veterinário recomende o uso de xampus ou outros cosméticos específicos com fórmulas voltadas para o tratamento da micose. 

Além disso, talvez seja necessário garantir uma suplementação ou mudança na alimentação do pet, com o intuito de fortalecer o sistema imunológico dele. E caso a doença já esteja em um estágio avançado, o veterinário, possivelmente, irá prescrever anti-micóticos de via oral. 

Contudo, o tratamento da micose costuma ser simples, apesar de demorado. Mas com o auxílio de um bom profissional e com os cuidados corretos, o cãozinho vai ficar bem e os pelos voltarão a crescer de 15 a 20 dias, aproximadamente!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário