Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sarna sarcóptica em cães: como identificar, tratar e prevenir

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A sarna sarcóptica em cães é uma doença que afeta a pele dos cachorros, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. Este parasita pode prejudicar significativamente a qualidade de vida do pet. Saiba mais!

O que é sarna sarcóptica em cães?

Os ácaros podem tirar a paz de seu cachorro. No caso do parasita Sarcoptes scabiei variação canis, que causa a sarna sarcóptica, é uma doença altamente pruriginosa e contagiosa que pode causar muito desconforto, como coceira intensa e queda de pelo.

Também chamada de sarna vermelha ou escabiose em cachorro, essa condição não só se prolifera facilmente, seja se hospedando no animal ou no ambiente, mas também pode causar várias lesões e reações ao se espalhar pelo corpo do animal.

Em animais, os ácaros da sarna sarcóptica podem viver dentro da pele por dias ou até semanas. Como é um parasita exclusivo da pele, só consegue sobreviver poucas horas no meio ambiente, cerca de 20 a 48 horas.
Como se trata de uma doença transmissível, é muito importante conhecer as causas, tratamento e prevenção da sarna vermelha em cachorro.

Qual a causa da escabiose em cachorro?

A sarna sarcóptica é causada pelo agente etiológico Sarcoptes scabiei var. canis, pertencente à família Sarcoptidae.

Ciclo de vida do ácaro Sarcoptes scabiei

O ciclo de vida da Sarcoptes scabiei acontece após a cópula, quando a fêmea libera 2 a 3 ovos por dia, totalizando cerca de 40 a 50 ovos ao longo de toda vida.

Os ovos eclodem em três ou quatro dias, e as larvas fazem o caminho em direção à superfície da pele, onde amadurecem e se espalham para outras áreas do corpo. 

Até chegar à fase adulta, o ciclo biológico do ovo demora em média 15 dias. Esses ácaros produzem enzimas que degradam as proteínas da pele, principalmente a queratina, à medida que invadem a pele.

Transmissão da sarna sarcóptica

Altamente contagiosa, as causas estão relacionadas à transmissão, que pode ocorrer tanto de maneira direta quanto indireta. Ou seja, o cachorro pode se infectar ao entrar em contato com outro animal infectado ou com qualquer objeto.

Portanto, um cachorro com sarna sarcóptica que usou camas, casinhas e recipientes de comida pode transmitir a doença.

Sarna sarcóptica em cães passa para humanos?

A sarna sarcóptica é uma zoonose, ou seja, pode acometer humanos. Além disso, a doença é transmitida para gatos.

Sarna sarcóptica em cães: sintomas

Esse tipo de sarna pode provocar diversas manifestações na pele dos cachorros, como: 

  • irritação intensa na pele do cachorro;
  • coçar muito;
  • causar lambidas e até mordidas a si mesmo. 
  • pele avermelhada;
  • bolhas;
  • queda do pelo;
  • crostas.

Se notar algum dos sinais mencionados, é indispensável procurar um veterinário para analisar e diagnosticar o seu cachorro.

Sarna sarcóptica em cães: tratamento

A primeira etapa do tratamento é a realização do diagnóstico, que deve ser realizado pelo médico-veterinário por meio da avaliação clínica e exames complementares, como o raspado de pele.

Caso o seu cachorro seja diagnosticado com a doença, saiba que a sarna sarcóptica tem cura. Nesse cenário, o prognóstico é excelente, o especialista vai orientar o tutor quanto aos remédios para sarna e higienização do ambiente.

Geralmente, o tratamento para sarna sarcóptica em cães demanda o uso de:

  • shampoos com ação acaricida;
  • remédio para sarna sarcóptica em cães tópicos e/ou orais, dependendo do caso;
  • caso haja lesões infeccionadas, o uso de antibióticos.

Além disso, é fundamental manter uma rotina de consultas ao veterinário para avaliar e acompanhar a saúde do pet e evitar a reinfecção do animal. Esse cuidado funciona como uma ação preventiva, que é muito importante para evitar novos contágios.

Como prevenir a sarna sarcóptica em cães?

Para evitar a contaminação de sarna em cachorro, o primeiro desafio é evitar o contato com animais suspeitos e com áreas conhecidamente contaminadas. 

Então, se o seu cachorro foi diagnosticado com sarna sarcóptica, certifique-se de isolá-lo, a fim de evitar que ele contamine outros pets ou humanos. 

O uso preventivo de ectoparasiticidas, antiparasitários e desinfetantes para cães são soluções que podem ajudar tanto no tratamento quanto na prevenção da sarna sarcóptica.  

É muito importante cuidar da higienização do ambiente do pet. Nesse caso, é preciso usar produtos de limpeza pet friendly para higienizar o espaço, roupas e objetos do pet, como a caminha, por exemplo. 

No caso dos humanos, o contágio não é tão fácil, comparado com os cães. Por isso, é preciso ter cuidados, pois o risco da contaminação é maior em casos de tutores que dormem com os pets. 

O conteúdo te ajudou a entender melhor sobre a sarna sarcóptica em cachorro? Aqui, na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para a saúde do seu pet. 

Visite o nosso pet shop online e encontre uma linha completa de medicamentos e produtos indicados para limpeza de ambientes pet friendly. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário