Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ovo cru cura cinomose? Descubra se é mito ou verdade

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já ouviu falar na indicação de que ovo cru cura cinomose e quer saber se esse alimento é realmente eficaz contra a doença? Nós preparamos um artigo completo que explica tudo sobre o tratamento para cinomose e o papel do ovo cru na evolução do quadro de saúde do cachorro.

Então, vamos lá?

O que é cinomose?

Antes de saber se o ovo cru cura a cinomose, é importante entender o que é a doença e como ela age no organismo do animal. A cinomose é uma doença viral causada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus, em inglês. A doença afeta somente cachorros e é especialmente agressiva em filhotes e cães com o sistema imunológico debilitado.

Essa terrível enfermidade afeta as vias respiratórias e digestivas, os olhos e a parte neurológica do animal. Apesar de não ter um tratamento específico, a cinomose tem cura. Aprofundaremos mais nesse tema um pouco adiante. Agora é hora de saber sobre a prevenção!

Altamente transmissível, cachorros de qualquer raça ou idade não vacinados podem contrair cinomose. Sendo assim, a vacinação adequada com os imunizantes V8, V10 ou V12 é fundamental para manter seu pet livre desse vírus.

Filhotes devem receber três doses com o intervalo máximo de 30 dias entre elas. Já os adultos precisam de doses de reforço anuais para ficarem protegidos. Portanto, consulte um veterinário e proteja seu pet!

Cinomose em cachorro tem cura?

Apesar de muito grave, esta é uma doença que tem cura. Entretanto, não existe um remédio para cinomose. O tratamento da cinomose é feito com base nos sintomas e no fortalecimento do sistema imunológico do animal para que ele combata e elimine o vírus.

O tratamento é muito semelhante a quando nós mesmos temos doenças virais, ou seja, repouso, alimentação reforçada e medicamentos para os sintomas.

Mas e o ovo cru, cura cinomose?

Não! Nem ovo cru e nem nenhum outro alimento pode curar a cinomose. Infelizmente, também não existem medicamentos com esse propósito. Como explicamos, o organismo do próprio animal precisa combater o vírus. Por outro lado, a alimentação é muito importante no tratamento contra a doença.

O ovo cru para a cura da cinomose, entretanto, não é indicado. Isso porque comer esse alimento cru oferece riscos de contaminação pela bactéria Salmonella. O cozimento do ovo elimina as chances de contaminação.

Altamente proteico, o ovo é um alimento rico em antioxidantes, aminoácidos e nas vitaminas A, B12, D e E. Também possui ferro e potássio, sendo bastante usado na alimentação natural de cães.

Porém, para oferecer alimentação natural é fundamental fazer o acompanhamento com um médico-veterinário especialista em nutrição. Afinal, só ele poderá avaliar as necessidades nutricionais do animal e criar um cardápio completo e saudável.

Alimentação e o tratamento para cinomose

A alimentação – com ou sem ovos – tem um papel muito importante durante o tratamento da cinomose em cães. Ao receber ração de qualidade, que ofereça todos os nutrientes, o organismo do cachorro poderá combater o vírus com mais força.

As rações úmidas em sachês ou latas também podem ser usadas caso o animal recuse a alimentação seca. Isso pode acontecer por causa da doença, e os alimentos úmidos possuem aroma e sabores mais acentuados, ajudando na alimentação de cães debilitados.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

15 Comentários

  1. ANNE MARIE disse:

    ADORO AS MATÉRIAS MAIS PODERIAM FAZER UMA SOBRE CONVULSÕES EM CÃO, SINTOMAS….
    Eu gostaria de saber mais a respeito de convulsões em cachorro com 2 anos.Como agir durante a crise,?Qual medicamento é usado? Comida ajuda a não dá as crises?
    É um sofrimento pro cão e a família sofre junto.😭😭

  2. Julio disse:

    Muito boa a matéria meu dog esta com sintomas de cinomose ,e atravez dessa matéria vou iniciar o tratamento dele.

  3. Alice Aparecida Afonso disse:

    Meu cachorrinho a Shakira esta com está doença e faço pesquisa para a alimentação dela e amei pois fiquei feliz que estou fazendo tudo certo muito obrigado

  4. Elly disse:

    Meu cachorrinho Luk esta com 11 anos
    E apresenta na área do estomago e intestinos lesões na pele e tbem nas patinhas inflamacoes dos tendoes e estudando a materia da cinomose ,poderia ser,mas fizemos o texte e deu negativo
    O que fazer exame do pcr?

    • Cobasi disse:

      Oi, Shirley. Como vai?
      O tutor deve estar atento às características das fezes de gato, afinal, elas são capazes de fornecer informações valiosas quando o assunto é o estado de saúde do animalzinho de estimação. Com isso deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento, mas não deixe de levar em uma consulta ao medico veterinário.

  5. William disse:

    Como faço para cura as sequelas da sinomose

    • Cobasi disse:

      Olá, William! Tudo bem?

      Converse com o médico-veterinário para entender melhor quais foram as sequelas deixadas no seu pet, e qual a melhor maneira para minimizá-las ou até mesmo elimina-las.

  6. Luzia viana disse:

    Minha Pit Bull está com cinomose.as informações foram úteis para mim. Obrigada

  7. Maria Aparecida disse:

    Estou pesquisando a respeito da cinomose, pois minha cachorrinha Rhana esta com esse vírus. Gostei muito dessa informação.

  8. Bolota disse:

    Estou bringando com essa doença junto ao meu cão bolota de um aninho de idade mas tô vendo q ele é guerreiro e quer vencer, tô a quase um mês brigando com essa doença,ele não está com força mas patas dianteira mas tá apresentando q quer levantar e tô alimentando ele com cenoura junto a ração,ele morde até meu dedo mas não desisto e não deixo ele desisti, está fazendo as fezes durinha, urina três ao dia na luta e no esforço mas mija e tá saindo clarinho, saberia oq posso fazer pra ajudar mais

    • Cobasi disse:

      olá, tudo bem?
      Estamos felizes em saber da sua dedicação ao seu cão! Neste caso, para mais maneiras de ajuda-lo, é crucial buscar orientação veterinária. Eles poderão oferecer a melhor recomendação para ajudar no processo de recuperação do seu cão, proporcionando o cuidado necessário para sua saúde.

  9. Antonio Marcos disse:

    A minha cachorra esta com sinomose, e o nariz dela tá muito trincado com remédio posso passar.

Deixe o seu comentário