Ovo cru cura cinomose? Descubra se é mito ou verdade

Compartilhar:


Você já ouviu falar na indicação de que ovo cru cura cinomose e quer saber se esse alimento é realmente eficaz contra a doença? Nós preparamos um artigo completo que explica tudo sobre o tratamento para cinomose e o papel do ovo cru na evolução do quadro de saúde do cachorro.

Então, vamos lá?

O que é cinomose?

Antes de saber se o ovo cru cura a cinomose, é importante entender o que é a doença e como ela age no organismo do animal. A cinomose é uma doença viral causada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus, em inglês. A doença afeta somente cachorros e é especialmente agressiva em filhotes e cães com o sistema imunológico debilitado.

Essa terrível enfermidade afeta as vias respiratórias e digestivas, os olhos e a parte neurológica do animal. Apesar de não ter um tratamento específico, a cinomose tem cura. Aprofundaremos mais nesse tema um pouco adiante. Agora é hora de saber sobre a prevenção!

Altamente transmissível, cachorros de qualquer raça ou idade não vacinados podem contrair cinomose. Sendo assim, a vacinação adequada com os imunizantes V8, V10 ou V12 é fundamental para manter seu pet livre desse vírus.

Filhotes devem receber três doses com o intervalo máximo de 30 dias entre elas. Já os adultos precisam de doses de reforço anuais para ficarem protegidos. Portanto, consulte um veterinário e proteja seu pet!

Cinomose em cachorro tem cura?

Apesar de muito grave, esta é uma doença que tem cura. Entretanto, não existe um remédio para cinomose. O tratamento da cinomose é feito com base nos sintomas e no fortalecimento do sistema imunológico do animal para que ele combata e elimine o vírus.

O tratamento é muito semelhante a quando nós mesmos temos doenças virais, ou seja, repouso, alimentação reforçada e medicamentos para os sintomas.

Mas e o ovo cru, cura cinomose?

Não! Nem ovo cru e nem nenhum outro alimento pode curar a cinomose. Infelizmente, também não existem medicamentos com esse propósito. Como explicamos, o organismo do próprio animal precisa combater o vírus. Por outro lado, a alimentação é muito importante no tratamento contra a doença.

O ovo cru para a cura da cinomose, entretanto, não é indicado. Isso porque comer esse alimento cru oferece riscos de contaminação pela bactéria Salmonella. O cozimento do ovo elimina as chances de contaminação.

Altamente proteico, o ovo é um alimento rico em antioxidantes, aminoácidos e nas vitaminas A, B12, D e E. Também possui ferro e potássio, sendo bastante usado na alimentação natural de cães.

Porém, para oferecer alimentação natural é fundamental fazer o acompanhamento com um médico-veterinário especialista em nutrição. Afinal, só ele poderá avaliar as necessidades nutricionais do animal e criar um cardápio completo e saudável.

Alimentação e o tratamento para cinomose

A alimentação – com ou sem ovos – tem um papel muito importante durante o tratamento da cinomose em cães. Ao receber ração de qualidade, que ofereça todos os nutrientes, o organismo do cachorro poderá combater o vírus com mais força.

As rações úmidas em sachês ou latas também podem ser usadas caso o animal recuse a alimentação seca. Isso pode acontecer por causa da doença, e os alimentos úmidos possuem aroma e sabores mais acentuados, ajudando na alimentação de cães debilitados.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário