

Os cães demonstram quando não estão bem, mas descobrir se um cachorro está com febre não é uma tarefa tão fácil. A primeira dificuldade é que a temperatura deles é diferente da nossa, e por isso os tutores se assustam sem que haja necessidade. Sendo assim, você tem que saber qual a temperatura normal do pet e o que fazer se ele não estiver bem.
Vamos falar sobre a saúde do seu amigo! Saiba quando é hora de tomar uma atitude e como ajudar o animal se o termômetro indicar problema.
É claro que a presença de um veterinário é indispensável se o bichinho estiver mal. Você pode até tentar abaixar a temperatura colocando o cão na caminha dele e cobrindo com um cobertor, caso esteja tremendo, ou oferecendo bastante água para ele.
Porém, se um cachorro está com febre, a recomendação é levá-lo para a clínica veterinária para descobrir a causa raiz do mal-estar. A temperatura normal de um cão vai de 38,5ºC a 39,5ºC, qualquer aumento deve ser analisado.
As inflamações e infecções são as principais causas da febre nos cães. Entretanto, para descobrir o que o seu bichinho tem, é necessário realizar um exame clínico. Em situação alguma deixe de lado a saúde do pet. Se um cachorro está com febre, é porque o organismo está tentando combater algum tipo de problema.
Um dos sintomas da febre é a apatia e falta de apetite, afinal, o animalzinho não se sente bem. Todavia, a temperatura alta em conjunto com pouca comida é preocupante, ainda mais se o cachorro não está se alimentando há mais de um dia.
Uma das opções para um cenário como este é algum tipo de problema dentário, gastrointestinal ou intoxicação, mas só um veterinário vai saber dar um diagnóstico preciso.
O jeito certo de medir a temperatura de um cão e descobrir se ele está com febre é através do reto ou orelhas. Um termômetro normal é suficiente para verificar, porém você só deve realizar o procedimento se estiver confortável. O aparelho deve ser de uso exclusivo do bichinho, pois terá contato direto com o corpo dele, ok?
O primeiro passo é colocar o cachorro deitado, assim não há risco dele sentar em cima do termômetro. Para inserir o acessório, passe vaselina na parte metalizada e introduza apenas um terço. Depois é esperar cerca de 2min e verificar a temperatura.
Uma maneira menos invasiva de saber se o cachorro está com febre é usar o termômetro auricular, que mede a sensação corporal pelo ouvido do pet.
Os cães são criaturas que demonstram desconforto através do seu comportamento, então fique de olho em qualquer mudança. A última dica, mas que você já sabe, é que a saúde do seu amigo vale ouro. Por isso, não deixe acontecer uma piora. Assim que puder, consulte um veterinário pois se o cão estiver com alguma infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos ou outros medicamentos.
A Cobasi é especialista em saúde animal! Que tal ler mais sobre os cuidados com o seu bichinho de estimação?
Meu pet não está se alimentado tem um nódulo na mamilos dela e ela está com’muito’tremor o que fazer
Kelli, como vai? Recomendamos que procure um médico veterinário com urgência.
Minha cachorrinha tá com muita febre e tremor e toda vez que ela tenta andar ela não consegue
Olá, Jhenifer. Recomendamos que procure um veterinário com urgência para sua cachorrinha receber o tratamento adequado.
Meu pet tá com febre e chora muito
Olá, João. Como vai? É importante levá-lo ao veterinário para avaliar o animal e indicar o tratamento adequado.