Cachorro está com febre: o que fazer e como saber?

4 de março de 2021

Saúde e Cuidados
cachorro está com febre deitado

Os cães demonstram quando não estão bem, mas descobrir se um cachorro está com febre não é uma tarefa tão fácil. A primeira dificuldade é que a temperatura deles é diferente da nossa, e por isso os tutores se assustam sem que haja necessidade. Sendo assim, você tem que saber qual a temperatura normal do pet e o que fazer se ele não estiver bem.

Vamos falar sobre a saúde do seu amigo! Saiba quando é hora de tomar uma atitude e como ajudar o animal se o termômetro indicar problema.

O que fazer quando o cachorro está com febre?

É claro que a presença de um veterinário é indispensável se o bichinho estiver mal. Você pode até tentar abaixar a temperatura colocando o cão na caminha dele e cobrindo com um cobertor, caso esteja tremendo, ou oferecendo bastante água para ele. 

Porém, se um cachorro está com febre, a recomendação é levá-lo para a clínica veterinária para descobrir a causa raiz do mal-estar. A temperatura normal de um cão vai de 38,5ºC a 39,5ºC, qualquer aumento deve ser analisado.

O que causa febre em cachorro?

termometro que mostra que cachorro está com febre

As inflamações e infecções são as principais causas da febre nos cães. Entretanto, para descobrir o que o seu bichinho tem, é necessário realizar um exame clínico. Em situação alguma deixe de lado a saúde do pet. Se um cachorro está com febre, é porque o organismo está tentando combater algum tipo de problema.

Meu cachorro está febril e não quer comer: e agora?

Um dos sintomas da febre é a apatia e falta de apetite, afinal, o animalzinho não se sente bem. Todavia, a temperatura alta em conjunto com pouca comida é preocupante, ainda mais se o cachorro não está se alimentando há mais de um dia.

Uma das opções para um cenário como este é algum tipo de problema dentário, gastrointestinal ou intoxicação, mas só um veterinário vai saber dar um diagnóstico preciso.

Como medir a febre do cachorro?

O jeito certo de medir a temperatura de um cão e descobrir se ele está com febre é através do reto ou orelhas. Um termômetro normal é suficiente para verificar, porém você só deve realizar o procedimento se estiver confortável. O aparelho deve ser de uso exclusivo do bichinho, pois terá contato direto com o corpo dele, ok?

O primeiro passo é colocar o cachorro deitado, assim não há risco dele sentar em cima do termômetro. Para inserir o acessório, passe vaselina na parte metalizada e introduza apenas um terço. Depois é esperar cerca de 2min e verificar a temperatura.

Uma maneira menos invasiva de saber se o cachorro está com febre é usar o termômetro auricular, que mede a sensação corporal pelo ouvido do pet.

Os cães são criaturas que demonstram desconforto através do seu comportamento, então fique de olho em qualquer mudança. A última dica, mas que você já sabe, é que a saúde do seu amigo vale ouro. Por isso, não deixe acontecer uma piora. Assim que puder, consulte um veterinário pois se o cão estiver com alguma infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos ou outros medicamentos.

A Cobasi é especialista em saúde animal! Que tal ler mais sobre os cuidados com o seu bichinho de estimação?