Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Otite canina externa: como identificar e tratar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
otite canina externa

A otite canina externa é uma inflamação no ouvido comum nos animais, especialmente nos cães. Assim como em nós, humanos, ela pode ocorrer em um ou dois ouvidos, causar dor, incômodo e até desenvolver problemas piores no seu bichinho. 

As razões para as otites são muitas. Os maiores vilões são carrapatos, umidade, calor, alergias, corpos estranhos no ouvido, acúmulo de água após o banho, uso de produtos inadequados e até a anatomia da orelha animal. Essas alterações causam a proliferação de cerume, fungos e bactérias que irão desenvolver a inflamação. 

A otite pode  afetar diferentes partes da região auricular dos animais, sendo chamadas de otite externa, otite média ou otite interna, de acordo com o local específico prejudicado pelo problema. As raças que possuem orelhas mais longas, como Cocker Spaniel, Cocker Americano, Basset Hound e Golden Retriever, são as mais atingidas pela inflamação.

Sintomas da otite canina externa

  • Coceira constante
  • Balanço da cabeça com frequência
  • Secreção no canal auditivo 
  • Perda de equilíbrio
  • Irritabilidade
  • Mau cheiro forte nas orelhas 

 Se o seu pet apresentar estas mudanças de comportamento você logo perceberá, já que a intensidade é grande e fica evidente que há um incômodo na região dos ouvidos.

Ao identificar qualquer um desses sintomas é muito importante levar seu animal ao veterinário, que irá examinar o canal auditivo do animal. Pode ser necessário recolher amostras de cera para verificar a presença de fungos e bactérias. 

A otite em seu estágio inicial atinge apenas a área externa do ouvido, porém, se a doença avançar ela pode causar estreitamento do canal e até causar até a perda da capacidade auditiva do seu bicho. 

O tratamento das otites muda de acordo com o caso, e deve ser instituído por um médico veterinário após a avaliação de seu pet. O mais usual é que sejam prescritos produtos tópicos, que devem ser aplicados no local da inflamação/ infecção. Por vezes, o veterinário opta por alguns antibióticos orais, que podem ser eficazes para este tipo de problema.

Como prevenir a otite nos pets

Pseudociese

A otite pode ser prevenida com cuidados básicos como evitar que a água entre nos ouvidos, manter as orelhas ventiladas e tosadas e consultas regulares ao veterinário. 

A higienização das orelhas também é um cuidado importante e pode ser realizado em casa, com algodão e produtos indicados pelo veterinário, ou na clínica com equipamentos adequados quando a doença não está avançada. 

Fique atento aos sinais do seu animal e procure um veterinário para a indicação do melhor tratamento. De forma alguma medique o seu pet sem consultar um profissional. Isso porque os remédios para humanos possuem compostos que, às vezes, não podem ser ingeridos por um animal.

Separamos mais algumas leituras que podem ser interessantes para você. Aproveite:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário