Como limpar o ouvido do cachorro?

4 de março de 2021

Saúde e Cuidados
mulher pronta para limpar o ouvido do cachorro

As orelhinhas dos nossos amigos precisam de cuidados, então limpar o ouvido do cachorro deve estar dentro dos hábitos de higiene do pet. É através da limpeza que você garante que o animal não terá problema com infecções ou inflamações, como a famosa otite canina.

Veja quais os produtos você deve ter em casa para cuidar da orelha do cachorro, além de dicas para limpar sem machucar o ouvido dele.

Qual produto usar para limpar o ouvido do cachorro?

Apesar de serem uma parte sensível do corpo do bichinho, as orelhas precisam de uma higienização geral uma vez por semana. E é usando os produtos certos que você garante uma limpeza segura.

Será que você sabe o que não usar para limpar o ouvido do cachorro? A primeira recomendação é não fazer a higienização com um cotonete, pois não sabemos se o item está entrando fundo demais. Por isso, sempre use apenas algodão.

Por último, você deve investir em um produto para tirar cera, conhecidos como ceruminolíticos. É importante utilizar a solução certa, com o pH balanceado, para não prejudicar os ouvidos do pet. 

Passo a passo para limpar o ouvido do cachorro

dicas para limpar o ouvido do cachorro

Em resumo, os produtos são apenas dois para conseguir limpar o ouvido do cachorro com eficiência. Agora é aprender qual a maneira correta de higienizar a região:

  1. Primeiro, pegue um chumaço de algodão e fala uma bolinha;
  2. Depois, faça a aplicação de algumas gotinhas do ceruminolítico, de acordo com as orientações da embalagem;
  3. O terceiro passo é massagear a orelha do bichinho para que o produto escorra para todas as regiões;
  4. Por fim, pegue o algodão e empurre com o dedo para dentro do ouvido e sem forçar, faça a limpeza apenas pela parte externa.

Como limpar orelha do cachorro com otite?

A otite é uma inflamação do conduto auditivo do cachorro causada por um fungo chamado malassezia. Este problema traz bastante desconforto para o animal, que pode coçar insistentemente as orelhas. Além disso, aparecem outros sinais. Os sintomas comuns da otite canina são vermelhidão, cheiro forte, feridas e até cera preta no ouvido do cachorro.

Um animal que está com otite precisa de um exame clínico do veterinário para entender o estágio da inflamação. O diagnóstico final é essencial para iniciar um tratamento adequado. Após analisar, o veterinário deve indicar um produto específico para limpar o ouvido do cachorro com otite.

O que pode causar infecções e inflamações?

A falta de limpeza das orelhas com certeza é um facilitador para a proliferação de fungos e bactérias, por isso é importante estar em dia com a higienização. 

Algumas raças que possuem orelhas caídas, como Basset, Dachshund, Beagle e Cocker, precisam de atenção redobrada. Desta forma, sempre tampe os ouvidos do cão com algodão para o banho e seque ao máximo no final. A umidade é o ambiente perfeito para os fungos, e no caso das raças acima, elas têm o agravante das orelhas abafadas.

E agora, ficou mais fácil limpar o ouvido do cachorro? Não se esqueça de consultar um veterinário de confiança para tirar suas dúvidas. No mais, se não estiver confortável em fazer a limpeza, leve-o até um profissional capacitado.

O nosso blog está cheio de conteúdos sobre o universo pet! Veja só os temas que selecionamos para você: