Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Piometra: o que é, diagnóstico e como tratar essa grave afecção

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cadela deitada em poltrona com piometra

A piometra é uma infecção grave no útero que pode atingir gatas e cadelas não castradas. A ocorrência dessa doença é ainda maior em fêmeas com mais de cinco anos de idade ou que já passaram por gestações, pois a chance de manifestação da afecção aumenta há cada cio.

Se a sua gata ou cadela não é castrada, esse artigo vai te ajudar a entender melhor sobre o que é a piometra. Por ser uma afecção grave, é muito importante ficar atento aos sintomas e conhecer as causas da doença. 

O que é piometra?

A Piometra é um grave processo inflamatório do útero, que se caracteriza pelo acúmulo de secreção purulenta no lúmen uterino (pus no interior do útero). Decorrente de uma hiperplasia endometrial cística (HEC) associada a uma infecção bacteriana.

Geralmente, a doença é aguda, com uma ação que compromete o trato reprodutivo das fêmeas. Sendo mais frequente na fase de diestro do ciclo estral, quando a progesterona leva à proliferação endometrial.

Apesar da doença ser caracterizada pelo acúmulo de pus no útero, a condição infecciosa, tem se mostrado mais complexa, podendo acometer outros órgãos como os rins e o fígado.

De forma exclusiva, a afecção acomete apenas as fêmeas que não são castradas ou em casos que realizaram o procedimento de forma incorreta.

Além disso, fêmeas de meia-idade ou que já são idosas também podem ser acometidas devido à recorrência dos ciclos estrais sem prenhez.

piometra em gatas
A piometra é mais comum em cadelas do que em gatas, mas pode atingir as duas espécies.

Existem registros de animais jovens, em menor proporção, que também foram afetadas em decorrência de tratamentos hormonais, ou seja, uso de anticoncepcional, estrógenos e progestágenos para a prevenção da gravidez.

Por essas condições, é sempre bom reforçar: o melhor e mais seguro método para prevenção da gestação é a castração.

Tipos de piometra

A piometra pode ser classificada em dois tipos: cérvix aberta ou fechada.

Piometra aberta

Quando a cérvix encontra-se aberta, ocorre a manifestação de corrimento vaginal. Nessa condição, as paredes do útero encontram-se com sinais clínicos mais claros podendo ser notado, além do corrimento vaginal, um forte odor e um aspecto sanguinolento.

Piometra fechada

Por outro lado, quando a cérvix estiver fechada, o útero e as paredes uterinas poderão estar distendidos, com um acúmulo de linfócitos e plasmócitos (secreções, pus e bactérias) que ficam retidos no útero do animal.

Essa condição pode causar septicemia (estado infeccioso generalizado), que pode levar a choque, hipotermia e colapso.

Causas da piometra em cadelas e gatas

A bactéria (Escherichia coli), responsável pela piometra, se aproveita do período de cio do animal para entrar no útero e contaminá-lo, causando uma infecção grave.

No entanto, outros microorganismos também podem causar quadros de infecção uterina e, como resultado, a piometra canina ou em gatos. Dentre estas destacam-se: Staphylococcus aureus, Streptococcus spp, Pseudomonas spp e Proteus spp.

Porém, existem outros fatores que estão relacionados ao surgimento desta grave afecção nos animais, como:

  • interromper tratamentos naturais ou farmacológicos da gestação;
  • pseudociese, conhecida como gravidez psicológica;
  • a presença de cistos nos ovários;
  • neoplasias uterinas;
  • redução da defesa celular e imunidade do organismo. 

Se a piometra em cadelas e gatas é preocupante para aquelas que tiveram o primeiro cio, ela se torna ainda mais perigosa para as fêmeas mais velhas. Quanto mais vezes a sua cadela entrar no cio, maiores as chances de ela desenvolver a piometra.

Sintomas da piometra em cachorro e gato

A piometra é uma doença que acomete cadelas e gatas não castradas e pode até matar.

Silenciosa, a doença pode levar os animais à morte e gerar despesas altas com procedimentos cirúrgicos e tratamentos. Isso quer dizer que não apresenta sintomas claros até atingir um grau preocupante. 

Lembramos que a bactéria causadora da doença se aproveita de hormônios sexuais que diminuem as defesas naturais das fêmeas e, por isso, as gatas e cadelas não castradas ficam suscetíveis.

Agora que você já sabe que essa doença está diretamente relacionada ao cio do animal, fique atento aos sintomas de piometra:

  • aumento do consumo de água;
  • aumento na produção de urina;
  • febre;
  • falta de apetite;
  • perda de peso, vômitos e diarreia;
  • letargia, apatia ou inércia;
  • expansão do abdômen;
  • muco vaginal.

O aparecimento do muco vaginal acontece apenas na piometra aberta. Se sua cadela ou gata apresentar qualquer um desses sintomas, é necessário visitar um médico-veterinário com máxima urgência.

Diagnóstico da piometra

Cada animal é diferente e não necessariamente apresenta todos esses indícios ao mesmo tempo. Por isso, é necessário consultar um veterinário para realizar o diagnóstico da piometra e recomendar o tratamento adequado.

A análise pode ser feita com sangue, radiografia e ecografia. Caso você tenha uma fêmea não castrada, redobre a atenção. É recomendado que a frequência das visitas ao seu veterinário seja pelo menos semestral

Tratamento da piometra

A ovariosalpingohisterectomia (OSH), também conhecido como castração, é o tratamento recomendado para a piometra em cães e gatos

De modo geral, alguns casos menos graves podem ser tratados com a administração de antibióticos para piometra, responsável pela eliminação das bactérias presentes no útero de cachorro e gato. 

No entanto, é possível que seja recomendada uma solução cirúrgica, ou seja, a castração de urgência para remoção do útero.

Cirurgia de piometra

A piometra é uma infecção grave, que normalmente exige intervenção cirúrgica. Após a avaliação clínica e os exames, o médico-veterinário poderá dar um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento de piometra.

Apesar da castração ser um procedimento simples, a cirurgia para piometra possui muitos agravantes aumentando o risco cirúrgico significativamente.

Fêmeas doentes ficam com o útero inchado e com maior vascularização, aumentando a dificuldade. O custo da cirurgia para piometra também é muito superior à castração.

Apesar do risco maior, a cirurgia é a única opção de tratamento para casos graves, o procedimento ainda previne que a doença retorne.

Como prevenir a piometra?

Vale ressaltar que mesmo sendo uma doença grave, a solução é fácil: a castração.

O procedimento é o melhor método de prevenção contra a piometra, promovendo diversos benefícios para o pet, inclusive sendo positivamente eficaz em casos de gravidez indesejada, o que implica na redução do abandono de animais.

Toda gata ou cadela fêmea não castrada pode desenvolver a doença. Sendo assim, a única forma de evitar a piometra é com a castração, uma intervenção cirúrgica simples que remove o útero do animal.

Quanto mais cedo for realizada a cirurgia de castração, menores as chances do desenvolvimento da doença.

Em suma, a piometra felina e canina está diretamente ligada aos hormônios que aumentam durante o cio do animal e, além disso, afeta o útero, o órgão que é removido no procedimento cirúrgico.

patas e mãos
A castração gera benefícios para o pet e ainda colabora para a redução do abandono

Não é possível dizer que a causa da piometra é não castrar o seu pet, mas essa é uma condição determinante para a doença acometer o cachorro ou gato. Quanto mais cios a cadela tiver, maior a chance de desenvolver essa condição que pode ser fatal.

O conteúdo te ajudou a entender tudo sobre a piometra? No Blog da Cobasi você encontra conteúdos exclusivos para se manter atualizado em relação à saúde, alimentação, rotina e tudo sobre o seu pet.

Além disso, no pet shop online da Cobasi tem tudo o que é essencial para gatos e cachorros. Se estiver procurando por medicamentos, rações específicas para cães e gatos castrados aqui tem, e o melhor, com preços imperdíveis. Aproveite nossas promoções e agende o seu pedido com a Compra Programada.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. jose julio fernandes disse:

    com a medicação antes e depois de todo processo cirúrgico

  2. Claudia disse:

    Essa bacteria tem perigo para nós?
    Tenho filho pequeno em minha gatinha provavelmente esta esta com is so?

    • Cobasi disse:

      Olá, Claudia! Como vai? A doença é muito perigosa para os animais. Sugerimos que você leve a gata para uma consulta com o médico veterinário o quanto antes.

  3. Ana Lucia Barros disse:

    Ola. Gostaria de saber qual o antibiótico indicado para tratar piometra em hamster?

  4. Inacio de Loiola Moreira disse:

    Aumentar o fornecimento de vitaminas C e do complexo B pode ser indicado como prevenção par piometra em cadelas, uma vez que este precedimento aumenta a resistencia dosa cachorras?

    • Cobasi disse:

      Inacio, como vai? Qualquer procedimento para prevenção ou tratamento da piometra deve ser indicado por um médico veterinário. Sugerimos que faça uma vista ao médico dos seus pets e tire todas as suas dúvidas. =)

  5. Raul disse:

    uns dois meses atras minha gata desenvolveu piometra, levei ela a um veterinario pra realizar a cirurgia, recentemente percebi que ela esta expelindo puz, isso é normal ou devo levar a um veterinário?

    • Cobasi disse:

      Olá, Raul! Como vai? O pus pode indicar um processo infeccioso, por isso, o recomendado é procurar um médico veterinário para avaliar e realizar o tratamento adequado.

  6. Raul disse:

    uns dois meses atras minha gata desenvolveu piometra, levei ela a um veterinario pra realizar a cirurgia, recentemente percebi que ela esta expelindo puz, isso é normal ou devo levar a um veterinário??

    • Cobasi disse:

      Olá, Raul! Como vai? O pus pode indicar um processo infeccioso, por isso, o recomendado é procurar um médico veterinário para avaliar e realizar o tratamento adequado.

  7. Andressa disse:

    Oi tudo bom , minha cachorra está com essa infecção, mas está muito fraca até vomitando sangue você acha que ela aguenta fazer essa cirurgia? Tem dias que não come

    • Cobasi disse:

      Olá, Andressa. Apenas um médico veterinário pode avaliar e diagnosticar o seu pet. Recomendamos que procure uma clínica veterinária com urgência.

  8. Gabriel disse:

    Minha gata esta no segundo mês de gestação muito perto pra ter os gatinho, dai hoje eu notei que tava escorrendo um líquido parecido com pus da vagina dela. e normal isso ou quando elas estão prenha ele pode ter contraído o piometra?

    ( ela nao apresenta nenhum cansaço ta comendo normal e bricando tbm )

    • Cobasi disse:

      Oi, Gabriel. Como vai? Recomendamos que você procure um médico-veterinário, como esta gestante é interessante para saber a saúde dos filhotes e da mãe.

  9. Jéssica disse:

    Minha gata foi castrada em 2015, 2021 ano pra cá notei que ela tá expelindo um líquido marrom, vou levá-lo no vet!

  10. Jaqueline disse:

    Boa noite, minha gata tava escorrendo um líquido com pus e com cheiro forte , levei ao veterinário e fiz a cirurgia e a veterinária me falou que tinha que tirar o útero dela , fez a cirurgia e tirou , só que o problema dela continua saindo um pus com cheiro forte e agora a minha siamês tá com mesmo problema dela , não castrei ela ainda por causa desse pus , desce muito., já dei antibiótico pra elas e vitaminas e não adianta

  11. Andrea disse:

    Minha gata tem 12 anos agora ela tem uma semana q esta colocando uma agua de sangue pela vagina o q pode ser ??

    • Cobasi disse:

      Andrea, sugerimos que leve a sua gata ao veterinário pois é necessário um diagnóstico preciso, para então, a recomendação de um tratamento assertivo.

Deixe o seu comentário