Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cobasi Cuida lança estudo inédito sobre abandono de animais no Brasil

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro abandonado na estrada
Cães e gatos são abandonados ultrapassam os 30 milhões somente no Brasil

O Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi, realizou uma pesquisa inédita com 57 ONGs e protetores independentes para compreender o perfil dos animais abandonados no Brasil. O estudo foi feito em novembro de 2022 e gerou insights que poderão ajudar a melhorar a realidade das ONGs e combater o abandono de animais.

De acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605, o abandono configura maus-tratos ao animal e é enquadrado como um crime. A penalidade varia desde detenção de três meses a um ano e multa. Além disso, existem leis específicas em diversos estados e municípios brasileiros.

Continue a leitura e saiba mais.

Animais Abandonados 2022: um estudo inédito sobre o perfil de cães e gatos de rua

Desde 1998, a Cobasi se dedica à causa animal. Mais de 95 mil animais foram amparados e muitos deles ganharam famílias amorosas. Com tantos anos de relacionamento próximo com a proteção animal, foi possível notar que o abandono segue sendo um problema enraizado e aparentemente a solução não está em curso.

O problema é tão grave que 100% dos entrevistados responderam que já tiveram casos de abandono ou devolução de animais. Para virar o jogo e atuar na raiz do problema, o Cobasi Cuida realizou este estudo inédito sobre o tema.

Vamos conferir?

Índices de cachorros abandonados no Brasil

De acordo com os respondentes, 89,3% dos animais abandonados são cães e, em sua maioria, vira-latas. 81,1% das ONGs e dos protetores entrevistados citaram que entre os mais abandonados e devolvidos estão os cães pretos. 56,6% também mencionaram os cães de coloração caramelo como as maiores vítimas.

gráfico cobasi cuida com diversos cães.
Cães vira-latas na cor preta são as maiores vítimas de abandono.

Raças de cachorro mais abandonadas

Engana-se quem pensa que os cães de raça não são vítimas de abandono. As raças mais citadas pelas ONGs e protetores independentes são Pit Bull, Chow Chow e Poodle. Muitos respondentes ainda pontuaram a frequência no abandono de animais das raças Shih Tzu, Yorkshire, Boxer, Lhasa Apso, Pastor Alemão, Pinscher e Rotweiller.

grafico cães abandonados por raça
Pit Bull, Chow Chow e Poodle são as três raças mais abandonadas do Brasil.

Grandes, pequenos, peludos, de pelo curto, calmos, agitados… os perfis dos animais abandonados são variados e não é possível estabelecer um padrão. Será que o ato do abandono de animais tem mais relação com o cachorro ou com o tutor? Mais para frente entraremos nesse ponto.

Por enquanto, é possível notar algumas coincidências nas raças mais citadas. O Chow Chow, o Pit Bull, o Poodle e o Shih Tzu estão entre as raças mais populares no Brasil há anos. Sendo assim, a incidência do crime de abandono também é maior. Raças que estão na moda atualmente, como Pug, Maltês, Galgo, Buldogue Inglês e Chihuahua ainda não chamam a atenção entre os mais abandonados. Será que eles serão os próximos?

Mais da metade dos cães abandonados é adulta

O estudo realizado pelo Cobasi Cuida, indicou que 68,4% dos cães abandonados são adultos, ou seja, possuem mais de 1 ano de idade. Os filhotes representam 21,1% dos abandonos de acordo com os respondentes.

Por fim, os cães idosos, aqueles que têm a partir de 8 ou 10 anos de acordo com o porte, representam 10,5%.

imagem com cães filhotes, adultos e filhotes
Cães na fase adulta são aqueles que mais sentem falda de um lar

O abandono é perigoso em todas as idades. Os filhotes são mais vulneráveis, pois não possuem o protocolo de imunização com as vacinas completo ou muitas vezes sequer iniciado. Na rua, eles ficam suscetíveis a diversas doenças potencialmente mortais para os pequenos, como a cinomose e a parvovirose.

Já os idosos costumam ter o sistema imunológico mais resistente às doenças citadas acima, entretanto, exigem maior atenção e cuidado com sua fragilidade física. Filhotes e idosos não vivem muito tempo na rua, tendo a expectativa de vida reduzida.

Os cães adultos, que representam mais da metade desses animais, são mais resistentes, no entanto, também são impactados com a queda na expectativa de vida. A rua oferece riscos de doenças, maus-tratos, atropelamento e ainda causa um impacto negativo na saúde e na qualidade de vida do animal.

De acordo com Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi e Cobasi Cuida. “Os riscos do abandono são inúmeros os animais. Na rua, eles são expostos a doenças, questões de socialização, além do risco de maus-tratos e os atropelamentos, que são muito comuns”, contou. 

E acrescenta “ Tudo isso piora quando é um animal acostumado a viver dentro de casa, protegido, e de um dia para o outro está sozinho. Por isso o Dezembro Verde é tão importante, precisamos cuidar mais dessa questão”, afirmou.

Dados sobre gatos abandonados no Brasil

Apesar de representarem 10,7% dos abandonos, uma parcela pequena quando comparado ao número de cães, ainda assim, muitos gatos são deixados nas ruas à própria sorte. Mais uma vez, os animais sem raça definida (SRD) são maioria e, dentre eles, os gatos pretos representam os mais abandonados sendo lembrados por 66,7% dos respondentes.

gráfico com gatos preto, malhado e branco
Gatos vira-latas são os principais alvos de abandono no país

Assim como acontece com os cães, os gatos de raça também sofrem com o abandono. As raças Siamês e Persas são as mais lembradas na ocasião do estudo. De acordo com 36% das ONGs e dos protetores, outras raças menos populares no Brasil também são muito abandonadas.

imagem das racas de gatos mais abandonadas
Gatos de raça também sofrem com o abandono

Os motivos que levam ao abandono

Este estudo evidencia que a maior parte dos casos de abandono está ligada à falta de planejamento e problemas com posse responsável. Os motivos variam bastante, mas no geral podem ser resolvidos com mudanças na rotina, serviços pet e profissionais capacitados.

89,5% dos respondentes citaram que os abandonos são motivados por mudança de residência, quando a pessoa relata que vai mudar e não poderá levar o pet junto. Na sequência, o tamanho do pet foi indicado por 59,6% dos respondentes, sendo que “ele cresceu demais” foi o termo usado para relatar a surpresa dos tutores ao adotarem um filhote que ganhou proporções maiores com a idade.

Ainda aparecem a dificuldade na adaptação do outro pet e mudanças na rotina do tutor, ambos com 52,6% de lembrança.

“A decisão de trazer um animal para dentro de casa deve considerar que ele vive cerca de 10-15 anos, em alguns casos até mais, então é um planejamento de longo prazo. Portanto, pensar nos custos, no ambiente e na rotina que poderemos proporcionar e aprender sobre comportamento do pet é essencial para termos sucesso nessa jornada”, explica Daniel Svevo, veterinário comportamentalista, adestrador e consultor da Pet Anjo.

imagem com os motivos do abandono de animais
Mudanças de casa e no porte no animal são os principais motivos para abandono.

O adestrador Daniel Svevo complementa: “O pet precisará ser educado para uma boa convivência, também precisará de atividade e socialização, que podem ser proporcionadas com passeios e brinquedos. Existem muitos serviços que podem ajudar os tutores neste processo, como adestramento, dogwalkers e creches pet”.

O abandono por mudança de residência, por exemplo, pode ser mitigado com o planejamento, já que hoje é bastante comum o aceite de animais mesmo em casos de locação. Muitas vezes a mudança é para um imóvel de tamanho reduzido, dessa forma o adestramento, a utilização de brinquedos para enriquecimento ambiental e até a contratação de um dogwalker são alternativas eficazes.

Abandono é crime e não deve ser a primeira opção. Existem muitos serviços e ferramentas que melhoram a rotina do pet e da família. Consulte o médico-veterinário do seu pet ou procure um adestrador para receber orientação e manter seu cão ou gato em segurança, saudável e feliz!

Amostragem e método de estudo

O estudo “Animais Abandonados 2022” foi realizado por meio de questionário online com 57 respondentes, dentre eles 91,2% trabalham para alguma ONG e 8,8% são protetores independentes responsáveis por cães e gatos. A pesquisa aconteceu em novembro de 2022 e foi conduzida pela equipe do Cobasi Cuida por meio de questionário online com 11 perguntas.

Quer saber mais sobre o pilar social da Cobasi? Acesse a página do Cobasi Cuida, confira notícias, encontre cães e gatos para adoção e muito mais!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário