Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dezembro Verde 2023: saiba como combater o abandono de animais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Dezembro Verde
Dezembro Verde é uma campanha em favor da causa animal

Dezembro Verde é uma campanha nacional de conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais, infelizmente um tema comum em nosso país. 

Nessa época do ano, muitos cães e gatos são abandonados por suas famílias que, geralmente.. Por isso, é importante você participar dessa campanha.

Dezembro Verde: o que é?

O Dezembro Verde é uma campanha contra o abandono de animais que mobiliza todo o país no último mês do ano, época que o abandono de animais de estimação aumenta.

A campanha do Dezembro Verde reúne especialistas da causa animal, ONGs e apaixonados por animais para conscientizar as pessoas sobre a importância do combate ao abandono e aos maus-tratos de animais.

De acordo com dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, estima- se que no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados.

O estudo intitulado “Animais Abandonados e Devolvidos” realizado em novembro de 2023 pelo Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi, aponta que cerca de 80% dos animais abandonados são cães. Em segundo lugar aparecem os gatos.  

Dezembro Verde: como surgiu a campanha?

Dezembro Verde
O mês de dezembro representa um crescimento no abandono dos animais.

A campanha Dezembro Verde surgiu em 2015, a partir dos esforços dos ativistas da causa animal Drika Morais, da Federação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), e Francisco Alex Carlos Paiva.

A escolha pelo mês de dezembro se dá por dois motivos: o primeiro deles é que o abandono de animais acontece com maior frequência no período de férias de final de ano.

O outro motivo é aproveitar o dia 10 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Internacional do Direito dos Animais, para conscientizar sobre abandono e maus-tratos.

A cada ano, a campanha Dezembro Verde mostra a sua importância, afinal de contas maus-tratos e abandonos impactam negativamente na saúde física e mental dos pets.

Ao serem retirados de seus lares, eles podem desenvolver sintomas de tristeza profunda e, em casos mais graves, até depressão.

Além disso, cachorros e gatos que vivem nas ruas, devido às condições adversas de alimentação e exposição ao perigo, têm o seu ciclo de vida abreviado.

Dezembro Verde  e os animais Abandonados

O Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi, realizou uma pesquisa inédita com 54 ONGs e protetores independentes para compreender o perfil dos animais abandonados no Brasil.

De acordo com 94% dos participantes, os meses de julho, dezembro e janeiro são terríveis para os animais de estimação. Já que o período de férias registra um aumento no índice de animais abandonados.

Entre cães e gatos, as maiores vítimas de abandono são os adultos, com 80,4% dos casos registrados. Em seguida, estão os filhotes e, por último, cães e gatos idosos.

Dezembro verde: como denunciar maus tratos e abandono?

Uma das maneiras de participar do Dezembro Verde é denunciar maus tratos e abandonos de animais sempre que você presenciar.  Confira como fazer.

Por que fazer a denúncia?

De acordo com a legislação brasileira, o abandono de animais, além de maus tratos, é considerado crime. Você pode denunciá-lo e ajudar a preservar a saúde e o bem-estar dos pets das seguintes maneiras.

Disque 190

Um jeito simples de ajudar a combater o abandono de animais de estimação é por meio do Disque 190, da polícia local.

Quanto mais completa a denúncia, mais fácil ajudar o pet. Por isso, descrição completa da situação, endereço e provas como fotos e vídeos são essenciais nessa situação.

Boletim de Ocorrência

Uma maneira eficiente de colaborar com o Dezembro Verde e a causa animal é registrar um boletim de ocorrência. Ele pode ser feito na delegacia mais próxima ou online.

IBAMA

Se você presenciar maus tratos e abandono de animais silvestres, exóticos e selvagens, o indicado é procurar o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O órgão responsável pela preservação do meio ambiente, possui canais online para a realização de denúncias. Ela também pode ser feita na sede do órgão em sua cidade.

Ministério Público

O Ministério Público é um órgão federal tem autonomia para investigar e apresentar denúncia de crimes relacionados na Lei de Crimes Ambientais.Para acioná-los e denunciar abandono e maus tratos de animais de estimação, basta acessar o site do órgão ou procurar a unidade mais próxima de sua residência.

Cobasi Cuida promove a adoção responsável

E se você quer fazer parte da campanha Dezembro Verde e colocar a posse responsável em prática, acesse a página do Cobasi Cuida.

Lá você encontra todas as informações necessárias sobre cuidados com cães e gatos antes de adotar um animal de estimação.


Confira, também, os diversos conteúdos no nosso Blogs sobre adestramento, comportamento e como escolher o pet ideal para o seu perfil e rotina.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. newton disse:

    realmente na passagens desta pandemia ,aprendemos valorizar mais os animais ou um tudo que existe de maravilhoso neste planeta abençoado ,parabéns pagina e atitudes muito bonita ,obrigado

Deixe o seu comentário