Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia do Veterinário: conheça mais sobre esse profissional

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
médico dos animais

Dia 9 de setembro é o dia de celebrar o profissional que cuida da saúde do seu cachorro, gato, pássaros e outros pets. O Dia do Veterinário é uma data importante para reforçar o papel desses especialistas na vida dos animais, além das suas ações importantes em prol da sociedade.

Para cuidar, tratar e orientar, esses profissionais têm a responsabilidade de ser a ponte de conexão entre tutores, animais e a saúde. A atuação do veterinário na rotina de cada bichinho é indispensável, por essas e outras, elaboramos um conteúdo sobre a origem da data e curiosidades da profissão. Confira!

Dia do Médico-Veterinário: história

Acredita-se que a atuação da Medicina Veterinária (Ars Veterinaria) está relacionada ao processo de domesticação dos animais. A estimativa é que no Egito, em 1890, o “Papiro de Kahoun” foi o primeiro registro da arte de curar animais (de tratamentos, diagnósticos e prognósticos), ocorridos há 4.000 anos a.C.

Além disso, outras pesquisas históricas detalham que a profissão já era importante na antiguidade. Os códigos de Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hammurabi (1700 a.C.), da Babilônia, citam a comissão e as responsabilidades dos “médicos de animais”.

Por que dia 9 de setembro é dia do veterinário?

No Brasil, a Medicina Veterinária moderna existe desde 1910, em escolas veterinárias. Porém, só em 1933, o Decreto nº 23.133, do então presidente Getúlio Vargas instituiu oficialmente a lei de normatização para a atuação e para o ensino dessa profissão no país. A partir disso, o dia 9 de setembro é o Dia do Médico-Veterinário.

Dia do Médico-veterinário
O dia do veterinário é uma data especial valorizamos ainda mais todo o desempenho desses profissionais.

A lei foi importante para o crescimento da área, que em 1940, já adicionou como obrigatório o diploma para o exercício da função, conforme regulamentação da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, setor responsável pela fiscalização da atividade em território brasileiro.

Entre as curiosidades da data está a origem do termo que tem relação com o latim, sendo “veterinarii” a definição para os responsáveis por cuidados de animais aposentados do exército e “vetus”, significado para “velho”.

Quando é o Dia Internacional do Veterinário?

Conhecido também como o Dia Mundial da Medicina Veterinária, a data é comemorada anualmente, no último sábado do mês de abril. Em 2022, por exemplo, foi no dia 30 de abril.

A origem da data está relacionada ao Professor John Gamgee, que em abril de 1863, convocou um grupo de veterinários para discutir a profissão. A iniciativa de convidar professores e profissionais de toda a Europa, resultou na criação da World Veterinary Association (WVA).

A entidade representa globalmente os médicos-veterinários, sendo o órgão responsável por promover eventos, pesquisas e atividades voltadas para o desenvolvimento e valorização da profissão. O Dia Mundial da Medicina Veterinária é uma forma de homenagear esse dia tão importante, sendo comemorado sempre no último sábado do mês de abril de cada ano.

Em 2023, o Dia Mundial da Medicina Veterinária foi no dia 29 de abril.

Qual a importância dos veterinários para a sociedade?

O médico-veterinário é o profissional mais indicado para cuidar da saúde, bem-estar e higiene dos animais. Por isso, o dia do veterinário é tão importante, pois homenageia um profissional capacitado para atuar em diversas áreas, que vão desde a saúde animal, como também na saúde humana e do meio ambiente.

Em outras palavras, os bichinhos que vivem dentro de casa não são os únicos velados pelos profissionais. Tanto que o veterinário pode trabalhar em outras áreas, como:

  • centros de pesquisa;
  • indústria de produtos específicos para animais;
  • conservação de espécies;
  • saúde agropecuária;
  • tecnologia voltada para reprodução;
  • centros de zoonoses, que envolve saúde pública.

Dito isso, deu pra perceber que é uma profissão vasta e importante, não é mesmo? Assim, fica mais fácil reconhecer e valorizar esse profissional, não apenas no Dia do Veterinário, mas todos os dias. Afinal, quem cuida com tanta dedicação dos animais merece todas as homenagens possíveis.

O papel do médico-veterinário na Cobasi

dia do veterinário
O médico-veterinário é a conexão entre a saúde animal, humana e ambiental.

Você sabia que o Brasil está entre os maiores mercados pet do mundo? Pois é! Isso quer dizer que o setor tem alto faturamento no país e a procura por veterinários é grande.

Na Cobasi, por exemplo, os veterinários são registrados no Conselho de Medicina Veterinária. O guarda-chuva de atuações do profissional na maior rede de lojas de pet shop do Brasil é bastante amplo. Com tarefas importantes que vão desde atividades na Educação Corporativa até a realização de serviços pet

Veterinário da Educação Corporativa da Cobasi

Na Educação Corporativa, os especialistas auxiliam com treinamentos contínuos sobre tudo que engloba o mundo animal. Ou seja, compartilhando estudos, pesquisas e informações essenciais para estabelecer boas práticas e criar uma vivência completa para tutores e animais. 

Então, qualquer informação compartilhada, produtos e medicamentos comercializados, passam pela expertise do nosso time de veterinários. Que dão suporte técnico para toda a empresa, auxiliando em situações cotidianas, como aplicação de vacinas, consultas e exames, até outros cenários delicados, como cirurgias e pós-operatório.

Veterinários das clínicas parceiras da Cobasi

Os Centros Veterinários da Pet Anjo, parceira da Cobasi, contam com tudo o que é essencial para cuidar da saúde do seu animal de estimação: consultórios modernos, centros cirúrgicos de última geração para realizar consultas, exames e vacinas.

Na Pet Anjo a saúde do seu melhor amigo está em boas mãos, todos os serviços são liderados por veterinários capacitados, devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária e com inscrição na prefeitura municipal. Alguns profissionais são especializados em ortopedia, dermatologia, oftalmologia, ortodontia e animais silvestres. 

Dia do Veterinário: 3 curiosidades da profissão

dia mundial da medicina veterinária
Dia 9 de setembro é Dia do Veterinario.

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre os veterinários? Confira:

1. O veterinário já pode trabalhar depois de terminar a faculdade?

Após finalizar a graduação na faculdade de medicina veterinária – como determinado pelas leis 5.550/1968 e 5.517/1968 – o formando precisa realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado no qual irá trabalhar.

O registro do profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária é a habilitação que o profissional precisa para exercer suas funções, seja prescrevendo receitas de medicamentos, atuando como técnico de indústrias, trabalhando em clínicas e hospitais, ou em outras áreas correlacionadas da veterinária. 

2. Quem foi a primeira profissional brasileira?

Nair Eugenia Lobo é considerada a primeira médica-veterinária brasileira. Formada na turma de 1929 pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, no Rio de Janeiro, a profissional é uma das referências da profissão, ajudando a abrir a porta para as mulheres na área.

3. Qual a primeira faculdade de veterinária? 

O primeiro curso universitário do mundo, começou a se desenvolver em 1761, em Lyon, na França, durante o reinado de Luiz XV. No Brasil, a Escola de Veterinária do Exército, no Rio de Janeiro, formou a primeira turma em 1910 – com apenas 6 homens – que se formaram em 1917.

O que dar de presente para um médico-veterinário?

Tem um amigo veterinário ou quer presentear o profissional que cuida tão bem do seu animal de estimação, existem algumas dicas de lembrancinhas indicadas para a data especial:

  • caneca personalizada;
  • pingentes que simboliza a profissão;
  • capinha de celular;
  • livros.

Gostou de saber um pouco mais sobre a área de atuação desses profissionais? Com certeza, o Dia do Veterinário é uma data especial no calendário, para celebrar esse profissional tão importante para a sociedade. 

9 de setembro dia do veterinario

Feliz dia do veterinário!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Silvania Do Carmo Braz disse:

    Parabéns aos profissionais que cuidam dos nossos amiguinhos com tanto amor.🙏🙌🙏👏👏👏👏

Deixe o seu comentário