
É uma pena pensar que ainda existem maus-tratos aos animais, contudo o número de pessoas que ajuda a combater qualquer tipo de crueldade só aumenta, o que é uma ótima notícia. O assunto é delicado, porém é bom saber o que se caracteriza este tipo de atitude e como você pode ajudar a denunciar.
Saiba mais sobre as leis a favor dos bichinhos e como se tornar um combatente de qualquer abuso ou agressão aos animais.
A legislação oficial é datada de 1998, de número 9.605, e está inclusa na Lei de Crimes Ambientais, estatuto que cuida da fauna e flora. E sim, maus-tratos aos animais é crime e consta no artigo 32.
Para a alegria de todos, foi sancionada em 2020 outro regulamento. A Lei 1.095/2019 aumenta a punição para qualquer pessoa que praticar abuso, agressões como ferimentos e mutilações em animais. Por aqui falamos bastante de animais domésticos, mas esta lei vale para bichos silvestres, sendo eles nativos ou exóticos. A pena inclui tanto detenção, de 3 meses a um ano, como multa.
Em conjunto, esta regulamentação também pune estabelecimentos que facilitam o tráfico de animais e possíveis crimes contra eles.
“Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”, esta frase define bem o pensamento do que pode ser considerado agressão aos animais. Provavelmente você já ouviu falar de bichinhos que vivem situações extremas, sem comida, hidratação e espaço, além de outros cenários.
Porém, para contextualizar ainda melhor, veja outros tipos de crueldades que devem ser denunciadas:
Talvez, na emoção do momento, você queira fazer uma denúncia sem provas, mas é fundamental ter evidências, sejam conversas, fotos ou vídeos que comprovem os maus-tratos. Se for um problema no bairro, converse com vizinhos para colher depoimentos e encontrar testemunhas para contribuírem.
Outras situações, como abandono, são maus-tratos indiretos e você deve tomar uma atitude, por isso, anote o que conseguir para realizar a denúncia, como placa do veículo ou foto para comprovação.
Por fim, existem diversos canais de comunicação que você pode utilizar para revelar maus-tratos aos animais. As delegacias de proteção animal são um deles, elas recebem a sigla de DEPA.
No mais, você também tem a seu dispor o Ministério Público e as secretarias que protegem o meio ambiente e o Conselho Regional de Medicina Veterinária, específico para casos que envolvem profissionais da área.
Vamos juntos combater qualquer tipo de agressão aos bichinhos, pois independente se ele está no nosso dia a dia ou faz parte da vida selvagem. E claro, lembre-se que boas ações que ajudam a acabar com o tráfico de animais e a proteger seres tão indefesos.
Se você gosta de ler sobre animais, aproveite para visitar o blog da Cobasi:
Gostaria de conhecer melhor sobre a empresa de proteção animal. Também sou protetor animal independente, gostaria muito de ver se a empresa pudesse me auxiliar em ração para cães , e de adoção responsável, e mantermos contato e parceria , atenciosamente Fabiano .
Oi Fabiano, como vai? Você pode entrar em contato com time do Cobasi Cuida no e-mail cobasi.cuida@cobasi.com.br. Acesse o site para saber mais: https://cobasicuida.com.br/