Gato filhote: guia sobre cuidados, alimentação e segurança do animal

18 de novembro de 2020

Gatos
Gato filhote preto em pé

Um gato filhote em casa é diversão na certa! Esses felinos, quando pequenos, são ativos, curiosos e também precisam de cuidados básicos.

Se você está pensando em adotar um gatinho ou já tomou a decisão, este guia sobre como cuidar de um gato filhote vai ajudar durante todo o processo. Desde a adaptação até a alimentação e as vacinas.

Descubra as necessidades que um gatinho tem quando pequeno e como você oferece qualidade de vida e bem-estar para o novo membro da família.

Como cuidar de um gato filhote

Agora vamos passar por cada etapa da fase de desenvolvimento de um felino! O alimento de gato nas suas três primeiras semanas é o leite materno, depois disso, o animal já pode começar a comer ração para filhotes

Existem alguns acessórios para gato que fazem parte da rotina do bichano:

  • Caminha: todo pet precisa de um cantinho só seu, no caso dos gatos, eles adoram esconderijos e cabanas;
  • Comedouro e bebedouro: felinos são exigentes com sua alimentação e hidratação. O melhor comedouro para gato possui formato côncavo, que mantém a ração no centro. Já em relação a água, bichanos gostam de se hidratar com água corrente, então considere comprar um fonte para gatos;
  • Caixa de areia: este é o lugar das necessidades do pet. Dentro do reservatório, espalhe areia por toda a base, pois gatos gostam de esconder suas fezes;
  • Placa de identificação: segurança em primeiro lugar. Acostume seu amigo a ter uma coleira no pescoço e use uma plaquinha como pingente com as suas informações de contato.

Como alimentar um filhote de gato de um mês?

O desmame de um gatinho acontece após 20 dias do seu nascimento e deve ser aos poucos. Está em dúvida de como cuidar de gato filhote abandonado que você resgatou? Se ele não pode ser amamentado pela mãe, existem leite para pets específicos para situações como essa.

O veterinário é o melhor profissional para indicar o alimento, sendo que o leite de vaca pode fazer mal para o bichinho.

Vacinas que um gato filhote precisa tomar

gato filhote

A vacina múltipla deve ser administrada depois dos 60 dias de vida do animal, a V5 protege contra as principais doenças: Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose, Panleucopenia e FeLV. Já a vacina contra a raiva é indicada após o quarto mês do felino.

O veterinário é o profissional de confiança que precisa estar presente na vida do seu bichinho. É ele que vai orientar sobre os cuidados, vacinas e medicações importantes para o seu crescimento.

Castração de gatos

A castração de um gato filhote é crucial para prevenir ninhadas indesejadas, além de um gato castrado ter mais qualidade de vida e evitar doenças como câncer. Um gato já pode ser castrado a partir dos 6 meses de idade.

Além dos benefícios para saúde, ao castrar seu animal você melhora o comportamento, a demarcação de território, evita fugas e deixa o pet mais calmo.

Como cuidar de gato filhote em apartamento

A primeira regra de segurança com um gato filhote é colocar rede em todas as janelas do apartamento. Da cozinha ao quarto, passando, é claro, pelo banheiro. Os gatos são criaturas ágeis e que adoram escalar móveis, por isso a atenção deve ser redobrada.

No caso de casas, evite deixar o pet sair na rua. Esses passeios parecem inofensivos, mas o gato fica suscetível às doenças, brigas e aos maus-tratos.

Brinquedos são parte importante no dia a dia

Um gato filhote tem energia de sobra, por isso quanto mais “gatificada” for a sua casa, melhor para o pet. Existem inúmeros brinquedos para gatos, de varinhas a arranhadores e bolinhas. O carinho do tutor também é uma recompensa indispensável para os gatinhos!

Você já sabe o que gatos filhotes gostam e como cuidar do seu novo amigo, então aproveite a infância do bichinho para construir uma relação única que vai se estender por anos e anos.

Veja outros conteúdos que separamos para você sobre felinos! Qual você gostaria de ler agora?