Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhote de gato: seu guia de cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato filhote preto em pé

Ter um filhote de gato em casa é uma diversão certa. Esses felinos, quando pequenos, são ainda mais ativos, curiosos e muito fotos, mas também precisam de cuidados especiais. Por isso é muito importante você saber como cuidar do pet nessa idade delicada.

Se você está pensando em adotar um gatinho ou já tomou a decisão, este guia sobre como cuidar de um gato filhote vai ajudar durante todo o processo. Desde a adaptação até a alimentação e as vacinas.

Descubra as necessidades que um gatinho tem quando pequeno e como você oferece qualidade de vida e bem-estar para o novo membro da família.

Como cuidar de um gato filhote

Antes de levar o filhote de gato para casa é importante preparar o espaço. O primeiro passo é instalar telas em todas as janelas e eliminar rotas de fuga. Ao ter acesso à rua, seu pet pode fugir, ser atropelado, contrair doenças, brigar com outros animais, sofrer maus-tratos e muito mais. Passeios na rua devem ser feitos apenas na coleira e com as vacinas em dia.

Se as janelas e portas já estão seguras, é hora de escolher os itens que darão conforto, segurança, higiene e diversão para o gatinho.

A caminha é aquele acessório essencial para o pet descansar à noite ou tirar longas sonecas durante as tardes. Todo bichinho precisa de um cantinho só seu e, no caso dos gatos, eles adoram esconderijos e cabanas desde pequenininhos. Brinquedos e arranhadores são itens que também ajudam a relaxar e se divertir.

A caixa de areia é outro item imprescindível, pois é onde os gatos fazem as suas necessidades. Dentro do reservatório, espalhe areia por toda a base, pois felinos gostam de esconder suas fezes. Oferecer uma bandeja higiênica com areia é o bastante para estimular esse comportamento, pois ele é instintivo. Caso seu pet não use a caixinha, verifique se ela não é de difícil acesso ou tente trocar o tipo de areia higiênica. Gatos são exigentes!

Por falar em segurança, não se esqueça da placa de identificação. Acostume seu amigo a ter uma coleira no pescoço e use uma plaquinha como pingente com as suas informações de contato mesmo para gatos que não saem de casa.

Por fim, não se esqueça do comedouro e do bebedouro para gatos. Os felinos são exigentes com sua alimentação e hidratação. O melhor comedouro para gato possui formato côncavo, que mantém a ração no centro. Já em relação à água, os bichanos gostam de se hidratar com água corrente, então considere comprar uma fonte para gatos.

O enxoval do pet já está completo, mas ainda falta um item muito importante: a ração de gato filhote.

Como alimentar um filhote de gato?

Antes de saber como alimentar um filhote de gato na sua casa, é importante aprender sobre cada etapa da fase de desenvolvimento de um felino. O alimento de gato nas suas três primeiras semanas é o leite materno, que é rico em nutrientes e ajuda o organismo do bichinho a ter a primeiras defesas. É fundamental aguardar o desmame no momento certo para que o gatinho já esteja desenvolvido o bastante para as próximas etapas da sua vida.

Animais que por algum motivo desmamarem antes do tempo, devem ser alimentados com leite para filhote de gato. Esse alimento é completo para a fase do bichinho e substitui o leite materno. Nunca ofereça leite de vaca, pois pode fazer mal para o bichinho.

Durante o desmame, que deve acontecer após dos 20 dias do nascimento, esse pequeno peludinho já pode começar a comer ração para filhote de gato umedecida. Isso deve ser feito porque, dependendo da idade, o animal ainda não tem todos os dentes e não consegue se alimentar com os grãos mais firmes.

Até 1 ano de idade os filhotes devem se alimentar com ração especial para a sua faixa etária. Elas são desenvolvidas com nutrientes que ajudam no crescimento, na força e na saúde. Não se esqueça dos sachês. Eles adoram!

Além da alimentação, existem outros cuidados com a saúde do seu filhote de gato que você precisa ter.

Cuidando da saúde do seu filhote

gato filhote

Quando falamos de saúde de filhotes de gato, a imunização está no topo das prioridades. Por acaso, você sabe quais vacinas que um gato filhote precisa tomar? A vacina múltipla deve ser administrada depois dos 60 dias de vida do animal, a V5 protege contra as principais doenças: Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose, Panleucopenia e FeLV. Já a vacina contra a raiva é indicada após o quarto mês do felino.

O veterinário é o profissional de confiança que precisa estar presente na vida do seu bichinho. É ele que vai orientar sobre os cuidados, vacinas e medicações importantes para o seu crescimento.

A castração de um gato filhote também é importante e previne ninhadas indesejadas, além de um gato castrado ter mais qualidade de vida e evitar doenças como câncer. Além dos benefícios para saúde, ao castrar seu animal você melhora o comportamento, a demarcação de território, evita fugas e deixa o pet mais calmo. Um filhote pode ser castrado a partir dos 6 meses de idade.

Como cuidar de gato em apartamento

A primeira regra de segurança com um gato filhote é colocar rede em todas as janelas do apartamento. Da cozinha ao quarto, passando, é claro, pelo banheiro. Os gatos são criaturas ágeis e que adoram escalar móveis, por isso a atenção deve ser redobrada. No caso de casas, evite deixar o pet sair na rua. Esses passeios parecem inofensivos, mas o gato fica suscetível às doenças, brigas e aos maus-tratos.

Já que os felinos ficarão apenas dentro de casa é importante fazer o enriquecimento ambiental do espaço para eles. Um gato filhote tem energia de sobra, por isso quanto mais “gatificada” for a sua casa, melhor para o pet. Existem inúmeros brinquedos para gatos, como varinhas, arranhadores e bolinhas. Eles ajudam no desenvolvimento físico e cognitivo do animal, além de reduzir o estresse e distrair o pet.

Adaptação do filhote de gato

Quando um novo pet chega na casa é importante realizar a adaptação do bebê. Com os gatos não é diferente! Fizemos uma lista para ajudar você nos primeiros meses com o seu amigo:

  • Compre todo o “enxoval do pet” e se prepare para a chegada no novo amiguinho;
  • Aguarde até o completo desmame para levar o filhote para casa. A convivência com os irmãos e a mãe é importante para a socialização e a saúde do pet;
  • Teste diferentes tipos de areia sanitária e deixe seu gato escolher qual é a ideal;
  • Tenha paciência e deixe que o filhote se ambiente no tempo dele;
  • Deixe a caminha do gato em um lugar tranquilo para ele se sentir seguro;
  • Assim como a areia, teste quais tipos de bebedouro seu pet prefere. A hidratação é muito importante para os gatos;
  • Use brinquedos com catnip para estimular o uso e aposte em calmantes para ajudar na adaptação;
  • Dê muito amor e carinho. Isso fará a diferença!

Você já sabe o que gatos filhotes gostam e como cuidar do seu novo amigo, então aproveite a infância do bichinho para construir uma relação única que vai se estender por anos e anos.

Veja outros conteúdos que separamos para você sobre felinos! Qual você gostaria de ler agora?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Graziely Rammos disse:

    Garanto que a preparação do ambiente para a adaptação do filhote é super importante. Os cuidados com filhote de gato tem que ser seguidos para que não tenha nenhuma preocupação futura com os bichinhos.
    Ótimas dicas, vai ajudar muita gente!!

  2. Ilson Siqueira disse:

    Boa tarde por gentileza eu gostaria de saber como posso fazer para poder adotar um gatinho preto minha filha gostaria de ter um se puder me me mande como devo me proceder para conseguir fazer a adoção muito obrigado

    • Cobasi disse:

      Oi Ilson, como vai? Que bacana a sua atitude de adotar um gato preto, eles sempre ficam por ultimo na fila de adoção! Apoiamos muito a sua ideia, e para ficar melhor vá na Cobasi mais perto de sua casa lá irão te passar certinho como adotar:)

  3. Alba disse:

    Dicas importantes,adotei um gatinho agora que estava preso em um motor de carro,ela estava com as patinhas queimadas, estou cuidando,tem mais alguma dica?

Deixe o seu comentário