Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Seu gato bebe muita água? Sabia o que isso quer dizer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato bebe muita água na torneira
Quando um gato bebe muita água, é sinal de que há algo errado com a saúde

Quando um gato bebe muita água, desperta o sinal de alerta nos tutores. Afinal de contas, os felinos são animais que não têm o hábito de se hidratarem com muita frequência.

Por isso, nós vamos contar porque quando o gato bebe muita água é sinal de que há algo errado e situações em que você não deve se preocupar. Acompanhe!

Quando gato beber muita água é problema?

Um gato beber muita água se torna um problema quando ele consome mais de 45ml/kg durante um dia.

O principal sinal de que seu animal de estimação está se hidratando em excesso é quando procura o bebedouro ou torneiras mais uma frequência maior do que a habitual. Isso pode significar um sério problema de saúde.  

Doenças que fazem um gato beber muita água

Se o seu gato bebe muita água durante o dia, isso pode ser o sinal de que ele está com alguma doença. Entre as mais comuns associadas à hidratação em excesso, estão:

Diabetes em gato

Um gato com diabetes costuma beber muito mais água do que o normal. O seu animal de estimação pode estar sofrendo de diabete mellitus ou insipidus. Conheça cada uma delas.

Diabetes mellitus

A diabetes mellitus tem como principal característica elevar o nível de açúcar no sangue do animal de estimação. Isso acontece devido a baixa capacidade do organismo em processar o açúcar e transformar em insulina.

Nesse caso, o acúmulo de glicose no sangue acaba sendo eliminado pela urina do pet. Para repor a glicose perdida, o felino acaba bebendo muito mais água. 

Diabetes insipidus

A diabetes insipidus é uma variação considerada rara da diabetes felina. Conhecida como “diabetes da água”, ela é uma enfermidade metabólica que afeta a capacidade dos rins do animal em processar hormônio antidiurético (ADH).

Com maior dificuldade em reter água no organismo, os felinos passam a beber muito mais água para compensar a perda de líquido e evitar a desidratação.

Insuficiência renal em gato

A insuficiência renal é uma doença que afeta principalmente gatos idoso. Nessa fase da vida é comum que os rins começam a falhar, fazendo com que o pet produza muita urina. 

Para evitar manter os níveis de água adequados, os felinos passam a ingerir muito mais água.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo em gatos é bastante similar à doença que afeta os humanos. Mais comuns entre animais adultos e idosos, ela causa o aumento da produção dos hormônios da tireoide.

Além do gato beber muita água, outros sintomas dessa enfermidade são: urinar com frequência, diarreias, vômitos, emagrecimento acentuado e aumento do apetite.

Hiperadrenocorticismo em gatos  

Outra doença que deixa o gato tomando muita água é a hiperadrenocorticismo. A doença de Cushing estimula a produção excessiva de cortisol por parte das glândulas suprarrenais.

Além da hidratação em excesso, os sintomas dessa doença são alterações na pele, fraqueza e perda do apetite.

Vômitos e diarreias

Acesso de vômitos e diarreia causam desidratação do animal de estimação. Com isso, há a necessidade do pet beber muita água para repor o que foi perdido pelo organismo.

Se, além de beber muita água, o felino apresentar outros sintomas associados, procure um médico-veterinário. Só ele poderá diagnosticar qual doença está afetando o pet e indicar o tratamento adequado.

Quando o gato beber muita água não é problema?

Além das questões relacionadas à saúde, há situações em que um gato beber muita água não é um problema. Porém, mesmo assim, merecem uma atenção especial do tutor. Confira!

Alimentos secos ou com excesso de sal

A rações muito secas e alimentos com alta concentração de sal podem fazer com que o seu gato tome muita água. De maneira geral, essa é uma atitude que visa compensar a falta de líquido na refeição.

Uma maneira de prevenir esse comportamento é oferecer rações úmidas para o felino. Seja intercalando com a ração tradicional ou por meio do mix feeding.

Dias de altas temperaturas

Dias com altas temperaturas como, por exemplo, no verão, pode aumentar a sede do seu animal de estimação. Em consequência disso, é provável que ele procure ingerir água mais vezes.

Para garantir o bem-estar nesses dias, basta seguir algumas dicas que nós preparamos para cuidar do gato no calor. Conheça.

Gostou de saber o que significa quando o seu gato bebe muita água? Então, conte para gente: o que você tem feito para melhorar a qualidade de vida do seu pet?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário