Gato urinando sangue: o que pode ser e como tratar o problema?

Compartilhar:


gato urinando sangue

A cor da urina pode ser um grande indicativo sobre a saúde do seu pet. Mas se tem uma coisa que assusta, é ver o bichinho urinar sangue.

Por isso, gato urinando sangue pode indicar tanto uma infecção quanto doenças mais graves, como problemas nos rins ou um tumor. 

Essa presença de sangue que citamos anteriormente, é chamada de hematúria e pode indicar que algo não vai bem. Sendo assim, é importante saber identificar esses sintomas e o que fazer quando seu bichinho urinar sangue

Gato urinando sangue: o que pode ser?

Perceber que seu bichinho de estimação está urinando sangue causa muita preocupação, e não é para menos. A hematúria pode ser o indicativo de problemas renais, tumores ou infecções no trato urinário do pet. 

O sangue na urina pode ser facilmente identificado pela coloração, porque é comum que a urina do pet saia com uma cor rosada ou avermelhada. 

Em alguns casos, a cor do piso das residências pode causar a impressão de que a urina do pet está com a coloração alterada.

Sendo assim, a melhor forma de confirmar a presença de sangue é utilizando um tapete higiênico com fundo branco. 

No entanto, para diagnosticar o problema é necessário levar o animal ao veterinário e realizar alguns exames, apontarão o problema.

Entre as doenças capazes de fazer o animal urinar sangue estão:

  • Infecções urinárias;
  • Cálculos na bexiga ou cálculos renais;
  • Cistite;
  • Intoxicação ou envenenamento;
  • Traumas na região (quedas, pancadas ou atropelamentos);
  • Leptospirose.

O sangue na urina pode surgir diluído, o pet pode pingar sangue ao fazer as necessidades ou urinar sangue coagulado.

Outro fator importante é observar o que o animal está sentindo e como está se comportando. Em alguns casos, é comum que o pet apresente vômitos.

Diante disso, lembre-se de avisar o veterinário sobre todos os sintomas possíveis. 

Como tratar o sangramento na urina?

Para tratar o sangue na urina dos animais de estimação, é fundamental ter o diagnóstico correto em mãos, só assim o veterinário saberá a verdadeira causa do problema. 

Em alguns casos, é possível que o pet precise de uma intervenção cirúrgica, como é o caso de obstrução na bexiga, uretra ou presença de cálculos.

Além disso, caso o sangramento seja muito grande ou o pet apresente hemorragia, a transfusão sanguínea pode ser indicada

Outras formas de tratamento podem ocorrer por meio do uso de antibióticos ou anti-inflamatórios, no caso de infecções no trato urinário.

A mudança na dieta também pode ser indicada caso o animal apresente problemas renais. 

Também é necessário que o pet passe por uma avaliação frequente a fim de garantir a prevenção de outros problemas no trato urinário.  Afinal de contas, cuidar do pet é sempre necessário!

Gostou do conteúdo? Veja outros posts do nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marlucio Ferreira do carmo disse:

    Meu gato esta urinando sangue

Deixe o seu comentário