Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cálculo renal em gatos: diagnóstico, tratamento e tudo sobre essa doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cálculo renal em gatos

Diversas causas podem desencadear cálculo renal em gatos que frequentemente é diagnosticada nesses animais de estimação. E um dos principais motivos é o fato de que os felinos não bebem muita água diariamente.

Trata-se de condição que precisa ser monitorada pelo médico-veterinário, uma vez que afeta diretamente o sistema urinário e o bem-estar do animal. 

Os rins são órgãos multifuncionais, ou seja, são responsáveis por diversas tarefas, como a manutenção do equilíbrio ácido-básico. Então, quando não existe um acompanhamento em relação às necessidades diárias do pet, como uma  rotina alimentar adequada e o consumo adequado de água, o organismo responde com cálculo urinário em gatos.

Pensando nisso, para desvendar as principais dúvidas sobre essa patologia, o nosso assunto hoje é importante e imprescindível: doenças do trato urinário em felinos.
Vem entender sobre as causas, sinais clínicos, medidas preventivas, tratamentos e muito mais. 

Cálculo renal em gatos: o que é? 

A urolitíase, popularmente conhecida como “pedra nos rins”, é uma doença relacionada ao acúmulo excessivo de sais minerais no trato urinário dos gatos, como cálcio, sódio, bicarbonato, entre outros. 

Como mencionamos, existem diferentes razões relacionadas a essa condição, porém as mais comuns são associadas ao processo natural de envelhecimento do órgão e a falta de ingestão adequada de água, o que pode provocar lesões e a perda gradual das funções renais.

cálculo renal em gatos

Além disso, outras causas para a formação dos cálculos são as infecções urinárias e cistites, sendo que gatos sedentários são mais predispostos para o problema. Logo, é importante ficar alerta e conhecer os sinais clínicos da doença. 

Vale destacar, que gato com pedra no rim dependendo de quão rápido seja o progresso da doença, pode precisar de uma solução rápida e efetiva no tratamento, pois além de causar possíveis alterações fisiológicas, também gera desconfortos, infecções ou até mesmo obstrução do canal. 

Gato com cálculo renal: como identificar os sintomas da doença

Antes de falar dos sintomas, é preciso destacar dois pontos. Primeiro, essa é uma doença progressiva, ou seja, as manifestações progridem conforme o quadro avança. Segundo, identificar os sintomas em fases mais precoces é fundamental para garantir uma melhor resposta ao tratamento, e claro, na qualidade de vida do felino. 

Embora tenha o instinto natural de disfarçar suas sensações, o gato com cálculo renal apresenta algumas mudanças nos seus hábitos e comportamentos. Algumas das alterações fisiológicas mais comuns, são:

  • Dor e desconforto para fazer xixi;
  • Alteração na coloração e no odor da urina;
  • Diminuição da quantidade;
  • Aumento de vezes que faz xixi;
  • Diminuição do apetite;
  • Vômito;
  • Xixi fora do local habitual.

Esses são alguns dos sintomas mais comuns de doenças do trato urinário dos felinos, então caso o seu pet apresente algum desses sinais, procure o médico-veterinário de confiança.

Afinal, o diagnóstico precoce é uma maneira de instituir medidas rápidas para diminuir a velocidade de progressão da enfermidade, como também proporcionar benefícios para a saúde.

Cálculo renais em gatos: como é feito o diagnóstico?

Somente um médico-veterinário pode avaliar a presença de pedra no rim de gatos, além dos possíveis fatores que possam contribuir para a sua progressão. O diagnóstico é realizado com base no histórico de comportamento, anamnese meticulosa e exames complementares, como: painel bioquímico, hematológico, imagem e urianálise completos.

Cálculo renal em gatos: qual melhor tratamento?

Antes de iniciar o tratamento, é preciso saber quais os motivos que causaram o cálculo renal no gato. Para que possa retardar a progressão da doença e evitar outras complicações, identificar as razões e a localização do cálculo são a primeira etapa do processo. 

cálculo renal em gatos

Em outras palavras, para saber qual é o tratamento mais adequado para o quadro do paciente. Portanto, remédio para cálculo renal em gatos é prescrito pelo especialista, como também, a utilização de sonda ou até mesmo, em alguns casos, ação cirúrgica. 

Para evitar agravantes, em caso de infecção, o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para a dor podem ser administrados. Mas, o mais indicado é a prevenção. Por exemplo, estimular o seu gato a beber mais água. Uma boa estratégia é adicionar bebedouros com água limpa e fresca em vários cantos da casa. 

Alimentação específica para gatos com cálculos renais

Os animais alimentados com rações segmentadas para dieta renal é uma estratégia eficaz para diminuir a saturação urinária e reduzir o risco de formação dos cálculos. Dessa forma, um manejo nutricional tem um papel importante tanto na prevenção, como para os felinos diagnosticados com problemas renais.

Quando falamos de rações específicas, significa alimentos que atendam adequadamente às necessidades dos gatos, como também proporcionam um nível proteico ajustado para aquela condição específica. Nesse caso, entre os benefícios estão aumentar a frequência de xixi, auxiliar na eliminação de cristais, entre outros.

cálculo renal em gatos

A Royal Canin, por exemplo, desenvolveu alimentos formulados para animais com predisposição à urolitíase, ou seja, além de colaborar na manutenção de um trato urinário saudável, em consulta ao médico-veterinário de confiança, é possível encontrar a melhor ração para gatos com cálculos renais

Nesse sentido, se o pet possui doença renal crônica associada com cálculo renal, a ração Diet Renal para gatos é uma opção indicada para agir como coadjuvante no tratamento da doença crônica. 

Em outros casos, se o animal tiver somente cálculo renal, sem evoluir para a doença, alimentos de manutenção específica para raça, idade ou porte, são soluções efetivas para essas necessidades. 

Como prevenir a doença?

Por fim, além da ração para gatos com cálculo renal, alterar o manejo hídrico, fazer exercício e incentivar o seu a beber água, são algumas medidas preventivas que influenciam na saúde do seu pet. Para informações complementares, converse com o médico-veterinário de confiança.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Matilde disse:

    Pode tirar um rim do gato se tiver ruim ele consegui viver com 1

    • Cobasi disse:

      Olá, Matilde! Como vai?
      Somente um profissional médico-veterinário pode te passar essa informação, pois só ele sabe qual é o tratamento mais adequado para o quadro do paciente.

Deixe o seu comentário