Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Infecção urinária em gatos: saiba o que é e como prevenir a doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com infecção urinária
Infecção urinária é uma doença grava em gatos

Infecção urinária em gatos é uma doença que pode afetar os felinos em qualquer fase da vida, principalmente se forem idosos.

Por causa disso, fique com a gente e saiba o que é uma infecção urinária em gatos, as causas, sintomas e o que fazer para cuidar da saúde do seu pet. Confira!

Infecção urinária em gatos: o que é?

A infecção urinária em gatos é uma doença causada por fungos e bactérias que acessam o organismo do felino pela uretra.

Nesta situação, há a proliferação desses agentes no trato urinário e o sistema passa a não funcionar corretamente, gerando um mal-estar.

Além disso, uma infecção urinária em gatos, se não tratada corretamente, pode evoluir para doenças mais sérias. Entre elas: nefrite e cistite felina.

A cistite felina é uma doença que causa inflamação da bexiga, por causa do excesso de microrganismos em seu interior.

Já a nefrite, é uma infecção mais grave que afeta todo o trato urinário do felino. Ela acontece devido à concentração de bactérias nos rins do animal.

Sintomas da infecção urinária em gatos

Para tratar de infecção urinária em gatos, primeiro é preciso identificar que há algo errado com o seu animal de estimação. Os principais sintomas da doença são:  

  • falta de apetite;
  • lambedura da genitália em excesso;
  • sangue na urina;
  • dores na hora de fazer xixi;
  • urinar mais do que o normal;
  • xixi em pouca quantidade;
  • prostração.

Se você percebeu um ou mais desses sintomas associados, procure um médico-veterinário com urgência. Só ele poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o pet.

Como saber se o gato tem infecção urinária?

gato deitado com infecção urinária
Apenas com exames veterinário é possível saber a gravidade da infecção urinária

A única maneira de saber se o gato tem infecção urinária é com o diagnóstico do veterinário. Para isso, serão necessários alguns exames. Os mais comuns são: coleta de urina e sangue, raio-x e ultrassom na região da barriga.

Como tratar infecção urinária no pet?

Um tratamento de infecção urinária em felinos pode ser feito de três maneiras diferentes. Tudo vai depender da gravidade da doença e do comprometimento do trato urinário.

Em casos mais leves, onde o diagnóstico é precoce, uma mudança na dieta do animal é suficiente. Possivelmente, será recomendada a troca da ração seca e a melhora da hidratação do pet com ração úmida e água em abundância.

Porém, se a infecção urinária estiver avançada, o tratamento da doença poderá ser feito com a administração de medicamentos. Nestes casos, é comum oferecer antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para gatos.

Por fim, em casos em que a infecção urinária é severa, com o comprometimento do sistema urinário do gato, a cirurgia é mais recomendada.  

Prevenção da infecção urinária em gatos

O melhor tratamento para infecção urinária em gatos é a prevenção. Basta ter atenção a alguns hábitos para manter as bactérias longe do seu animal. Acompanhe!

Ofereça a ração adequada para o pet

Uma das maneiras mais simples de evitar um gato com infecção urinária é ter cuidado na escolha da ração seca. É essencial oferecer um alimento de acordo com a faixa etária do pet.

Além disso, sempre que possível, dê ração úmida para o seu gatinho. Pois, ela não apenas contribui para uma dieta saudável, como auxilia na hidratação do animal.

Estimule a hidratação do gato

Uma característica comum aos gatos é que eles não se hidratam adequadamente, o que pode ocasionar o aparecimento de cálculos e outras doenças renais.

Por isso, é muito importante estimular a hidratação do felino. Além das tradicionais fontes, espalhe bebedouros pela casa e faça brincadeiras lúdicas. Quanto maior a ingestão de água, mais saudável será o trato urinário do gato.

Mantenha a caixa de areia limpa

Fazer a higienização diária da caixa de areia é essencial para a saúde e bem-estar do seu animal de estimação. Evite deixar fezes e urina acumuladas e, pelo menos uma vez por semana, higienize completamente o banheiro do felino.

Invista no enriquecimento ambiental

O estresse é um dos principais fatores associados às doenças em gatos, não apenas à infecção urinária. E a explicação é bastante simples: o estresse contribui para diminuir a imunidade do organismo do pet.

Para evitar este tipo de situação, o mais indicado é investir no enriquecimento ambiental. Brinquedos, arranhadores e a gatificação da casa são essenciais para oferecer todo o estímulo que o animal precisa.

Visitas ao médico-veterinário

Realizar visitas periódicas ao médico-veterinário evita não só a infecção urinária em gatos, como ajuda a prevenir o surgimento de outras doenças.

O acompanhamento da saúde do felino auxilia no diagnóstico precoce de qualquer mal-estar e torna o tratamento mais rápido e menos invasivo.

Agora que você já sabe tudo sobre infecção urinária em gatos, conte para gente: o que você tem feito para manter a saúde e o bem-estar do pet em dia?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário