Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato vomitando amarelo: veterinária explica tudo sobre

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gatos vomitando amarelo

O evento de gato vomitando amarelo é extremamente desagradável, tanto para os animais, quanto para seus tutores. Essa é uma condição que pode representar um problema não tão preocupante, como até uma questão mais complexa. Portanto, é importante saber do que se trata e estar preparado para este tipo de situação.

Para esclarecer o que pode ser, causas e como ajudar o gato vomitando amarelo, convidamos a Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi para contar tudo o que você precisa saber sobre essa condição. Confira!

Gato vomitando amarelo: entenda o vômito

Se o seu gato está vomitando amarelo, a primeira coisa que você precisa saber é que o vômito não é uma doença. Em outras palavras, não é uma condição que demanda um tratamento único e exclusivo. Na verdade, o vômito é um sinal, ou seja, um indicativo de que algo não está legal e está incomodando o seu animal. 

Nesse cenário, gatos vomitando amarelo podem ter uma série de causas e, consequentemente, também uma série de tratamentos possíveis. Vamos a uma explicação mais técnica.

Existe uma classificação dos vômitos em agudos ou crônicos, como explica Joyce Lima: “os agudos são aqueles associados diretamente a intolerâncias alimentares, doenças infecciosas ou parasitárias, como também a presença de corpos estranhos (como meias, fios ou brinquedos engolidos ou bolas de pelo)”. 

Gato vomitando amarelo: o que pode ser? Quais as principais causas?

Então, em relação ao vômito amarelado de gatos, isso normalmente indica a presença de bile no estômago, líquido cuja função é fazer a digestão e metabolizar gorduras e vitaminas. Seu acúmulo no estômago pode indicar uma série de causas, como:

  • frequência de alimentação do gato (que está muito espaçada);
  • presença de parasitas;
  • ingestão de produtos e/ou alimentos tóxicos;
  • obstrução intestinal;
  •  doenças metabólicas (como diabetes, hipertireoidismo, problemas renais e hepáticos). 

Assim, é fundamental que o tutor procure um médico-veterinário para que seja identificado o motivo do gato com vomito amarelo com presença de bile.

Quando o vômito do gato é preocupante?

gato vomitando espuma amarela
Geralmente, a coloração amarela do vômito tem relação com o líquido biliar (bile), produzido no fígado do animal.

Segundo a veterinária: “O vômito deve ser preocupante para o tutor quando o animal perde o apetite e torna-se apático (sem interesse em brincadeiras que normalmente gosta). Além disso, a presença de sangue no vômito, diarreia, aumento do volume abdominal, febre e alteração na cor dos olhos ou mucosas, são fatores que ligam o sinal de alerta”.

O que fazer quando o gato está vomitando amarelo?

“Meu gato está vomitando amarelo, o que fazer?” O ideal é que o tutor vá ao veterinário ao notar os vômitos amarelos, pois os cuidados e o tratamento do gato mudam de caso para caso, de acordo com o motivo dos vômitos (a “causa-base”). 

Como mencionamos, o vômito não é uma doença que apresente um tratamento único. Por exemplo, nos casos em que o animal está com obstrução intestinal pela presença de corpos estranhos ou vermes intestinais, em alguns casos, faz-se necessária a cirurgia para desobstrução.

Em outros cenários, em que o manejo alimentar está inadequado, bastam as alterações na frequência e a troca da marca de ração oferecida. Já, se a causa for a ingestão de um alimento ou produto tóxico, o veterinário deve identificar qual é esse item, pois o tratamento varia de acordo com o que foi ingerido.

O que é bom para o gato parar de vomitar?

Quando o gato vomita amarelo, já surge aquela preocupação e fica aquele questionamento: “o que fazer quando o gato vomita amarelo?”.

Sendo assim, para saber o que fazer quando o gato está vomitando é necessário que o tutor leve o pet à uma consulta com um veterinário. Apenas o profissional será capaz de avaliar o animal e todo o contexto no qual ele está inserido, para só assim, entrar com uma medicação e tratamento adequado ao caso e situação.

meu gato está vomitando amarelo

Notou seu gato vomitando e precisa de consulta com um veterinário especialista? Na Pet Anjo, a saúde do seu pet está em boas mãos. A rede parceria da Cobasi conta com veterinários de diversas especialidades para realizar consultas, exames, vacinas e muito mais.  

Ou, se estiver procurando remédio para gatos vomitando amarelo, com indicação do veterinário, no pet shop online você encontra medicamentos para gatos, como o antiemético, recomendado para controlar as náuseas e os vômitos. Ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Gabriela disse:

    Boa tarde!
    Tenho duas gatas: uma está comigo há 3 anos e a outra há 7 meses. No entanto a adaptação foi mal feita e elas só se toleram, brigando algumas vezes, bufando bastante uma para a outra e uma delas até vomitanto de vem quando. Vcs tem algum profissional que possa me ajudar, por favor?

  2. Rosi Gomes disse:

    O que fazer quando o gato esta enfartando

    • Cobasi disse:

      Rosi, se você suspeita que seu gato está enfartando, é uma emergência veterinária. Leve-o imediatamente ao veterinário para avaliação e tratamento adequado. Não tente administrar medicamentos sem orientação profissional.

Deixe o seu comentário