Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como evitar pulga em animais domésticos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pulga em cachorro

A pulga pode ser uma grande vilã para quem tem bicho de estimação em casa. Além de causar um grande desconforto no animal, ela pode transmitir doenças.

Com certeza, todo mundo que tem um pet em casa já deve ter enfrentado algum contratempo com pulgas. Isso porque esse problema costuma ser bem comum nos animais, especialmente nas épocas mais quentes do ano. 

Coça aqui, coça ali, coça lá, a coceira é um hábito muito comum, especialmente nos cachorros. No entanto, ela também pode ser o sinal de uma infestação de pulga. As pulgas são animais muito rápidos e pequenos, elas podem se esconder facilmente e esperar o cachorro passar para grudar entre seus pelos. 

Além de trazer desconforto ao animal, esses parasitas podem infestar o ambiente em que os animais vivem, se escondendo entre os vãos dos pisos e paredes e até mesmo propagar doenças. Por isso, é muito importante prevenir.

Onde as pulgas se escondem?

As pulgas são animais que se reproduzem muito e, por isso, assim que entram em casa, elas se tornam grandes sobreviventes e em alguns casos, se sentem seguras para botar seus ovos. 

Os ovos são colocados após uma pulga adulta consumir sua refeição, ou seja, o sangue do animal. Uma pulga é capaz de colocar cerca de 50 ovos, alguns permanecerão entre os pêlos, outros poderão cair e se alojarem em frestas. 

Sendo assim, o ideal é procurar diretamente pela pulga adulta, ou seja, pequenos pontos marrons brilhantes entre os pelos do animal. Embora muita gente ache que as pulgas ficam mais próximas das costas, é importante procurar atrás do pescoço, nas orelhas, barriga e embaixo do rabo

Como a pulga se locomove e salta com facilidade, pode não ser possível encontrar o animal tão facilmente, no entanto, ao passar a mão pela pelagem do animal, é possível encontrar uma substância areosa, como pequenas bolinhas escuras. Isso são fezes de pulga. Ou seja, existe um parasita ali. 

Como eliminar a pulga em animais de estimação

pulga em cachorro coçando

Ao notar que o animal de estimação está se coçando mais do que o normal, a melhor coisa a fazer é tentar averiguar para ver se encontra alguma pulga, ou até mesmo a sujeira da pulga

Além disso, é possível que a pele do animal esteja avermelhada ou com algumas lesões e picadas. Isso significa que podem haver pulgas nos pêlos do animal. Quando isso acontecer, o ideal é procurar formas de tratar.

Coleiras: a coleira antipulgas é uma ótima opção e custo benefício. Ela possui substâncias que se espalham pelo pelo do animal. Sua durabilidade pode chegar a até 8 meses.

Comprimidos: geralmente esses medicamentos são indicados para infecções maiores. Eles são muito eficientes e podem garantir meses de prevenção.

Sprays: o spray pode ser aplicado tanto no pet quanto no ambiente em que ele vive. Eles ótimas formas de eliminar as pulgas e podem ser aplicados com o pelo do animal seco. 

Pipeta: com certeza este é o tratamento mais comum, a pipeta é composta por um líquido ligeiramente oleoso, que deve ser aplicada em todo o dorso do animal. As substâncias compostas por ela irão se espalhar por todo o corpo do animal. 

Shampoos: o shampoo antipulga não elimina 100% os parasitas, contudo, podem ser ótimos aliados ao combate. Além disso, eles são compostos por inseticidas fortes, portanto ao usar um shampoo para este problema é necessário cuidado. 

É muito importante eliminar a pulga do ambiente em que o animal vive. Para isso, o spray pode ser muito útil, além de uma limpeza constante no local. Além disso, no petshop é possível encontrar produtos adequados para eliminar pulgas e carrapatos. 

Pulgas de cachorro podem picar humano?

Não é comum que as pulgas de animais domésticos se alimentem de sangue humano, porém, pode ocorrer alguma picada. O ideal é prevenir que as pulgas apareçam em casa, para isso, é importante manter uma higienização frequente da casa, além de aplicar antipulga regularmente nos animais de estimação.

Curtiu esta publicação? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. MARY disse:

    Meu cachorro tá usando a coleira scalibu e ante pulga e mesmo assim tá com pulga o que passar

  2. Sandra disse:

    Meu cachorro se coça muito embaixo do rabo, mas não tem nada eu não sei o que fazer ele toda noite vomita amarelo porfavor me ajude obrigada, ou que tipo de ração posso dar

Deixe o seu comentário