Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro se coçando muito e se mordendo: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro se coçando muito e se mordendo

Você notou o cachorro se coçando muito e se mordendo? Esse é um comportamento que pode significar quadros alérgicos, problemas de pele e até síndrome da automutilação.

Entenda quais são as principais causas e como ajudar um cachorro se coçando e se mordendo. Confira! 

O cachorro fica se coçando e se mordendo: o que é?

Quem tem um cãozinho sabe que ele exige muita atenção e cuidados. Então, quando notamos algo diferente no seu comportamento, como coceiras e mordidas, pode ser sinal de que algo não vai bem.

Conheça quais são as principais causas para o comportamento de coçar e morder em cachorros.

Pulgas e carrapatos

Quase que unânime em diagnósticos populares: viu o cachorro se coçando, é pulgas e carrapatos!

E na maioria das vezes é mesmo. De modo geral, esses parasitas são vetores reconhecidos de doenças que podem causar reações alérgicas em cães. 

Se não forem protegidos adequadamente, os passeios pela rua e ambientes externos deixam os cachorros vulneráveis à infestação de pulgas e carrapatos. 

As patinhas e a pelagem são os principais alvos desses parasitas. São agentes transmissores de bactérias e protozoários que atingem as células sanguíneas dos animais e causam doenças como:

  • verminoses;
  • dermatite;
  • dipilidiose;
  • babesiose;
  • erliquiose.

Alergias e infecções

Os cachorros têm o costume de coçar e até morder a própria pele quando estão com algum tipo de alergia ou infecção.

No caso de quadros alérgicos, as causas podem ser alimentos, produtos de limpeza, poeira e pólen. Além das coceiras e mordidas excessivas, os sintomas incluem vermelhidão na pele, lambidas e até mesmo perda de pelo. 

Já os processos infecciosos, sejam fúngicos ou bacterianos, afetam principalmente as orelhas, patas e focinho dos cães.

Muita atenção aos sintomas e comportamentos dos cães. Em ambas as situações, esses problemas dermatológicos precisam de uma solução rápida. Leve o seu pet o quanto antes ao veterinário para um tratamento adequado.

cachorro se coçando e se mordendo
As doenças mais comuns de cães se coçando e mordendo muito são as causadas por alergias.

Isso porque a coceira e mordidas em excesso são prejudiciais à pele do animal. Ou seja, causam feridas, deixam a área irritada. 

O veterinário costuma realizar exames laboratoriais e recomendar a administração de medicamentos para minimizar os sintomas de coçar e morder. Como também, tratar a causa da alergia ou infecção. 

Transtornos psicológicos e mentais

Mas, o que é quando o cachorro se coça muito mas não tem pulga, alergia ou infecção? Pode ser um sinal de problemas psicológicos.

Não se surpreenda, animais também podem sofrer com ansiedade, depressão e outras questões de saúde mental. 

Por exemplo, mudanças de casas, sentimento de abandono e traumas são algumas das situações que afloram esse tipo de condição. 

Ainda é difícil identificar as causas em cães. Mas, se notar ações repentinas de coçar e morder, este comportamento pode estar relacionado a transtornos psicológicos e mentais. 

Vale ressaltar que esse é um quadro que pode ser desenvolvido em qualquer fase da vida. E pode ser agravado caso não seja tratado. 

Entre as mudanças comportamentais mais evidentes estão: 

  • o cachorro passa mais tempo isolado;
  • não tem interesse em brincar;
  • fica deitado por muito tempo em algum canto específico;
  • sem apetite; 
  • entre outros. 

Além disso, existe uma outra causa chamada de síndrome da automutilação. De difícil diagnóstico, a condição acontece por razões neuropáticas, como dermatopatias e estresse.

Em suma, coceiras e mordidas em excesso são sinais dessas condições, que precisam de uma investigação profissional para identificar a causa. Então, não hesite em procurar um veterinário para orientá-lo. 

Sinais de dor

meu cachorro se coça e se lambe muito
Um cão com dor pode coçar, morder ou lamber excessivamente a pele, sendo geral ou limitada a uma área.

Uma das maneiras que os cães avisam que estão com dor é se coçando e se mordendo muito. 

Em muitos dos casos, eles demonstram uma certa agonia. O que resulta em coceiras e mordidas excessivas na região que está dolorida. Um cenário comum é quando entra um espinho ou farpa nas patas.

Mas cuidado se for tentar retirar. O manuseio errado pode introduzir ainda mais o objeto, causar infecção e mais dor ao animal.

Em casos mais graves, o comportamento pode significar doenças, com a presença de um tumor ou infecção. 

Essas doenças só podem ser identificadas por exames clínicos. Então, uma rotina de consultas veterinária é a melhor maneira de cuidar da saúde dos cães. 

O profissional é responsável por cuidar do cronograma de vacinação e exames de rotina. Esse cuidado vai ajudar a entender as possíveis causas para cachorro se coçando e se mordendo

O que é bom para o cachorro parar de se coçar?

Agora que você já sabe algumas das principais causas, vamos falar das soluções. Então,  cachorro se coçando e se mordendo: o que fazer?

5 dicas para o seu cão que está se coçando e mordendo muito 

  1. Previna seu cachorro de pulgas e carrapatos 

Na Cobasi você encontra uma linha completa de antipulgas e carrapatos. São medicamentos eficazes que ajudam a eliminar os parasitas e protegem a saúde do seu amigo. 

  1. Atenção com alimentação do seu cachorro

É muito importante escolher a ração certa para o seu pet. Uma má alimentação é um dos principais fatores de alergias em cães. 

Portanto, invista em rações e petiscos de alta qualidade com ingredientes saudáveis. Para garantir uma dieta balanceada para o seu pet, visite o pet shop online da Cobasi. 

  1. Banho & Tosa regulares ajudam e muito
Banho em cachorro peludo e grande
Para os cães alérgicos a rotina de banhos pode ser numa frequência maior semanalmente. Consulte o seu veterinário!

Cuidar da higiene dos cães é fundamental para evitar problemas dermatológicos que causam coceiras e mordidas.

Existem produtos de higiene, como shampoos, sabonetes e rasqueadeiras, por exemplo. Eles são ideais para cuidados com a pelagem dos cães. 

Além disso, contar com serviços de banho e tosa fará muito bem para a pele do seu animal de estimação. 

  1. Garanta tudo o que é essencial para o seu cachorro

Já ouviu falar sobre enriquecimento ambiental para cães? É quando você oferece tudo o que o seu amigo precisa para ter saúde e bem-estar. 

Então, garantir uma cama confortável, brinquedos, comedouro e bebedouro, são algumas das soluções que não podem faltar na casa de um cachorro.

  1. Dê muito amor e carinho

Você sabia que o seu cachorro ama a sua presença? Crie uma rotina: faça passeios, brinque e interaja sempre que possível com o seu pet.

cachorro se coçando e se mordendo remédio

Assim você evita que ele fique triste ou desanimado. São essas interações que fazem o dia do seu amigo muito mais feliz. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário