Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tumor em cachorro: saiba como cuidar do seu animal de estimação

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro deitado com tumor
Tumores em cães pode ser benignos e malignos

Tumor em cachorro é uma condição de saúde sensível que, por vezes, assusta e causa preocupação em tutores. Como se trata de um assunto delicado, convidamos Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, para contar tudo sobre o assunto.

O que é o tumor em cachorro?

O tumor em cachorro pode ser definido como a multiplicação desordenada de células, o que forma um acúmulo de tecidos no organismo. Essas massas podem ficar alojadas em diversas partes do corpo do animal, como explica Joyce.

“Tumores são neoplasias (proliferação desordenada de células) que podem surgir em diversos tecidos e órgãos dos animais, cada um com uma característica diferente. Não há um padrão estabelecido para todos os tumores”. 

Os locais mais comuns para o desenvolvimento de tumores em cães são: mamas, útero e ovários em fêmeas, em machos é o tumor testicular. Já em ambos os sexos, o de pele, fígado e baço são os mais recorrentes.

Além da localização, o que diferencia um tumor em cachorro de outro é que podemos classificá-lo como benigno e maligno. E isso faz toda a diferença na hora de entender qual é o melhor tratamento para tumor em cães.

Como saber se o tumor é benigno ou maligno?

De maneira geral, os tumores classificados como benignos são considerados um tipo de condição mais simples e facil de tratar.

Um bom exemplo é o lipoma em cachorro, que corresponde a pequenas bolinhas que aparecem por baixo da pele dos animais, mais comum em cães idosos.Por outro lado, há os tumores malignos em cães.

Além de serem mais agressivos ao organismo do animal, possuem um tratamento mais complicado e exigem maior atenção por parte do tutor.

O que pode causar tumor em cachorro?

Existem alguns motivos relacionados às causas de câncer em cachorro, como:

  • idade (cães idosos possuem maior tendência a desenvolver a doença);
  • hereditariedade (quando a doença passa de uma geração à outra);
  • exposição demasiada ao sol;
  • doenças virais;
  • má alimentação;
  • crescimento demasiado dos hormônios no organismo.

Quais são os tipos de tumores em cachorro?

cancer em cachorro
O tumor em cães pode estar relacionado a fatores genéticos, raça, idade avançada, exposição solar, entre outras causas.

Conheça os principais tipos de tumores em cachorro:

Tumores cutâneos em cães

Os tumores cutâneos são chamados de câncer de pele em cachorro. Eles se desenvolvem e apresentam tamanhos diferentes, sendo de fácil identificação pelo tutor. Os principais são:

  • Papiloma: um tumor benigno semelhante às verrugas;
  • Lipoma: compostos por células gordurosas, sendo um tumor benigno;
  • Lipossarcoma: um tumor maligno em cães, semelhante ao lipoma;
  • Histiocitoma: composto por leves elevações no pelo do pet;
  • Mastocitoma: comuns em raças braquicefálicas e, na maioria dos casos, são malignos, se apresentando avermelhados e em forma de elevações na pele;
  • Carcinomas: causado pela exposição UV;
  • Melanomas: nódulos escuros na pálpebra ou boca do animal, considerados tumores malignos.

Tumores ósseos em cachorro

Os tumores ósseos em cachorro são classificados como malignos ou benignos e podem afetar o seu animal de estimação em qualquer fase da vida. 

Nesse caso, os tumores malignos são chamados de osteossarcoma e costumam surgir nas patas dianteiras. Já a sua variante benigna recebe o nome de osteocondroma e se desenvolve principalmente em regiões da cabeça, face, costelas e patas. 

Esse tipo de câncer em cachorro é mais comum em animais mais jovens.

Tumores no sistema reprodutor

Tanto cães machos quanto cachorros fêmeas são suscetíveis ao aparecimento de tumores no sistema reprodutor. Os tipos mais comuns desse tipo de câncer em cachorro são:

  • testicular: mais comum em machos com mais de 6 anos;
  • venéreo transmissível: é contagioso e passa para outros animais por meio do contato direto;
  • vaginal: atinge especialmente as fêmeas não castradas e com idade avançada;
  • ovárico: pode ser maligno e assintomático, se estendendo pela cavidade abdominal;
  • mamário: o cancêr mamário atinge as cachorras a partir dos 6 anos e pode ser detectado com a palpação da região. 

Sarcoma de tecidos

São tumores malignos em cachorro que podem ter as mais diversas origens. O sarcoma, por exemplo, pode ser encontrado em três versões: hemangiossarcoma, osteosarcoma e linfoma ou linfossarcoma.

Tumor em cachorro: linfoma

O linfoma é um tumor maligno em cães que atinge o sangue presente na medula óssea, assim como ocorre nos seres humanos. Animais adultos na faixa da meia-idade ou já idosos são aqueles que precisam de um cuidado maior por parte dos tutores.    

Quais são os sintomas de tumor em cachorro?

cachorro com tumor
Existem alguns casos em que o câncer em cachorro é silencioso, isto é, assintomático.

Após conhecer os tipos de câncer em cães, você deve estar em dúvida sobre como saber se é um tumor em cachorro?

Confira, os principais sintomas de tumor em cachorro

  • nódulos no corpo ou nas patas;
  • inchaço;
  • fraqueza;
  • apatia;
  • dificuldade respiratória;
  • diarreia com sangue;
  • sangramentos pelo corpo;
  • secreções nas mamas.

Joyce alerta sobre os sinais clínicos do câncer em cachorro: “Os sintomas dependem muito do órgão onde o tumor se localiza. Por exemplo, animais com neoplasia em pulmão podem ter dificuldade respiratória”.

A especialista ainda completou: “Mas, em geral, os animais podem apresentar alguns sintomas de alerta como a presença de nódulos pelo corpo, aumento de volume em uma região, fraqueza, apatia, falta de apetite e perda de peso”, relatou.

Como é o diagnóstico de tumor em cães?

pet deitado
O diagnóstico de tumor em cães exige uma série de exames complexos

Assim que o animal de estimação chega ao consultório de um médico-veterinário, ele passa por uma série de exames para descartar ou confirmar a doença. O primeiro deles é o exame de tato, indicado para localizar a origem do possível câncer.

Em seguida, o especialista pode solicitar a realização de exames complementares como, por exemplo: raio-x, tomografia, ultrassom, histopatológico, avaliação clínica do animal e exames de sangue para confirmar o diagnóstico. 

Caso a existência de um tumor seja confirmada, ainda é realizada uma biópsia para a retirada e análise da massa presente no organismo do cão.  

O câncer em cachorro tem cura? 

A resposta depende do tipo do tumor e em qual estágio a doença foi diagnosticada. Atualmente, existem diversos procedimentos indicados para o tratamento da patologia. 

O que fazer quando o cachorro está com tumor?

O tratamento de tumor em cachorro e a sua eficácia variam de acordo com o tipo de câncer do cão e de outros fatores ligados à saúde do animal. 

As condições analisadas pelo veterinário são: a saúde do pet, a idade, raça e o estágio em que o tumor se encontra.

De acordo com Joyce: “o tratamento do câncer em cachorro pode ser a remoção cirúrgica do tumor – acompanhada ou não de quimioterapia – radioterapia ou conforme o protocolo escolhido pelo veterinário especializado em tratamentos oncológicos”, afirmou.

Como prevenir o tumor no cachorro?

Infelizmente, não há uma maneira garantida de evitar o aparecimento de tumor em cachorro, pois há raças que são mais suscetíveis ao surgimento da doença. 

Por exemplo, os cães da raça poodle, labrador e rottweiler, estão entre as raças mais propensas a desenvolver neoplasias.

Entretanto, o tutor pode adotar alguns hábitos saudáveis que contribuem para fortalecer a saúde do animal. As maneiras mais adequadas são:

Alimentação saudável e atividades físicas

Oferecer ração de qualidade e alimentos próprios para animais diminui as chances de obesidade e o surgimento de outras doenças que favorecem o aparecimento de tumores em cães. 

Além disso, a prática de atividades físicas é essencial para o controle de peso e aumentar a imunidade do seu animal.

Acompanhamento veterinário e castração

Muitas vezes, os tumores em cachorros surgem nos órgãos reprodutores, por isso as fêmeas têm risco maior de desenvolver tumores mamários, uterinos e ovarianos. No caso dos cães machos, é possível que eles desenvolvam câncer nos testículos.

Nesse caso, as maneiras mais efetivas de prevenção de tumor em cachorro são visitas frequentes ao médico-veterinário para acompanhamento da saúde e o diagnóstico precoce. 

Outra ação que ajuda bastante é a castração do animal de estimação, pois evita que nódulos apareçam nos órgãos reprodutores.Agora que você já sabe tudo sobre tumor em cachorro, nada melhor que cuidar da saúde e bem-estar do animal para diminuir os riscos de surgimento da doença. Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe a pergunta nos comentários.

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário