Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Artrose em cachorro: sintomas, causas, tratamento e prevenção

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pet tratando para artrose em cachorro
Artrose em cachorro é um doença grave que afeta a cartilagem das articulações do pet

Artrose em cachorro é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem das articulações de pets em qualquer fase da vida.

Venha com a gente e saiba tudo sobre artrose canina: o que é, causas, sintomas, tratamentos e como prevenir a doença. Acompanhe!

O que é a artrose em cachorro?

A artrose em cachorro é uma patologia que atinge a cartilagem que se encontra no interior das articulações das patas do animal.

Por ser degenerativa, ela causa a perda da elasticidade dos tendões, o que torna mais difícil a locomoção do cão. 

Além de dores e incômodos, a longo prazo, a artrose leva à diminuição das atividades físicas e, consequentemente, ao desenvolvimento de obesidade. 

Tipos de artrose em cachorro

A artrose em cachorro é uma condição de saúde que pode ser classificada em dois tipos, em virtude de sua origem. Essas variantes são chamadas de osteoartrose primária e secundária. Conheça melhor cada uma delas.

Osteoartrose primária em cães

A osteoartrose primária se caracteriza pelo desgaste natural das articulações do pet durante a vida, o que torna os cães idosos os mais afetados. Animais usados em treinamento, competição ou trabalho podem desenvolver a doença de forma prematura.

Osteoartrose secundária

Por sua vez, a osteoartrose secundária se desenvolve por fatores não relacionados com a faixa etária do animal. Lesões, fraturas, entorses ou má formação genética de tendões, ligamentos e músculos, são os principais motivos dessa condição de saúde.

Causas da artrose canina

A artrose canina pode se desenvolver a partir de um ou mais fatores combinados. Entretanto, a principal causa de artrose em cachorro é ambiental.

É isso mesmo, superfícies lisas atrapalham a estabilidade do pet, fazendo com que as articulações sofram pequenas lesões.

Em consequência disso, com o tempo, as cartilagens também se desgastam e deixam cachorro com artrose. Além disso de uma superfície lisa, outras possíveis causas para artrose em cachorro são:

Obesidade contribui para artrose em cães

Um animal obeso ou com sobrepeso está no grupo de risco quando falamos sobre artrose em cães.

A obesidade canina é uma das principais causas relacionadas à artrose em cachorro. Uma dieta irregular leva ao ganho de peso e, consequentemente sobrecarga sobre as articulações do pet.

Quais raças têm mais chances de desenvolver artrose?

Apesar de ser uma doença que pode afetar cães de todas as raças, portes e idades, a artrose em cães é mais comum em algumas raças, como:

  • Rottweiler;
  • Pastor Alemão;
  • Labradores;
  • Golden Retriever;
  • Pit Bull;
  • Yorkshires;
  • Spitz Alemães;
  • Poodles.

Cães idosos são suscetíveis a ter artrose

Um cão é considerado idoso quando atinge os oito anos de idade. A partir dessa etapa da vida, o animal fica suscetível a ter artrose canina. Isso acontece devido ao desgaste natural dos ossos, cartilagens e articulações.

Doenças articulares são fator de risco

Doenças articulares são um fator de risco, que favorecem o surgimento da artrose canina. Se o seu pet teve luxações, displasias ou ruptura de tendões e ligamentos, ele está mais propenso a ter artrose. Além disso, cirurgias nas patas também estão entre os fatores de risco.  

Sintomas da artrose em cachorro

O primeiro passo para cuidar da saúde do seu animal de estimação é se atentar aos sintomas de artrose em cachorro. Entre os mais comuns, estão:

  • animal anda mancando;
  • alta de sensibilidade nas pernas
  • dores ao se locomover;
  • inchaço nas articulações;
  • letargia;
  • lambidas e mordidas excessivas nas articulações;
  • falta de apetite;
  • apatia;
  • falta de mobilidade;
  • irritabilidade.

Ao perceber um ou mais desses sintomas de artrose em cachorro, procure a orientação de um médico-veterinário. Só ele poderá realizar um diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado ao seu animal de estimação.

Diagnóstico e tratamento para artrose canina

O diagnóstico de artrose canina é bastante simples. O médico-veterinário irá realizar alguns exames clínicos para tentar identificar a doença. Se seguida, ele poderá solicitar exames de imagem e laboratoriais para confirmar a análise inicial.

A artrose em cães é uma condição de saúde que não tem cura. Por isso, o tratamento tem como objetivo diminuir os sintomas e garantir a qualidade de vida do pet.

Entre os métodos usados para tratar da doença, estão: administração de remédios para articulação e sessões de fisioterapia para contenção das dores. As mais indicadas são: eletroterapia, hidroterapia, acupuntura, ultrassom, laserterapia e quiropraxia.

Por fim, será necessário realizar mudanças na dieta do seu animal de estimação. Investir em rações específicas para cães idosos é essencial. Com isso, você evita o sobrepeso e diminui a pressão sobre as articulações e cartilagens do animal.

Como prevenir artrose em cachorro?

animal deitado com artrose canina
Para prevenir a artrose canina são necessários cuidados com alimentação e o ambiente

Uma dúvida frequente dos tutores é: como prevenir artrose em cachorro? A resposta é sim! E para isso, basta se atentar a questões como alimentação, prática de atividades físicas e superfície de casa.

Combinar uma dieta balanceada com rações Premium, petiscos e prática de atividades são hábitos que ajudam no bem-estar do pet.

Além disso, evite passear com o cão em superfícies escorregadias. Lembre-se, a falta de estabilidade é uma das principais causas de artrose canina. Em casa, aposte em tapetinhos para oferecer um local seguro para a locomoção do animal.

Tão importante quanto alimentação e passeios, são as visitas regulares a um médico-veterinário de confiança. Dessa maneira, o tutor conseguirá perceber qualquer alteração na saúde do pet e agir.

Diferença entre artrite e artrose em cachorro

Os nomes artrite e artrose em cachorro podem causar dúvidas os tutores. Por isso, vamos explicar a diferença entre cada uma dessas doenças.

A artrite em cães é uma inflamação na cartilagem das articulações do animal, surgida a partir de uma inflamação na região. A condição é classificada entre crônica ou aguda.

Por sua vez, a artrose canina é uma doença degenerativa que afeta a mesma região. O que causa dores e dificuldade de locomoção no pet.  Gostou de saber o que é artrose em cachorro? Então, conte para gente: o que você tem feito para prevenir o desenvolvimento dessa doença em seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Mariluzi Aureliano da Silva disse:

    Olá …
    Gostei muito das dicas , tenho uma labradora chocolate, de 4 anos pesa 35 kl . E agora descobri que deu uma alteração no fígado.tambem anda mancando. Preciso descobrir se está com artrose. Obrigada foi de grande valia .

  2. rodrigo disse:

    tenho cadela qui comprei du canil veio de loge so qui quand chegou aqui casa logo eu deparei qui ela manca da perna esquerda ela pucha , logo j a fui da olhada pronfuda nao tinha nenhum machucado tava tudo certo.. so qui ela tem ese poblema sera qui mas pra frente vai prejudicar ela

    • Cobasi disse:

      Olá Rodrigo, bom dia! Se sua cadela está mancando, mesmo sem sinais visíveis de lesões, é aconselhável consultar um veterinário para uma avaliação mais detalhada. Um problema persistente na pata pode indicar questões ortopédicas ou de saúde. O profissional poderá orientar sobre exames e tratamentos adequados. Agradecemos por buscar assistência para sua cadela e esperamos que não seja nada demais.

Deixe o seu comentário