Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Posso dar antibiótico humano para cachorro? Descubra

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Antibiótico humano para cachorro

Posso dar antibiótico humano para cachorro? Essa é uma pergunta frequente entre os tutores menos experientes. Para saber se é possível dar esse tipo de medicamento para os pets e as possíveis consequências, venha com a gente.

Para que servem os antibióticos para cachorros?

Os antibióticos são um medicamento indicado para tratar infecções causadas por bactérias. E devem ser administrados apenas com orientação e aprovação de um médico-veterinário. No caso dos cachorros, os antibióticos são usados para combater as seguintes doenças.  

  • otite canina;
  • dermatite canina;
  • infecção intestinal;
  • prostatites;
  • infecções do sistema urinário;
  • gastroenterite canina;
  • doenças do aparelho geniturinário;
  • gripe canina e doenças do aparelho respiratório;
  • doença do carrapato.

Importante: O antibiótico para cachorro é encontrado em diversas versões, como comprimidos, cápsulas, pomadas e suspensão.

Posso dar antibiótico humano para cachorro?

Os antibióticos para cachorro são específicos, principalmente por causa da dosagem, que pode ser pequena, não é encontrada em medicamentos para seres humanos. Muitos remédios para cães também costumam ter outras ações específicas no organismo do pet. Por isso, nunca dê antibiótico humano para cachorro.

Qual é o melhor antibiótico para cães?

O melhor antibiótico para cães e a dosagem ideal são aqueles que livram o seu animal de estimação da doença sem agredir o organismo. Por isso, o melhor antibiótico para cachorros é aquele recomendado pelo médico-veterinário.

Antibiótico humano para cachorro: qual é o perigo?

Administrar antibiótico humano para cachorro ou fazer a automedicação pode colocar a saúde do animal em risco.  O uso incorreto do antibiótico humano para cachorro pode causar intoxicações no organismo no pet. Além disso, pode contribuir para a reprodução das bactérias no organismo e deixá-las ainda mais resistentes ao remédio.

O que são superbactérias?

Ao usar o remédio sem respeitar a dose e a frequência correta, somente as bactérias mais fracas morrem, já as mais resistentes continuam vivas e se reproduzindo. A reprodução desses organismos, geram os que os médicos chamam de superbactérias.

Lembre-se de que apenas médicos-veterinários podem indicar o melhor tratamento para o seu pet. Por isso, antes de medicar seu cão, procure um profissional especializado. E não se esqueça de seguir à risca o tratamento indicado por ele. Só assim o seu pet ficará saudável novamente.

O seu pet costuma ficar doente? Conte para gente como você faz para cuidar da saúde do animal.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Francisca disse:

    Meu cachorro se operou de uma etnia nos quadrinhos os pontos estão sarados mas ficou com um pequeno observo nos quarto saindo um pouco de secreção o que devo fazer e usa para cicatriza

    • Cobasi disse:

      Oi, Francisca. Como vai? A cicatrização completa dos pontos também precisa considerar algumas situações. Por exemplo, é necessário ter em mente que a movimentação do pet precisa ser restringida durante o tempo de recuperação. Mas deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento, as visitas ao médico-veterinário neste período deve ser reforçado 😊

  2. Evenice disse:

    Olá bom dia. Meu cachorro esra com infecção de urina ,notei porque ela passou a tomar muita água em excesso coisa que não fazia.antes. a urina dela cria uma nata branca por cima e emagreceu. Não levei ao veterinário por não ter condições, uma vez em que estou desempregada gostaria de saber qual antibiótico eu poderia estar dando para ela . Muito obg.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Evenice, é importante que saiba que apenas um médico-veterinário pode receitar os medicamentos e sua dosagem correta ao pet, ok?

      Para que você consiga uma análise profissional ao seu animal de estimação, criamos um conteúdo completo onde você vai saber como encontrar um hospital veterinário público perto de você.

      Da uma olhadinha: https://blog.cobasi.com.br/hospital-veterinario-publico/

      Desejamos melhoras ao cachorro! 🧡

  3. Cristina disse:

    Meu cão está emagrecendo muito. Já troquei a ração, mas não adiantou. (Dei vitamina/ remédio de verme)Ele não aparenta ter nenhuma dor ou outra coisa que pareça estar doente. Não sei mais o quê fazer..

    • Cobasi disse:

      Olá, Cristina! Tudo bem?
      È importante levá-lo ao veterinário, pois a falta de apetite pode ser desencadeada por uma série de motivos e é necessário um diagnostico preciso e tratamento adequado.

  4. Paula Estrela disse:

    Meu cachorro se coçando sem parar…dou antialérgico e nada. É um labrador. já não sei o que mais fazer. coloquei esse e-mail mais não está ativo.

    • Cobasi disse:

      Olá, Paula! tudo bem?
      Recomendamos que leve o animal ao veterinário para que ele seja avaliado adequadamente, pois só após o diagnostico é possível recomendar o tratamento adequado.

Deixe o seu comentário