Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plaquetas baixas em cães: saiba os sintomas e tratamento

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plaquetas baixas em cães

Plaquetas baixas em cães é uma disfunção que afeta diretamente a saúde do pet, podendo ocasionar uma série de doenças graves. Conheça os sintomas e os métodos de tratamento necessários para o seu animal voltar a ficar saudável.

Plaquetas baixas em cães: será que é doença?

As plaquetas sanguíneas ou como trombócitos, como são chamados pelos médicos-veterinários, são microrganismos presentes na corrente sanguínea. Nascidos na medula óssea dos pets, elas têm a função de facilitar a coagulação, a famosa casquinha.

Por isso, plaquetas baixas em cachorro são um aviso de que há algum problema com o organismo do seu animal de estimação. Que pode variar desde verminoses  até quadros mais sérios como a doença do carrapato.

Cachorro com plaquetas baixas: consequências

Está se perguntando quais as consequências de um cachorro com plaquetas baixas? A principal delas é que o seu animal de estimação fica mais propenso a sofrer acidentes, quedas e até hemorragia. Normalmente o sistema circulatório dos pets conta com uma variação de plaquetas entre 100 e 500 mil/ mm3.

Inclusive, se o animal está próximo de uma cirurgia, ele deve realizar um hemograma completo. Mesmo a castração, que é um procedimento comum, não é recomendada para animais que estão com o volume de plaquetas baixas no sangue, por conta do risco de hemorragia.

Plaquetas baixas em cães: sintomas

Uma boa maneira de preservar a saúde do animal e evitar problemas mais graves é estar atento aos sintomas de plaquetas baixas em cães. Normalmente esses sinais ficam evidentes em mudanças no comportamento do animal, como:

  • febre;
  • desânimo;
  • hematomas na pele, como manchas vermelhas;
  • feridas abertas;
  • palidez;
  • emagrecimento e perda de apetite;
  • dificuldade em respirar.

Esses são os sintomas mais comuns quando um cão está com as plaquetas baixas, porém eles também podem significar que o pet está com outras doenças.  Por isso, ao perceber um ou mais desses sinais, o ideal é procurar um médico-veterinário para exames de sangue mais detalhados. 

Cão com plaquetas baixas: doença associadas

plaquetas baixas em cães

Quando um cão está com plaquetas baixas é como se o organismo do animal mandasse um aviso de que há algo errado. Na maioria dos casos, cachorros com plaquetas baixas estão associados a alguma enfermidade. As principais doenças são:

  • anemia;
  • linfomas;
  • leucemia;
  • trombocitopenia;
  • infecções;
  • erliquiose (doença do carrapato);
  • doenças virais;
  • intoxicação ou envenenamento;
  • trombocitonemia imunomediada;
  • doenças autoimunes.

Importante: apesar da queda de plaquetas sanguíneas no sangue do cachorro, há algumas exceções. Ele pode apresentar um nível baixo delas em situações como quimioterapia ou durante o tratamento com medicamentos. Vale a pena consultar sempre um médico-veterinário para ter certeza. 

Plaquetas baixas em cães: tratamento

O tratamento para plaquetas baixas em cães começa com o diagnóstico preciso do seu médico-veterinário de confiança. Já que é necessário descobrir qual é a doença que está afetando o organismo do animal para tratar da maneira correta, que pode ser através de remédios específicos para aumentar as plaquetas, como transfusões de sangue em cães e corticoides.

Além do tratamento médico convencional para plaquetas baixas em cães, o tutor também pode ajudar na pronta recuperação do animal de estimação. É isso mesmo! Há algumas práticas bem simples que contribuem para o aumento das plaquetas no sangue. Confira!

  • Mantenha o cachorro bem hidratado: manter o seu pet hidratado colabora com a rápida recuperação durante o seu tratamento e, além disso, ainda combate diretamente a febre, que, como visto, é um dos principais sintomas de plaquetas baixas. Portanto, se ele não quiser beber água, tente oferecer o líquido com pedras de gelo, bem fresquinho.
  • Garanta que ele não tenha nenhum esforço físico, afinal, o descanso é um ponto principal do tratamento contra a baixa das plaquetas. Por isso, nada de brincadeiras ou passeios nesse período. Tenha em mente que qualquer machucado ou até mesmo arranhado será um grande problema.
  • Ofereça alimentos ricos em ferro: o ferro é uma proteína que contribui diretamente com o fortalecimento da corrente sanguínea. É possível que o veterinário indique rações específicas para auxiliar no processo.

O seu cachorro já teve sintomas de plaquetas baixas? Compartilhe com a gente a sua experiência e ajude mais tutores a lidar com a situação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

26 Comentários

  1. Luiz Oscar disse:

    Quais alimentos rico em ferro para os cães?
    Agradeço

    • Cobasi disse:

      Luiz, como vai? As rações Super Premium são balanceadas e possuem nutrição completa. Caso seu pet esteja com deficiência de ferro, recomendamos que procure um médico-veterinário para avaliar e indicar a suplementação adequada.

  2. Katrine 6 disse:

    Meu filhote pet tá com as plaquetas baixa 38000 foi o resultado que deu.

  3. José Miguel Hessing disse:

    Muito boa A explicação. Obrigado

  4. Claudia disse:

    Muito boa explicação, tirei todas minhas dúvidas. Gosto muito de informação🙏🙏

  5. Cláudio disse:

    Sim foi importante estava com dúvidas que foram esclarecida .

  6. Rejane disse:

    Gostei muito de saber sobre plaquetas,minha cachorrinha fez um emograma e está cm as plaquetas baixa.

  7. Marlene disse:

    Obrigado!
    As dicas vão me ajudar.

  8. Layse disse:

    Meu cachorro foi diagnosticado com anaplasmose (conhecido com a doença do carrapato) e desde então as plaquetas estão super afetadas sempre muito baixas e já não sei mais o que fazer!

    • Aline Cristina de Assis disse:

      Faz tempo que isso vem ocorrendo? A minha tb ta com o mesmo problema e to super preocupada

    • Elizabete disse:

      Oi, também estou passando por isso com meu doguinho, dele chegou a 6mil, veterinário disse que ele produz plaquetas e não tem anemia, já foi feito algumas ultrassons e nada. Constatou que o próprio organismo dele esteja combatendo as plaquetas…o tratamento que iniciamos foi com corticóides, ameniza, mas os efeitos colaterais a longo prazo são difíceis ainda mais para o meu com 16 anos.

  9. Sonia maria de camargo santos disse:

    Meu cachorro Jonny está com as plaquetas em 4000 muito baixa o que devo fazer transfusão de sangue?

  10. JORGE ALAN MIRANDA disse:

    É POSSIVEL UM PET BEBÊ COM MENOS DE DOIS MESES SOBREVIVER COM AS PLAQUETAS ZERADA?

    • Cobasi disse:

      Olá, Jorge! Tudo bem?
      Um filhote é mais sensível e as plaquetas baixas podem ocasionar uma série de sintomas e doenças. Recomendamos que converse com um profissional, pois é necessário avaliar a saúde atual do animal.

  11. Ana disse:

    A minha foi para a clínica com 58 e voltou com 82. Não descobriram o motivo. Vários exames de sangue e imagem. Ela tem uma tosse esporádica e se alimenta muito pouco. Não apresenta anemia. Ano passado tratou doença de carrapato, mesmo o resultado do exame tendo sido inconclusivo, mas este ano deu negativo para a doença . Pediram que ela fique 30 dias sem tomar cortisona (espero que ela aguente) para fazer outros exames.

    • Cobasi disse:

      Oi, Ana. É difícil quando nossos pets passam por problemas de saúde sem uma causa clara. Continuar seguindo as orientações do veterinário e aguardar os resultados dos exames adicionais é importante. Mantenha um registro detalhado dos sintomas e comportamentos da sua cachorrinha, isso pode ajudar o veterinário a traçar um diagnóstico mais preciso.

  12. SILVIA disse:

    As plaquetas da minha maltês no mes 05, estava 372 mil/mm, e esse mes 07/2023 esta 186 mil/mm. E o valor de referencia é 200 mil/mm a 500 mil/mm. Como devo considerar?

  13. Marcelo Rodrugues disse:

    Minha cachora esta com a doença do carapato e com muita anemia. Ja levei ela no veterinario ficou emtenada mais não melhora ja gastei muito com veclinica veterinário e não esta melhorando oque eu faço .. Mi ajuda pelo amor de deus

  14. Helen disse:

    minha cachorra apresentou plaquetas baixas e ferro alto. lavei fazer o exame de doença do carrapato. ela está bem con muita energia e fome. tem 16 anos. fizemos ultrassom deu nodulo benigno no figado. ia tirar tartaro e teve que adiar…

    • Cobasi disse:

      Helen, se a sua cachorra apresenta plaquetas baixas, é crucial seguir as orientações do veterinário. Eles podem fornecer informações sobre a condição específica do seu animal de estimação e recomendar o tratamento adequado.

  15. Dirceu José disse:

    Boa noite! tenho uma dúvida! Minha cadela fez risco cirúrgico , sangue completo, ultrassom do coração, e foi para cirurgia , fez castração , duas hérnia igual e olho de cereja, ela tinha 8 anos , 11 kg, , peguei ela com 50 mil de plaqueta e uma leve anemia , e a plaqueta continuou caindo mesmo utilizando antibiótico, enfim ele morreu 6 dias depois e não aceitou por que dizem que era carrapato , e o exame eu fiz d4 x deu negativo,não sei do que ela morreu.

    • Cobasi disse:

      Dirceu, sentimos muito pela sua cadelinha.😞
      Só o veterinário com acesso ao histórico de saúde do pet é capaz de responder sobre o motivo do óbito.

  16. Dirceu José disse:

    Tenho todos exames dela

Deixe o seu comentário