
Plaquetas baixas em cães é uma disfunção que afeta diretamente a saúde do pet, podendo ocasionar uma série de doenças graves. Conheça os sintomas e os métodos de tratamento necessários para o seu animal voltar a ficar saudável.
As plaquetas sanguíneas ou como trombócitos, como são chamados pelos médicos-veterinários, são microrganismos presentes na corrente sanguínea. Nascidos na medula óssea dos pets, elas têm a função de facilitar a coagulação, a famosa casquinha.
Por isso, plaquetas baixas em cachorro são um aviso de que há algum problema com o organismo do seu animal de estimação. Que pode variar desde verminoses até quadros mais sérios como a doença do carrapato.
Está se perguntando quais as consequências de um cachorro com plaquetas baixas? A principal delas é que o seu animal de estimação fica mais propenso a sofrer acidentes, quedas e até hemorragia. Normalmente o sistema circulatório dos pets conta com uma variação de plaquetas entre 100 e 500 mil/ mm3.
Inclusive, se o animal está próximo de uma cirurgia, ele deve realizar um hemograma completo. Mesmo a castração, que é um procedimento comum, não é recomendada para animais que estão com o volume de plaquetas baixas no sangue, por conta do risco de hemorragia.
Uma boa maneira de preservar a saúde do animal e evitar problemas mais graves é estar atento aos sintomas de plaquetas baixas em cães. Normalmente esses sinais ficam evidentes em mudanças no comportamento do animal, como:
Esses são os sintomas mais comuns quando um cão está com as plaquetas baixas, porém eles também podem significar que o pet está com outras doenças. Por isso, ao perceber um ou mais desses sinais, o ideal é procurar um médico-veterinário para exames de sangue mais detalhados.
Quando um cão está com plaquetas baixas é como se o organismo do animal mandasse um aviso de que há algo errado. Na maioria dos casos, cachorros com plaquetas baixas estão associados a alguma enfermidade. As principais doenças são:
Importante: apesar da queda de plaquetas sanguíneas no sangue do cachorro, há algumas exceções. Ele pode apresentar um nível baixo delas em situações como quimioterapia ou durante o tratamento com medicamentos. Vale a pena consultar sempre um médico-veterinário para ter certeza.
O tratamento para plaquetas baixas em cães começa com o diagnóstico preciso do seu médico-veterinário de confiança. Já que é necessário descobrir qual é a doença que está afetando o organismo do animal para tratar da maneira correta, que pode ser através de remédios específicos para aumentar as plaquetas, como transfusões de sangue em cães e corticoides.
Além do tratamento médico convencional para plaquetas baixas em cães, o tutor também pode ajudar na pronta recuperação do animal de estimação. É isso mesmo! Há algumas práticas bem simples que contribuem para o aumento das plaquetas no sangue. Confira!
O seu cachorro já teve sintomas de plaquetas baixas? Compartilhe com a gente a sua experiência e ajude mais tutores a lidar com a situação.
Quais alimentos rico em ferro para os cães?
Agradeço
Luiz, como vai? As rações Super Premium são balanceadas e possuem nutrição completa. Caso seu pet esteja com deficiência de ferro, recomendamos que procure um médico-veterinário para avaliar e indicar a suplementação adequada.
Meu filhote pet tá com as plaquetas baixa 38000 foi o resultado que deu.
Muito boa A explicação. Obrigado
Muito boa explicação, tirei todas minhas dúvidas. Gosto muito de informação🙏🙏
Sim foi importante estava com dúvidas que foram esclarecida .
Gostei muito de saber sobre plaquetas,minha cachorrinha fez um emograma e está cm as plaquetas baixa.
Obrigado!
As dicas vão me ajudar.