Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com dor de barriga: prevenção e cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com dor de barriga esperando remédio

Um cachorro com dor de barriga pode significar uma série de problemas. Por isso, nós preparamos um material completo com diagnósticos, cuidados e prevenção para ajudar o tutor a manter a saúde do pet em dia. Acompanhe!

Meu cachorro está com dor de barriga?

Um cachorro com dor de barriga não significa que ele tem uma doença específica, mas sim um sintoma de algum mal-estar, desconforto ou até mesmo uma enfermidade. E a melhor maneira de descobrir que o seu pet não está bem, é ficar atento a alguns sinais, como:

  • Abdômen dilatado;
  • Vômitos;
  • Diarreia, podendo ou não conter sangue;
  • Falta de apetite ou recusa de água;
  • Dificuldade para defecar e/ou urinar;
  • Respiração ofegante;
  • Excesso de gases.

Importante: Um sintoma muito recorrente é o cachorro com dor de barriga sentir também muita cólica ou queimação no canal digestivo. Este é, talvez, o sintoma mais difícil de ser percebido pelo tutor, por causa disso fique atento a qualquer comportamento estranho do animal.

As causas do cachorro com dores

Quando o cachorro apresenta dor na barriga ou na região do estômago, é sinal de que ele pode estar sofrendo de alguma enfermidade, leve ou aguda. As principais doenças relacionadas ao incômodo no animal são:

  • Obstruções gástricas;
  • Gastrite;
  • Retardo no esvaziamento do estômago;
  • Dilatação gástrica;
  • Possíveis infecções na região;
  • Excesso de gases no estômago ou trato intestinal.

Cachorro com dor de barriga: O que fazer?

Cachorro tomando sorvete

Percebeu uma mudança de comportamento no pet e acredita que o cachorro está com dor de barriga? Então, a primeira coisa a fazer é levá-lo a um médico-veterinário. Só um especialista poderá diagnosticar qual é o problema do animal e recomendar o tratamento adequado.  

Normalmente, o diagnóstico é feito após um exame minucioso no cão, pois a região da barriga abriga uma série de órgãos como sistema digestivo, urinário e reprodutor. Isso quer dizer que um cachorro com dor de barriga pode ter desde uma simples constipação ou até doenças graves.

Qual é o tratamento para dor de barriga?

O tratamento para cachorros com dor de barriga pode variar bastante, tudo vai depender do diagnóstico e da doença que o seu animal de estimação tem. Os procedimentos mais comuns são cirurgia simples e rápida ou a administração de medicação via oral.

Em casos mais graves como verminose, o tratamento indicado é a aplicação de vermífugos para cachorro e antibióticos. Porém, o mais importante é seguir à risca as orientações do médico-veterinário quanto à dosagem e tempo de tratamento.

O papel da ração no tratamento das dores

Além do uso dos medicamentos prescritos pelo médico-veterinário, outra maneira de tratar cachorro com dor de barriga é oferecer alimentação adequada. Para animais com problemas gastrointestinais, a recomendação é procurar por rações medicamentosas.

Um bom exemplo é a Ração Royal Canin Veterinary Diet Gastrointestinal High Fibre Cães Adultos. Com boa aceitação pelos pets, ela é produzida com fibras digestíveis e probióticos que facilitam a absorção dos nutrientes pelo pet, diminuem os efeitos dos distúrbios alimentares e contém baixo teor de gordura.

Comer grama ajuda o cachorro com dor de barriga?

Comer grama ajuda o cachorro com dor de barriga é mais uma daquelas afirmações que muitos consideram como mito. Mas, na verdade, comer grama ajuda o cão a aliviar os incômodos em seus sistemas gástrico e digestivo. O hábito de comer grama facilita o trânsito intestinal, pois a grama é rica em fibras.

Apesar de ser um método natural e instintivo do animal para diminuir os sintomas de queimação, o recomendado é oferecer grama para cachorro para ele. Já que as gramas naturais encontradas em jardins e parques podem conter parasitas que trarão mais problemas ao organismo do pet.

Como prevenir as dores de barriga em cachorro?

dexametasona para pets

Há diferentes maneiras de prevenir o cachorro de ter problemas de saúde, como as dores estomacais. A principal é cuidar para que o organismo do pet esteja sempre com o seu funcionamento em dia. Conheça algumas dicas.  

  • Garanta a vermifugação periódica do seu pet;
  • Respeite o calendário anual de vacinação;
  • Leve regularmente o pet a consultas com veterinário;
  • Estimule e ofereça brinquedos que estimulem a atividade física;
  • Não ofereça alimentos humanos ao pet;
  • Mantenha o ambiente de convivência do animal sempre higienizado.

Esses pequenos detalhes na rotina do animal podem diminuir as chances de desenvolver doenças e garantir que todas as necessidades físicas e psicológicas serão atendidas.

Se você tem um cachorro em casa, compartilhe com a gente nos comentários o que você faz para evitar que ele tenha esse tipo de incômodo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Valdete disse:

    Simplesmente Amo Cobasi! Loja maravilhosa. Excelente atendimento! #TDB ❤️

  2. Marcela Aparecida Ananias codo disse:

    Meu cachorro está com muita dor de barriga eu queria saber o que eu posso dar para ele

    • Cobasi disse:

      Marcela, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos ao seu cachorro.

Deixe o seu comentário