Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conjuntivite canina: saiba como cuidar do seu cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
conjuntivite-canina

Muito comum, a conjuntivite canina é um desconforto oftálmico que afeta  e pode causar bastante desconforto aos cães. Embora não seja, na maioria das vezes, uma situação grave, requer cuidados para não agravar o quadro de irritação.

Entenda quais são os principais sintomas da conjuntivite em cachorro, pois a condição pode acometer, sim, o seu pet. Portanto, saiba tudo sobre a doença: causa, sintomas e dicas de como prevenir a inflamação. Confira!

​O que é conjuntivite canina?

A conjuntivite em cães é uma inflamação do tecido vascularizado, que é uma fina mucosa móvel que recobre parte do olho e das pálpebras. Esta região funciona como proteção ocular, portanto, quando inflamada, deixa o animal incomodado e é capaz de causar sérios problemas em sua visão, como a cegueira, se não for tratada adequadamente.

Muito comum entre os humanos, a condição também pode acometer cães e gatos de todas as idades, raças e tamanhos. Esse quadro de inflamação na região ocular dos cães pode surgir de diferentes formas. Confira as principais causas, a seguir.

O que causa a conjuntivite canina?

Normalmente, não existe apenas uma causa para a conjuntivite em cães. Existe uma série de fatores que podem levar o pet a sofrer com a inflamação ocular, tais como: 

  • Ressecamento ocular, originado por poluição do ar, cheiros fortes ou efeitos do clima;
  • Corpo estranho, uma irritação que pode ser provocada por sujeiras e poeiras;
  • Traumas, a partir de alguma colisão ou choque que venha afetar os olhos; 
  • Bactérias, vírus e fungos;
  • Alergias, sobretudo naqueles cachorros mais peludos; 
  • Produtos químicos; 
  • Doenças, como leishmaniose e cinomose, além de tumores. 

Como curiosidade, sabe aquelas rajadas de vento que todo cachorro adora sentir na janela do carro? Pois é, tome cuidado nessas horas. Embora seja um momento divertido para o seu pet, caso o vento esteja muito forte, pode ocasionar uma conjuntivite canina.

conjuntivite em cachorro
Mesmo não sendo considerado uma condição grave, a conjuntivite em cachorro é um problema oftálmico que gera muito incômodo ao pet.

Além disso, entre as principais causas da doença está a ceratoconjuntivite seca, quando o cachorro apresenta uma baixa produção de lágrimas. Vale ressaltar que as lágrimas fazem parte da imunidade ocular, ou seja, a diminuição lacrimal torna os animais mais suscetíveis às infecções. Algumas raças são predispostas a ter o olho seco, como: shih-tzu, o pug e o buldogue inglês.

A conjuntivite canina é contagiosa?

Vale explicar que, caso um cachorro esteja com conjuntivite, não é comum dele transmitir a outros pets, vide que as causas costumam ser externas. Além disso, o cão não passa essa inflamação a algum humano e vice-versa. A conjuntivite que as pessoas são acometidas é diferente da que o animal enfrenta. 

Quais os sintomas da conjuntivite canina?

É muito importante o tutor estar atento aos sinais que o seu cachorro esteja apresentando, antes de levá-lo ao veterinário para saber o diagnóstico correto. Mas, como saber se o cão está com conjuntivite? Para ajudar, listamos os sintomas que podem indicar a conjuntivite canina, confira: 

  • Olhos vermelhos; 
  • Excesso de remelas; 
  • Maior dificuldade para continuar os olhos abertos;
  • Piscar com muita frequência; 
  • Lacrimejar; 
  • Secreção ocular; 
  • Coceira; 
  • Estar sensível à luz. 

Ao notar os sintomas mencionados, não deixe de procurar um médico-veterinário. A conjuntivite em cães é um sintoma para outras doenças, inclusive causas sistêmicas, como cinomose e leishmaniose. Portanto, é preciso agir rapidamente aos primeiros sinais da infecção.

Quanto tempo dura a conjuntivite em cachorro?

Geralmente, em quadros de conjuntivite não tão graves, após o início do tratamento, o pet pode apresentar melhora em cerca de 3 a 5 dias. 

Como curar a conjuntivite em cães?

inflamação ocular em cães
O tratamento indicado pelo veterinário para tratar a conjuntivite em cães vai depender do diagnóstico final e da causa da doença.

O tratamento mais adequado vai depender da causa que provocou a conjuntivite canina. Para isso, o tutor deve levar o seu cão ao veterinário para ele conseguir realizar a avaliação necessária, o diagnóstico e recomendação do melhor procedimento, inclusive podendo solicitar exames para investigar algum outro problema.

O tratamento para conjuntivite canina, geralmente, é feito com colírios específicos e limpeza da área inflamada. Mas, como mencionamos, a solução depende da causa. Os tratamento mais comuns para a doença são:

Limpeza dos Olhos

Muitos tutores perguntam se pode pingar soro fisiológico no olho do cachorro? Caso orientado pelo médico-veterinário, a solução é indicada para remover a secreção ocular, que ajudará a manter os olhos do seu cão limpos e confortáveis.

Medicação Tópica

Para conjuntivite causada por infecção bacteriana, o uso de colírios para conjuntivite canina ou pomadas antibióticas podem ser recomendados pelo especialista.

Medicação Oral

Anti-histamínicos (também chamados de antialérgicos)  são alguns dos medicamentos para cachorro indicados em casos de conjuntivite alérgica, ideal para controlar a reação alérgica.

Lembre-se: o tutor jamais deve medicar o pet sem a indicação do veterinário. Tomar a decisão sozinho do tratamento e escolher remédios caseiros pode proporcionar um problema muito maior ao seu cão. Procure um veterinário, essa é a melhor alternativa pensando na saúde e bem-estar do seu animal de estimação.

Dicas para prevenção da conjuntivite canina

colirio conjuntivite canina

Para prevenir, mantenha uma rotina de visitas periódicas ao oftalmologista veterinário. Além disso, atenção total ao comportamento e sintomas da conjuntivite em cães. Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais rápido o seu animal de estimação estará curado. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário