Cachorro com dor: descubra as principais causas e o que fazer

Compartilhar:


cachorro com dor deitado

Um cachorro com dor nem sempre deixa claro que está sofrendo, por isso é importante saber quais são os sinais que o pet costuma demonstrar, além de o que fazer caso o bichinho esteja sentindo algo. Os animais são seres fortes, mas em algumas situações eles precisam da nossa ajuda.

E para ajudar da melhor forma seu amigo, é necessário saber qual o tipo de dor do cachorro e também o medicamento indicado para a situação. Sendo assim, descubra como agir nessas horas e a importância do veterinário.

Quais os sinais de um cachorro com dor?

A primeira coisa antes de medicar o seu pet é saber o que está acontecendo de errado. Afinal, se ele tem alguma doença, a dor pode vir dela, e o ideal é consultar o veterinário para verificar o tratamento.

Em outros casos, um cachorro com dor pode demonstrar seu desconforto com alguns sinais, sendo os principais:

  • respiração ofegante;
  • tremores pelo corpo;
  • coluna arqueada;
  • apatia;
  • falta de apetite;
  • uivo ou choro;
  • manco de um dos membros;
  • gengiva pálida;
  • mudança de comportamento;
  • salivação excessiva.

De qualquer forma, a presença de um veterinário é essencial para ajudar seu amigo. Afinal, apenas um profissional capacitado sabe qual remédio dar para cachorro com dor e se é necessário um tratamento ou exames.

E os tipos de dores que um cachorro tem?

Há alguns tipos de dor que afetam o bem-estar do seu pet, sendo que a classificação é feita de acordo com os sinais que o animal apresenta e o diagnóstico do médico-veterinário. A dor aguda é comum em casos de cirurgia ou traumas, e, caso a dor evolua para meses e não um episódio, ela é tratada como dor crônica.

A dor inflamatória, como o próprio nome diz, se apresenta em quadros de infecção e também inflamações. Seguindo, temos a dor patológica, ou seja, aquela que vem de disfunções no sistema nervoso do animal, por exemplo, as dores de doenças autoimunes. Por fim, problemas como artrose e displasia apresentam uma dor neuropática.

O que fazer para aliviar a dor do cachorro?

sinais de um cachorro com dor

Antes de oferecer qualquer remédio para o bichinho, pense que não há como resolver o problema se não souber a causa. Em um primeiro momento, você pode tentar acalmar um cachorro com dor fazendo carinho e dando colo, além de procurar um veterinário o mais rápido possível.

Por fim, lembre-se que o seu cão não pode falar, então, sem um exame clínico, você apenas fará suposições sobre o que ele está sentindo.

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Após a consulta, o médico tem à disposição diversos medicamentos para ajudar um cachorro com dor. Entre os principais anti-inflamatórios estão os compostos químicos:

  • Carprofeno;
  • Prednisona;
  • Dexametasona;
  • Prednisolona;
  • Meloxicam;
  • Cetoprofeno.

Por outro lado, na lista de principais compostos dos antibióticos para cachorros estão:

  • Amoxicilina;
  • Sulfadimetoxina;
  • Cefalexina;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina;
  • Metronidazol;
  • Enrofloxacino.

O que dar para cachorro com dor de estômago?

Um cachorro com dor de estômago costuma perder o apetite, mas, em casos piores, pode apresentar diarreia, vômito e apatia. Se for o caso e se os sintomas não melhorarem em um curto espaço de tempo, leve-o a uma clínica de confiança. Por último, a dica para cachorro com dor de barriga é oferecer grama, pois os pets adoram um matinho em situações como essa.

Como tratar dor de barriga em cachorro?

Um cachorro com dor de barriga e gases tende a se tornar apático e precisa de cuidados especiais até o quadro se normalizar. Aliás, essa situação chega a ser comum, principalmente para cães de tutores que oferecem restos de comida. Se o pet está com o intestino desregulado, em primeiro lugar, deixe água à disposição e corte a alimentação nas próximas horas. 

Na lista de principais causas de um cachorro com dor de barriga estão a alimentação, verminoses, gastrite, obstruções gástricas e infecções na região. Em episódios como esses, o responsável pode indicar remédio para dor abdominal em cachorro.

Entretanto, se notar a presença de sangue nas fezes do cão com dor de barriga, então leve-o ao veterinário para uma análise clínica. É importante não descartar a possibilidade de o sintoma estar relacionado a doenças.

Tratamento para dor de ouvido em cachorro

A coceira constante na região das orelhas, assim como forte odor, orelhas para baixo e cabeça inclinada são sinais de um cachorro com dor de ouvido, provavelmente uma otite canina. A presença de fungos e ácaros no ouvido do cão é sinal de alerta, e, em casos graves, causa muita dor para o animal.

Se notar alterações no comportamento do pet, inclusive incômodo nas orelhas, é hora de procurar o veterinário. Após avaliação, o médico deve orientar o uso de anti-inflamatórios para cães, produtos para limpar o local e até antibióticos, de acordo com o diagnóstico.

Cachorro com dores musculares

Os problemas na coluna, assim como nas articulações e nos músculos, incomodam bastante os animais. Se você tem um cachorro com dor na parte traseira ou que está mancando, não dê um remédio para cachorro com dor na pata sem saber a causa. É necessário uma avaliação clínica para saber se é apenas um mal jeito ou uma possível lesão, fratura ou desenvolvimento de uma artrose, displasia ou outra doença relacionada à coluna.

É importante ressaltar que um cachorro com dores por conta de problemas nas vértebras, cartilagem, articulação ou outra região da coluna sofre muito, principalmente em casos avançados. Por isso, os check-ups são um cuidado necessário para evitar surpresas indesejadas.

Pode dar remédio de humanos para cachorros?

Os remédios para humanos não foram feitos para nossos amigos. Por isso, você só deve administrar uma medicação de humanos se o veterinário recomendar. O principal cuidado é por conta dos componentes do remédio, visto que o organismo do pet pode não reconhecê-los ou absorvê-los.

Por último, vale ressaltar que a saúde do seu cachorro é um dos pilares que sustentam o bem-estar e a qualidade de vida dele. Sendo assim, trate a situação sempre com seriedade e conte com a ajuda dos veterinários para cuidar do seu companheiro, pois eles entendem melhor do que ninguém sobre pets.

Temos mais conteúdos sobre saúde canina pra você! Qual gostaria de ler agora?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Ana Paula disse:

    Qual remedio posso dar quando ele esta vomitando amarelo

  2. CARLA disse:

    Não tenho dinheiro para consultar um veterinário o que fazer

    • Cobasi disse:

      Oi, Carla. Como vai? Diversas cidades possuem hospitais veterinários públicos ou em parceria com universidade. Recomendamos que pesquise as opções disponíveis na sua localidade e faça sempre o acompanhamento veterinário do seu pet, como vacinação anual e consultas.

  3. Luzia disse:

    Minha cachorrinha não quer comer e se brincar com ela grita como se tivesse com dor não tenho dinheiro pra levar num veterinário o que posso fazer

    • Cobasi disse:

      Luzia, como vai? Apenas um veterinário pode avaliar e indicar o tratamento. Algumas faculdades de veterinária possuem atendimento à comunidade. Você também pode pesquisar por clínicas com preços populares. Não deixe de fazer o acompanhamento do seu pet e a vacinação anual.

  4. Rosane disse:

    Bom dia adorei um cachorrinho só que ele é muito pequeno , e esto dando leite normal para ele tomar na chuquinha mas ultimamente ele está chorando muito só que eu não sei qual remédio pra dar pra ele me ajudem por favor

Deixe o seu comentário