O que fazer quando o cachorro não quer comer

Compartilhar:


cachorro não quer comer deitado no sofá

A primeira coisa que pensamos quando o cachorro não quer comer é que pode ser algo grave e, realmente, diversas doenças apresentam falta de apetite como um dos primeiros sintomas. Porém, vale entender melhor por que um cachorro não come, se é algo patológico ou uma mudança na rotina, por exemplo.

Veja o que você pode fazer em uma situação como essa e qual a melhor decisão, que na maioria dos casos, é procurar um veterinário.

Meu cachorro não quer comer, o que pode ser?

Se você notar que o pet não está mais tão interessado na comida, a falta de apetite pode ser um problema fisiológico, alteração hormonal, mudança de rotina, estresse e até mudanças no clima. A lista realmente é um misto de possibilidades, mas vamos te ajudar a entender cada ponto.

Por que meu cachorro não quer comer ração?

O bichinho continua pulando, feliz e querendo brincar, mas apenas não demonstra interesse pelo alimento? Veja se o comportamento não está relacionado com uma das situações abaixo:

  • A ração perdeu o sabor por estar velha ou não ter sido armazenada da forma correta;
  • Alguém deu comida antes da hora para ele;
  • Você estava misturando a ração com outro alimento e agora parou;
  • A comida está sempre disponível para o pet.

Em qualquer um desses cenários, perceba que aconteceu uma alteração que tirou a fome do bichinho. Corrija a situação, que o apetite deve voltar.

No entanto, você deve procurar um veterinário se a falta de apetite persistir e aparecerem outros sintomas, como vômito, diarreia, indisposição ou desânimo.

Meu cachorro não quer comer, só bebe água

Talvez o seu amigo esteja com problemas gastrointestinais, sendo que estes costumam aparecer com diarreia e vômito. Caso o cachorro esteja sem apetite, desanimado e triste, leve ao veterinário, visto que diversas doenças começam assim.

Meu cachorro não quer comer e nem beber água

É momento de atenção. Problemas de saúde comuns nos cachorros que apresentam falta de apetite vão de gastrite até parasitas no organismo, depressão e doença do carrapato. Você deve procurar um veterinário com urgência para descobrir o que está acontecendo com o seu cachorro que não quer comer.

Meu cachorro não quer comer e está fraco

A falta de comida vai causar diversas reações no corpo do seu amigo após um período maior que 12 horas e, com a presença de outros sintomas, como alteração no xixi, cocô e vômitos.  Em filhotes, esse período é reduzido, já que o animal pode apresentar hipoglicemia por ficar sem comer apenas algumas horas.

Quando um cachorro não quer comer por muito tempo, ele precisa ser examinado por um veterinário! Problemas maiores como hipoglicemia, fraqueza e desidratação são causados pela falta de nutrientes.

E isso nem estamos falando das outras doenças que apresentam perda de apetite e que devem ser tratadas com urgência, como diabetes, erliquiose, parvovirose e cinomose.

O que dar para abrir apetite de cachorro?

Cães que estão em tratamento costumam não ter a mesma fome que antes. É um comportamento normal dentro dessas situações, principalmente quando o animal está sob efeito de medicamentos. Um médico veterinário vai aconselhar qual a melhor forma de seguir com a alimentação do bichinho.

A ração úmida tende a ajudar no estímulo olfativo e gustativo, assim como outros alimentos que um cachorro pode comer, entre eles, frango desfiado e uma papinha própria para animais. 

Se o cachorro for velhinho, tende umedecer a ração com água para facilitar a mastigação.

Uma consulta com o veterinário pode salvar a vida do seu amiguinho, então não pense duas vezes em situações como essa. A ajuda e conhecimento de um profissional capacitado são fundamentais para o animal ficar bem o mais rápido possível.

O seu cachorro não quer comer? Conte para a gente nos comentários como você fez para recuperar o apetite do seu animal de estimação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

25 Comentários

  1. Saymon Moraes disse:

    Conselhos muitos bons . Muito obrigado.

  2. Roque da costa disse:

    Meu cachorro ele está vomitando , e não está se alimentando já faz três dias , ele só fica deitado dormindo , está com uma aparência péssima , oque devo fazer , alguma dica do que pode ser ?

  3. Geilson Paulo de Almeida disse:

    bom dia!!! minha cachorra está sem apetite para alimentar, levanta com muita dificuldade, a maioria do tempo fica deitada, parece que está sentindo dor, pois, fica deitado tipo enrolada, quando levanta co muita dificuldade não consegue subir um degrau de 20cm… geilson dlalmeida
    obs: minha cachorra É UMA LABRADORA!!! JA COM 10 ANOS DE IDADE!!!

  4. Conceição Feminino Israel disse:

    foi importante as informaçoes que li neste blog.cobasi, muito obr
    igado !

  5. Maria Salete de Oliveira disse:

    Meu cachorro 🐕 ele está alegre,mas não quer comer ração de costume!!
    Não consegue fazer o cocô normal.
    Outra tipo de alimento sim.

    • Fátima Regina disse:

      Minha cadelinha está com 14 anos, pegou uma bactéria que foi pra o Rim, ficou internada 3 dias, não comeu nada neste intervalo, só soro e medicação.
      Trouxe para casa, ela está com incontinência urinária e hoje está no quinto dia que não aceita comida, já tentei de tudo e ela rejeita.
      Fiz franguinho com arroz, carne moída com legumes, petiscos, RECOVERY na seringa e nada. Só toma água.
      Me deem uma dica.
      Terça ela tem retorno na clínica.

  6. Luciana Barbosa disse:

    Tenho um Shitzu de 5 meses e do nada diminuiu o apetite. Procurei no corpo e não achei nada, tomou o nexgard, tomou as três vacinas e logo depois de um mês, tomou a vacina da raiva. Estou preocupada!

  7. Fabíola Meira Soares Salusto da Silva disse:

    Meu cachorro Thor não está comendo, nem bebe água e está fraco

    • Cobasi disse:

      Oi Fabíola, como vai? Indicamos uma visita ao medico-veterinário. As causas podem variar desde um incômodo momentâneo, relacionado a um novo morador na casa, por exemplo, chegando até a um problema de saúde mais grave. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento

  8. Elaine Cristina Pessonio Mantovani disse:

    Nosso beagle, sempre foi ruim pra se alimentar!!! De uns tempos pra cá tem piorado, estava com sobrepeso e passamos, a dar ração para dieta. Tá com três anos, estamos muito preocupados com ele, pois se fica por um longo período, pra se alimentar, vomita. Também a veterinária receitou, probiótico.

  9. Francisco Yoshii disse:

    Senhores, bom dia!
    Mesmo antes do “Joaquim” (Lhasa) ir embora, a minha Omelette (SRD) já demonstrava um certo desinteresse pela ração (Premier Golden, arroz e carne), porém, há uma semana, o Joaquim foi embora, e desde então, para ela comer, precisa misturar algo para que coma a ração, mas frutas ela come sem problemas (banana, maçã, melancia, batata doce). Será que é a falta do Joaquim??? Ah, sim, ele veio para casa no início de Outubro e se deram muito bem.

  10. Domingas Santos disse:

    Eu adotei um poodle ele já tem 7 anos desde que chegou na minha casa ele não quer comer já comprei varios tipos de ração ele não come nada , ontem ele vômitou e eu muito preocupada me ajuda.

  11. Nathalya disse:

    Minha cachorra não quer comer não quer beber água e não consigue pular e eu que tenho que colocar ela no sofá mais agora ela não tá conseguindo descer e tá muito desanimada ela não está mais com vontade de brincar.

    • Cobasi disse:

      Oi Nathalya, como vai? Pode ser problemas como gases ou até mais sérios. Por este motivo indicamos uma visita em um medico-veterinário

  12. Rosauro Oliveira disse:

    Minha amada Vitória, não tem comido, bebe água normal, mas sempre dormindo.
    Caminha , pela manhã e a tarde, mas muito lenta.Ela é idosa.
    Me ajudem por favor..

    • Cobasi disse:

      Oi Rosauro, como vai? Quando o cão chega em sua fase idosa a atenção e o cuidado deve ser dobrado. Por este motivo indicamos uma visita a um medico-veterinário 🙂

  13. Renata disse:

    Meu cachorro tem 3 mês tá triste não quer comer e só fica deitado dormindo e emagreceu direpente e não quer mas comer a ração dele

    • Cobasi disse:

      Oi Renata, como vai? Sugerimos a visita em uma SPet mais próxima de sua casa. Seguir uma agenda no veterinário nos primeiros meses é super importante para a saúde e bem-estar do seu pet:)

Deixe o seu comentário