O que fazer quando o cachorro não quer comer

4 de março de 2021

Cachorros, Saúde e Cuidados
cachorro não quer comer deitado no sofá

A primeira coisa que pensamos quando o cachorro não quer comer é que pode ser algo grave e, realmente, diversas doenças apresentam falta de apetite como um dos primeiros sintomas. Porém, vale entender melhor por que um cachorro não come, se é algo patológico ou uma mudança na rotina, por exemplo.

Veja o que você pode fazer em uma situação como essa e qual a melhor decisão, que na maioria dos casos, é procurar um veterinário.

Meu cachorro não quer comer, o que pode ser?

Se você notar que o pet não está mais tão interessado na comida, a falta de apetite pode ser um problema fisiológico, alteração hormonal, mudança de rotina, estresse e até mudanças no clima. A lista realmente é um misto de possibilidades, mas vamos te ajudar a entender cada ponto.

Por que meu cachorro não quer comer ração?

O bichinho continua pulando, feliz e querendo brincar, mas apenas não demonstra interesse pelo alimento? Veja se o comportamento não está relacionado com uma das situações abaixo:

  • A ração perdeu o sabor por estar velha ou não ter sido armazenada da forma correta;
  • Alguém deu comida antes da hora para ele;
  • Você estava misturando a ração com outro alimento e agora parou;
  • A comida está sempre disponível para o pet.

Em qualquer um desses cenários, perceba que aconteceu uma alteração que tirou a fome do bichinho. Corrija a situação, que o apetite deve voltar.

No entanto, você deve procurar um veterinário se a falta de apetite persistir e aparecerem outros sintomas, como vômito, diarreia, indisposição ou desânimo.

Meu cachorro não quer comer, só bebe água

Talvez o seu amigo esteja com problemas gastrointestinais, sendo que estes costumam aparecer com diarreia e vômito. Caso o cachorro esteja sem apetite, desanimado e triste, leve ao veterinário, visto que diversas doenças começam assim.

Meu cachorro não quer comer e nem beber água

É momento de atenção. Problemas de saúde comuns nos cachorros que apresentam falta de apetite vão de gastrite até parasitas no organismo, depressão e doença do carrapato. Você deve procurar um veterinário com urgência para descobrir o que está acontecendo com o seu cachorro que não quer comer.

Meu cachorro não quer comer e está fraco

A falta de comida vai causar diversas reações no corpo do seu amigo após um período maior que 12 horas e, com a presença de outros sintomas, como alteração no xixi, cocô e vômitos.  Em filhotes, esse período é reduzido, já que o animal pode apresentar hipoglicemia por ficar sem comer apenas algumas horas.

Quando um cachorro não quer comer por muito tempo, ele precisa ser examinado por um veterinário! Problemas maiores como hipoglicemia, fraqueza e desidratação são causados pela falta de nutrientes.

E isso nem estamos falando das outras doenças que apresentam perda de apetite e que devem ser tratadas com urgência, como diabetes, erliquiose, parvovirose e cinomose.

O que dar para abrir apetite de cachorro?

Cães que estão em tratamento costumam não ter a mesma fome que antes. É um comportamento normal dentro dessas situações, principalmente quando o animal está sob efeito de medicamentos. Um médico veterinário vai aconselhar qual a melhor forma de seguir com a alimentação do bichinho.

A ração úmida tende a ajudar no estímulo olfativo e gustativo, assim como outros alimentos que um cachorro pode comer, entre eles, frango desfiado e uma papinha própria para animais. 

Se o cachorro for velhinho, tende umedecer a ração com água para facilitar a mastigação.

Uma consulta com o veterinário pode salvar a vida do seu amiguinho, então não pense duas vezes em situações como essa. A ajuda e conhecimento de um profissional capacitado são fundamentais para o animal ficar bem o mais rápido possível.

Leia mais conteúdos sobre saúde canina no blog da Cobasi! Selecionamos alguns temas para você: