Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Troca de ração: quando e como fazer corretamente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pug deitado ao lado do comedouro
Como funciona o processo de troca?

A troca de ração é parte da rotina de um tutor de cachorro. Ela pode acontecer durante a transição para outra etapa da vida ou mesmo em situações em que é necessário substituir o alimento tradicional por uma ração medicamentosa. Confira como fazer a troca corretamente para preservar a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

Troca brusca de ração: por que não fazer?

Um dos principais erros que um tutor pode cometer ao fazer a mudança de ração do seu cachorro é realizar a troca brusca da ração. A substituição feita dessa maneira pode acarretar problemas no sistema gastrointestinal do cão e gerar desconfortos como enjoo, vômitos, diarreia, dores abdominais e gases.

Quando é bom mudar a ração do cachorro?

A mudança da ração do seu cachorro é boa e recomendada em algumas situações como, por exemplo, troca de faixa etária, alergia aos nutrientes do alimento e em casos de saúde. Conheça um pouco mais sobre cada um desses cenários.

Troca de ração por etapa da vida

[foto]

A vida de um cachorro é feita por etapas. Ele começa filhote, se torna adulto e, posteriormente, sênior. Em cada uma dessas fases, ele precisa de nutrientes específicos que são encontrados na ração adequada à sua faixa etária.

Por exemplo, rações para cães filhotes contém vitaminas e nutrientes que fornecem a energia necessária para um bom desenvolvimento e para o metabolismo do animal. Já os animais adultos e sênior precisam de uma alimentação mais saudável a fim de evitar problemas como obesidade, diabetes e articulações.

Alergia aos ingredientes

Mesmo com a saúde em dia, em alguns casos, o cão pode desenvolver alergia a alguma proteína ou ingrediente específico da ração. Nesses casos, pode ser necessária a troca para uma ração super premium com ingredientes naturais, sem corantes, conservantes e aditivos artificiais. É importante lembrar que a troca de ração deve ser feita sempre com o acompanhamento de um veterinário.

Troca por rações medicamentosas

Assim como os humanos, os cães são suscetíveis a terem problemas de saúde como obesidade, doenças renais, articulações, coração, entre outras. Por isso, são desenvolvidas rações medicamentosas que auxiliam no tratamento e preservação do bem-estar do pet. Elas devem ser usadas apenas com orientação e prescrição de um médico-veterinário responsável.

Situação econômica do tutor

É normal também que os tutores precisem trocar a ração, por conta de questões financeiras. Isso não é um problema. Entretanto, é indicado que, independentemente do motivo de troca, ela seja feita sempre de acordo com a orientação de um profissional para não impactar negativamente na saúde do seu cãozinho.

Como fazer a  troca gradual de ração?

A forma adequada de fazer a troca da ração do cachorro é de maneira gradual para que ele possa se adaptar ao novo alimento, seja ela uma ração super premium ou medicamentosa. Para fazer a troca correta da ração do seu cachorro, basta seguir o passo a passo indicado no gráfico a seguir.

gráfico sobre troca de ração para bulldog inglês
A maneira certa de fazer a troca de ração do cão é gradual

Por conhecimento técnico e com base em análises, o veterinário poderá indicar a ração ideal para ele. Considerando o seu porte, condicionamento e histórico. Jamais troque por conta própria sem antes uma observação profissional, certo?

Mudança de ração: só com orientação médica

Seja por mudança de faixa etária, problemas de saúde ou dificuldade financeira, a troca de ração do cachorro deve ser feita apenas após a consulta ao médico-veterinário. Só ele poderá indicar qual é a ração ideal de acordo com as necessidades nutricionais ou de saúde do seu animal de estimação.

No caso de mudança de ração por questões de saúde ou alergia, há também a importância de observar o tempo de tratamento necessário para preservar o bem-estar do animal. Só o profissional poderá determinar se a troca de ração será temporária ou definitiva.

Agora que você já sabe quando e como fazer a troca gradual da ração do seu animal de estimação, conte para gente: qual a ração preferida do seu cão? E, se ficou alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos te ajudar a fazer a escolha certa!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Francisca disse:

    Tenho 5filhotes pastor capa preta estão com 3semanas gostaria de saber se eles já pode comer ração

Deixe o seu comentário