Ração Super Premium: quais são as diferenças e vantagens?

21 de agosto de 2019

Saúde e Cuidados
Gato come ração no potinho

Ração Super Premium, Premium, Standard, alimentação natural… São tantas opções que muitas vezes ficamos sem saber qual a melhor escolha para o nosso pet. Para ajudar você a decidir qual a alimentação mais adequada, vamos explicar as diferenças entre os tipos de ração para cachorro e de ração para gatos. 

Vamos lá?!

O que é ração Super Premium?

A ração Super Premium foi desenvolvida com maior preocupação com os ingredientes e o valor nutricional. São alimentos com quantidades reduzidas de grãos, como milho e soja, e mais proteínas de origem animal. Essa composição faz desse alimento Super Premium, uma opção mais nutritiva para seu pet.

A maior quantidade de proteína de origem animal reflete no preço das rações Super Premium. Elas costumam custar um pouco mais que os alimentos Premium e Standard, que possuem mais proteína vegetal, mais barata e de menor valor nutricional para os pets.

Outro fator que afeta o preço desses alimentos é a composição. Além da maior quantidade de proteína de origem animal, a ração Super Premium possui ingredientes funcionais para melhorar diversos aspectos da saúde do seu pet. Muitas trazem pré e probióticos naturais que melhoram digestão e reduzem odor das fezes. Outras também têm compostos que contribuem para evitar tártaro no dente do seu animal ou fortalecem as articulações.

Esses são só alguns exemplos dos diferenciais as rações Super Premium. A variedade é grande e ainda abrange a alimentação especial para cada fase de vida do seu cão ou gatinho.

Ração Super Premium vale a pena?

Ração Super Premium para pet

A ração Super Premium possui um excelente custo-benefício. A composição com maior quantidade de proteína animal torna o valor nutricional da Super Premium mais alto que as demais. O resultado é que seu pet precisará comer em menores quantidades. Para saber qual a quantidade adequada, verifique a orientação da embalagem com base na idade e no peso do seu animal.

Oferecer uma alimentação de qualidade para seu pet faz com que ele viva mais e melhor. Investir em uma ração Super Premium muitas vezes pode reduzir a necessidade de suplementação e a utilização de medicamentos. Consulte sempre um médico veterinário para determinar qual o alimento mais adequado para seu pet.

Ração úmida

Além das rações secas, existem os alimentos úmidos Super Premium. Eles também possuem ingredientes selecionados, maior quantidade de proteína animal e suplementos para uma refeição mais rica.

A ração úmida Super Premium pode ser oferecida misturada com ração seca ou sozinha. Elas são usadas para estimular o apetite, auxiliar no consumo de água e, claro, mimar o seu pet.

Quais as vantagens da ração Super Premium?

Cachorro come ração no potinho
Ração Super Premium oferece nutrição completa e mais proteína animal

Oferecer uma ração de maior qualidade traz muitos benefícios para a saúde do seu animal. Além de alimentar com ingredientes selecionados e alto teor de proteína animal, a ração Super Premium possui diversos suplementos para os ossos, tecidos, entre outras necessidades específicas. A variedade é grande e certamente você encontrará uma ração Super Premium que oferece todos os benefícios que seu pet precisa.

Tudo isso resulta em um investimento maior, porém seu pet receberá um alimento com valor nutricional superior e isso refletirá na necessidade de oferecer menos comida para seu cão ou gato quando comparado a uma ração Standard. Ou seja, a Super Premium oferece excelente custo-benefício.

Alimentação Natural

A alimentação natural tem ganhado cada vez mais destaque. Feita em casa com ingredientes frescos e selecionados pelo próprio tutor, chama a atenção de quem quer oferecer uma vida mais natural para seu pet. Essa variedade de alimentos é uma ótima opção desde que siga as orientações de um médico veterinário. Apenas um profissional sabe como oferecer todos os nutrientes necessários para seu cão ou gatinho.

O alimento natural deve ser produzido especialmente para o pet com os ingredientes específicos para suas necessidades nutricionais e com diversos cuidados na preparação e no armazenamento. Nunca ofereça restos de refeições. Alguns alimentos são tóxicos para os animais e temperos podem causar alergias e inflamações.

Ração Premium, Standard e Comum

As rações comuns são mais econômicas e possuem a composição nutricional mais simples e com maior porcentagem de farelo de milho, soja, entre outros ingredientes vegetais. Já a ração Standard possui mais proteínas e o valor nutricional mais elevado que as comuns.

A ração Premium, por sua vez, é composta por mais proteína de origem animal. Algumas possuem suplementos e outros ingredientes que colaboram para a saúde do animal. As chamadas Super Premium são compostas com ainda mais proteína animal, possuem ingredientes selecionados e formulações suplementadas para auxiliar e combater enfermidades ou simplesmente oferecer mais saúde para seu bichinho.

Qual ração escolher?

Gatos diferentes comem ração juntos
Ofereça a ração adequada para cada fase de vida do seu pet

A escolha da ração deve ser feita com o acompanhamento do seu médico veterinário de confiança. Leve sempre em consideração a idade e o porte do seu pet. Além das necessidades nutricionais dele.

Oferecer um alimento de qualidade e delicioso também é um ato de carinho e cuidado com seu cão ou gato.

Separamos mais alguns posts da Cobasi sobre alimentação e saúde para cães e gatos. Confira!