Alimentação natural para gatos: guia completo

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
alimentação natural para gatos

Muitas pessoas optam por deixar os alimentos industrializados de lado e apostam em opções mais naturebas. É cada vez mais comum esse comportamento refletir também na vida dos pets. Com isso, a alimentação natural para gatos é uma alternativa que vem ganhando espaço entre os tutores dos felinos.

Os gatos adoram uma comidinha caseira, mas veterinários alertam para os riscos dessa dieta. A comida natural para gatos pode ser muito saudável, desde que corresponda a todos os nutrientes necessários para o pet. Caso contrário, pode até desencadear doenças.

Quais são os melhores alimentos para gatos?

Dar alimentação natural para gatos é diferente de dar restos de comida, uma lata de atum para o gato ou cozinhar arroz com frango. Esses três são muito perigosos para o pet. Além de nutricionalmente incompletos, ainda podem ter temperos e ingredientes que fazem mal aos bichinhos.

A dieta natural para gatos deve ser composta por carnes e vegetais variados. As carnes podem ser cozidas sem temperos ou oferecidas cruas. A proteína de origem animal é importantíssima para a saúde dos felinos, por isso toda alimentação natural para gatos deve conter carne.

Esse ingrediente tão fundamental na dieta dos bigodudos pode ser bem variado. Além de carne bovina magra e frango, você pode usar cortes suínos, peixe e até rã e coelho. Mas atenção: nunca ofereça carnes gordurosas como músculos e costelas.

Enquanto as carnes podem ser cruas, os vegetais devem ser obrigatoriamente cozidos. Entre as opções que os gatos mais gostam e que são mais saudáveis para eles estão: batatas, brócolis, espinafre, beterraba, couve-flor, chuchu e cenoura.

Existem outros alimentos que os gatos podem comer, como o ovo, que deve ser cozido e sem temperos. As frutas também podem fazer parte da alimentação natural para gatos, à exemplo de maçã, melão e pera, sempre sem caroços e sementes.

Quanto custa alimentação natural para gatos?

Muitas pessoas acham que a alimentação natural para gatos é cara, mas, na verdade, ela corresponde ao preço dos alimentos in natura e o valor pago ao médico veterinário especialista em nutrição animal.

O acompanhamento veterinário é importantíssimo para você oferecer uma dieta completa e individual para o seu gatinho.

Além da comida caseira para gatos, muitos tutores escolhem rações naturais. Cada vez mais comuns, a maioria dos fabricantes possuem opções Super Premium livres de corantes, conservantes e transgênicos, e com ingredientes funcionais e mais naturais para o seu pet. Esses alimentos para gatos possuem um valor um pouco mais elevado do que as rações Standard ou Premium, mas seu valor nutricional também é maior e qualidade da formulação é diferenciada.

Vantagens da alimentação natural

Além de muito saborosa, a alimentação natural para gatos também oferece outras vantagens. Enquanto as rações secas e úmidas são desenvolvidas para um grupo de animais limitados por idade, porte e condições de saúde, a comida caseira é feita sob medida para o seu pet. O médico veterinário especialista realizará uma série de exames para avaliar quais as quantidades nutricionais devem ser dadas e, assim, montar um cardápio rico e completo exclusivo para o seu pet. Dessa forma, é possível reduzir o risco de diversas doenças, como diabetes e obesidade.

Outra grande vantagem é que a comida feita em casa para gatos é rica em líquidos e mantém o seu pet mais hidratado. O consumo adequado de água ajuda em quadros de problemas renais e urinários.

Agora que você já sabe tudo sobre alimentação natural para gatos, que tal ver mais dicas para seu pet viver mais e melhor?

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário