Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alimentação natural para gatos: guia completo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
comida natural gato

Será que a alimentação natural para gatos é uma boa opção? Com o crescimento de tutores que buscam esse estilo de dieta para os seus pets, resolvemos entender o que é, benefícios e porque essa alternativa vem ganhando espaço entre os gateiros. Saiba mais!

O que é alimentação natural para gatos?

A alimentação natural (AN) é uma dieta composta por alimentos naturais e preparados de forma caseira. Composta por ingredientes minimamente processados, com níveis adequados de nutrientes para o pet. 

Portanto, esse tipo de alimentação não passa pelo processamento industrial. É uma dieta 100% natural, feita com com ingredientes selecionados, como: 

  • ovos;
  • legumes;
  • cereais integrais;
  • carnes de qualidade;
  • vísceras;
  • proteínas;
  • entre outros. 

E, evitando subprodutos, como farinhas, farelos e extratos, por exemplo. Inclusive, uma das grandes confusões sobre o tema é achar que AN é uma dieta que oferece restos de comida ou que se trata de um cardápio vegetariano. Não é nada disso!

Pelo contrário, a alimentação natural é pensada para atender às necessidades dos felinos. Vale lembrar que os gatos são animais carnívoros e precisam receber muita proteína, gordura e outros nutrientes diariamente. 

Quais as diferenças entre ração e alimentação natural?

De modo geral, quando pensamos em alimentação natural e rações, é comum pensar que as rações são menos saudáveis e a natural é incompleta, em termos de nutrientes necessários para o pet. 

Definitivamente, isso não é verdade. Primeiro ponto, se a ração ou alimento natural é melhor ou pior, isso depende muito de cada animal, de cada quadro e cada tipo de nutrição. 

Ambos são alimentos completos, que apenas apresentam algumas diferenças. Vamos a elas! 

Ração 

A ração é uma opção prática, completa e balanceada. As rações são desenvolvidas especificamente para atender às necessidades nutricionais dos animais. Beneficiando a saúde, longevidade e qualidade de vida do pet. 

As rações premium, por exemplo, são desenvolvidas com os seguintes componentes: antioxidantes, aminoácidos livres, cálcio, complexo nutricional, DHA e EPA, fibras naturais, entre outros. 

Componentes que são benéficos para o fortalecimento, imunidade e saúde intestinal dos gatos, entre muitos outros benefícios.

Vantagens da ração 

  • fácil de armazenar;
  • prazo de validade longo;
  • prático de fornecer ao pet, inclusive em viagens e outros períodos fora de casa;
  • alimento completo e balanceado, que garante a ingestão nutricional diária recomendada;
  • grande variedade de preços.

Alimentação natural

Em resumo, a alimentação natural para gatos é atrativa, palatável e garante que o tutor saiba a procedência de cada ingrediente consumido pelo pet. 

Com isso, o gato vai absorver melhor os nutrientes da comida, além de ter uma experiência gastronômica mais rica e com novos sabores.

Com a orientação de um médico-veterinário especialista em nutrição, será realizada uma série de exames para avaliar quais as quantidades nutricionais devem ser dadas e, assim, montar um cardápio rico e completo, exclusivo para o seu pet.

alimentação natural gatos
AN para gatos é composta por ingredientes naturais e que sejam ricas em proteínas e outros nutrientes.

Dessa forma, é possível reduzir o risco de diversas doenças, como diabetes e obesidade.

Outra grande vantagem é que a comida feita em casa para gatos é rica em líquidos e mantém o seu pet mais hidratado. 

O consumo adequado de água ajuda em quadros de problemas renais e urinários, condições comuns em felinos. Além disso, existem outros benefícios da alimentação natural. 

Vantagens da alimentação natural

  • nutrição individualizada e balanceada;
  • proporciona ao pet uma dieta de qualidade e variável;
  • saborosa e atrativa;
  • alimentos naturais tendem a ser mais palatáveis;
  • alto teor de umidade;
  • controle da hipersensibilidade alimentar;
  • aliada na luta contra a obesidade;
  • garante maior saciedade ao pet. 

Quais são os melhores alimentos para gatos?

Dar alimentação natural para gatos é diferente de dar restos de comida, uma lata de atum para o gato ou cozinhar arroz com frango. Que, inclusive, são perigosos para o pet. Além de nutricionalmente incompletos, ainda podem ter temperos que fazem mal aos bichinhos.

A dieta natural para gatos deve ser composta por carnes e vegetais variados. As carnes podem ser cozidas sem temperos ou oferecidas cruas.

A proteína de origem animal é importantíssima para a saúde dos felinos, por isso toda alimentação natural para gatos deve conter carne.

Enquanto as carnes podem ser cruas, os vegetais devem ser obrigatoriamente cozidos. Entre as opções que os gatos mais gostam e que são mais saudáveis para eles estão: batatas, brócolis, espinafre, beterraba, couve-flor, chuchu e cenoura.

Existem outros alimentos que os gatos podem comer, como o ovo, que deve ser cozido e sem temperos. As frutas também podem fazer parte da alimentação natural para gatos, por exemplo melão e pera, sempre sem caroços e sementes.

Quanto custa alimentação natural para gatos?

Muitas pessoas acham que a alimentação natural para gatos é cara, mas, na verdade, ela corresponde ao preço dos alimentos in natura. Além do acompanhamento veterinário, que é importantíssimo para você oferecer uma dieta completa e individual para o seu gatinho.

Conheça a linha de rações naturais para gatos

Está buscando oferecer uma alimentação mais saudável para o seu gato? Então, você precisa conhecer a linha de rações naturais, disponíveis no pet shop online da Cobasi. 

alimentação natural para gatos
As rações naturais para gatos são alimentos orgânicos e inalterados, que ontribuem para a “saúde preventiva” dos felinos.

Compostas por ingredientes 100% de origem animal e vegetal, essas rações não contêm a adição de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais na sua composição. 

Sendo ótimas alternativas para garantir uma dieta saborosa e saudável em qualquer fase da vida do pet. Agora, você já sabe tudo sobre alimentação natural para gatos. Mas, lembre-se de que qualquer alteração na rotina alimentar do seu pet, precisa ser validada por um veterinário. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário