Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer carne crua? Quais são os riscos?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato pode comer carne crua

Aposto que todo tutor de gatos já se fez a pergunta: meu gato pode comer carne crua?

Bom, é super natural que essa dúvida ocorra constantemente, pois os felinos, como qualquer outro animal, precisam de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para que se mantenham fortes e saudáveis no dia-a-dia.

Pensando nisso de modo precipitado, alguns tutores de gatos gostam da ideia de dar a carne crua para os seus pets, já que os gatos são conhecidos como animais carnívoros na natureza.

No entanto, saiba que essa atitude pode ser perigosa tanto para a vida do seu bicho quanto para você. Portanto, se quiser saber mais sobre os riscos de seu gato comer carne crua, leia este artigo até o final.

Nele, falaremos também que tipo de alimentação é mais recomendada para substituí-la, sem colocar em risco a saúde do seu amigo. Confira e boa leitura!

Afinal, gato pode comer carne crua?

Existem vários motivos para o hábito de gatos comerem carne crua e um deles pode se relacionar com a memória do animal.

Como esse era o alimento mais disponível na natureza, os felinos tinham a necessidade de caçar outros animais para conseguir uma alimentação mais rica.

No entanto, essa prática não faz bem para a saúde do seu bichinho. Gatos consumidores de carne crua estão muito mais propensos à contaminação de bactérias mais resistentes do que aqueles que fazem uso de ração.

Com essa exposição arriscada, um gato pode comer carne crua e apresentar casos graves de hipertireoidismo, fraturas dentárias e perfuração gastrointestinal.

Outro fator que torna desinteressante o consumo de carne crua para os felinos é que essa alimentação contém poucos nutrientes necessários para a vida do seu pet. 

Portanto, mesmo que ela seja natural, substituir a ração pelo alimento cru pode resultar em mais idas ao veterinário do que você mesmo imagina.

Quais os perigos da carne crua para gato e para o tutor?

Você sabia que o tutor também corre risco de se contaminar com as possíveis bactérias contidas na carne crua?

Mesmo não se alimentando dela como os seus gatos, ele pode entrar em contato com a saliva do animal pelas tradicionais lambidinhas no rosto, ainda mais se eles compartilharem da mesma cama. 

Assim, os tutores correm os mesmos riscos que seus animais, podendo ter doenças como colites hemorrágicas e gripes.

Dependendo do caso pode haver complicações para gestantes, como o aborto. Por isso, não dê carne crua para o seu gato. 

Pode dar comida de humano para gato?

O mais recomendado é que não se dê a mesma comida que comemos para os gatos, pois há uma grande quantidade de temperos que podem ser prejudiciais à saúde deles, como cebola e alho por exemplo, presentes na maioria das refeições.

Além disso, esse tipo de comida pode gerar diarreias e tártaros, além de fornecer uma nutrição bastante irregular, o que pode ser prejudicial para o peso dos felinos. 

Use a boa e velha ração

Como a procedência (ou a falta dela no caso) das carnes cruas é bastante duvidosa, a ração ainda é a forma mais indicada para que seus gatos tenham uma alimentação melhor e mais saudável, pois nela há a maior parte dos nutrientes de que precisam. 

Entretanto, é preciso ter cuidado: os gatos não podem se alimentar de ração destinada a outros animais, pois em cada uma contém nutrientes que podem ser mais necessários a uma espécie do que para outra.

Observe as necessidades do seu felino para a escolha da ração

Gato come ração no potinho

Além disso, a escolha pela ração mais seca ou mais úmida vai depender da necessidade do seu gato, a qual será melhor avaliada na companhia de um médico veterinário. Ele te dará todas as especificações de que precisa para comprar a ração ideal para o seu pet felino. 

Sendo ela seca ou mais úmida, você encontrará nas lojas físicas e onlines da Cobasi uma seleção especial de rações para o seu gato.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre gatos? Deixe nos comentários e assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre nosso blog. Ah, aproveite e compartilhe o texto para quem tiver dúvidas se gato pode comer carne crua!

E se quiser ver algumas dicas sobre cuidados com gatos, confira os posts do blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário