Qual a melhor ração para gatos?

Compartilhar:


gatos

É fundamental conhecer qual a melhor ração para gato na hora de promover uma dieta rica em nutrientes para o pet. Oferecer uma alimentação balanceada e de qualidade é fundamental para garantir uma boa saúde aos felinos.

Todo mundo quer ver seu gato radiante, cheio de energia, com a pelagem bonita e a saúde em dia. Mas para que isso aconteça é importante que o animal receba uma dose diária de uma alimentação balanceada, que seja rica em minerais e nutrientes

Como escolher ração para gato?

Quando falamos em escolher a melhor ração para gato, precisamos levar em conta o porte físico dele, assim como a idade. Afinal, as características e teor nutricional do alimento serão baseadas nisso. Continue lendo para aprender mais sobre quais aspectos levar em conta durante a escolha.

Aspectos para levar em conta na hora de escolher

  • Idade: Lembre-se de sempre escolher o produto de acordo com a faixa etária do seu pet. Quando oferecemos para um adulto uma alimentação à base de ração para filhotes, é possível que o animal sofra de uma deficiência nutricional. Já o contrário, pode causar uma carga muito alta de nutrientes para o organismo do filhote metabolizar. 

Os filhotes devem ser amamentados por até 1 mês de vida e depois desse período é importante seguir com uma dieta especial para filhotes. 

Já uma dieta ideal para um gato adulto deve ser composta por cerca de 30% de proteínas, ou seja, carnes, peixes, aves, 20% de gordura e cerca de 5% de carboidratos. 

  • Embalagem: Na hora de escolher o alimento ideal para seu gato, é importante ler muito bem as embalagens e analisar qual das rações disponíveis possuem maior riqueza e qualidade em seus ingredientes. 
  • Problemas de saúde: Se atente caso o animal possua algum problema de saúde. Se ele tiver problemas renais, cardíacos, alergias, etc, ofereça, com a ajuda de um veterinário, rações para ajudar no tratamento dessas patologias.

E lembre-se: caso você esteja com dúvidas sobre este assunto, uma boa dica é buscar a ajuda de um veterinário, que irá indicar uma ração que seja da confiança dele e que se adapte ao seu gato. 

Cão e gato comendo ração

Conheça alguns tipos de ração para gatos

Atualmente existem diversos tipos de ração que podem ser oferecidas aos gatos. Por isso, é importante conhecer melhor cada uma delas. 

Ração Vegana: Alguns tutores gostam de seguir um estilo de vida vegano e preferem que seus animais de estimação façam parte deste processo. Por isso, hoje em dia já é possível encontrar algumas marcas veganas. Essas rações não levam nenhum tipo de ingrediente de origem animal e podem ser compostas por aveia, farelo de arroz, trigo, cevada entre outros. 

No entanto, ao optar por uma dieta restritiva como esta, é importante consultar um veterinário para saber se o animal está apto a esse tipo de alimentação.

Ração hipoalergênica: São as rações recomendadas para gatos com alguma hipersensibilidade como alergias, irritações, coceiras, além de outros sintomas como vômitos e diarreias. Essas rações são feitas através das proteínas hidrolisadas, que são mais fáceis de serem digeridas pelos gatos. 

Ração para diabetes ou redução de peso: Essas rações possuem os índices de calorias mais controlados pois são ricas em proteínas, o que mantém a massa magra do animal ao mesmo tempo em que controlam a glicemia. 

Ração para cuidado renal e gastrointestinal: As rações especiais para essas doenças são compostas a base de níveis controlados de magnésio, fósforo e proteína. Elas colaboram com a diminuição de cálculos renais e melhoram a acidificação da urina.

No caso das rações para problemas gástricos, elas são mais fáceis de serem digeridas, além de ricas em fibras e probióticos capazes de auxiliar na flora intestinal do pet. 

Curtiu saber mais sobre como escolher a melhor ração para seu pet? Que tal saber mais sobre felinos? Acesse nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário