Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

7 benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos
Alimentos úmidos oferecerem uma série de benefícios a cães e gatos

Alimentos úmidos em forma de sachê ou lata estão cada vez mais presentes na rotina alimentar dos animais de estimação. 

Por isso, nós listamos os 7 benefícios que os alimentos úmidos podem oferecer para a saúde e bem-estar de cães e gatos. Confira! 

O que são alimentos úmidos?

Os alimentos úmidos são aqueles que contêm água em sua fórmula. Em geral, a concentração da umidade pode variar entre 60% e 90%, de acordo com a ração. 

Produzidos por meio de cozimento à vapor, é possível encontrar esse tipo de alimento nas seguintes versões: pastas, patês ou pequenos pedaços de carne e vegetais ao molho.

Os benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos

Agora que você já sabe o que são alimentos úmidos e como pode encontrá-los em pet shops, conheça 7 benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos.

1. Oferece hidratação adequada

Um dos principais benefícios em oferecer alimentos úmidos ao seu pet é estimular a hidratação.

A alta concentração de água na fórmula ajuda a manter cães e, principalmente, gatos hidratados. O que é essencial para evitar doenças renais e no trato urinário.

2. Alimento mais palatável

Em relação à ração seca, os alimentos úmidos possuem uma textura mais atrativa para os pets. O que favorece a ingestão de nutrientes, até mesmo de animais com paladar exigente.

A ração úmida é ideal para cães e gatos com problemas de saúde. Por ser um alimento com muita água, a ingestão se torna mais fácil. 

3. Dieta balanceada

As rações úmidas e petiscos em forma de sachê contém alto valor nutricional. Sua fórmula combina vitaminas e minerais essenciais para uma dieta equilibrada.

Porém, o tutor precisa ficar atento ao fazer a escolha do alimento úmido para o animal. Pois, é necessário levar em conta a idade, porte e necessidades especiais.

4. Perfeito para cães e gatos idosos

beneficio alimento umido para gato
Alimento úmido é essencial ideal para cães e gatos idosos com dificuldade de comer alimentos sólidos

Com o passar dos anos, é normal que cães e gatos tenham mais dificuldade para se alimentar com as tradicionais rações secas.

Os principais motivos são doenças na boca ou o desgaste natural da dentição. Nessas situações, o alimento úmido garante que o pet mantenha a nutrição em dia.

5. Manutenção do peso ideal

Um dos benefícios do alimento úmido para cães e gatos é contribuir para a manutenção do peso do animal.

Colocar pequenas porções de ração úmida no comedouro ajuda o tutor a controlar a ingestão de calorias por seu pet. Afinal, o alimento possui alto grau de saciedade.

No longo prazo, a alimentação úmida do cachorro ou do felino é capaz de evitar uma série de problemas de saúde. Entre eles, a obesidade, sobrepeso ou problemas gástricos.  

6. Favorece a administração de remédios

Todo tutor sabe que nem sempre é fácil administrar remédio em pílulas ou cápsulas para cães e gatos, não é mesmo?

Uma das maneiras mais fáceis de dar remédio para o pet é misturando junto aos alimentos úmidos. Sejam eles petiscos ou rações úmidas, o animal nem vai perceber que foi enganado.

7. Diversificar a dieta do animal

Por fim, um dos benefícios do alimento úmido é a diversificação da dieta do seu animal de estimação.

Ao invés de oferecer apenas rações secas, o tutor pode dar um gostinho diferente ao almoço ou jantar do pet. Além disso, os petiscos são ótimos para reforçar bons comportamentos.

Como oferecer alimento úmido para cães e gatos?

beneficio alimento umido cachorro
A melhor maneira de oferecer alimento úmido é com comedouros exclusivos

Uma dúvida bastante comum entre os tutores é: como oferecer alimento úmido para cachorro ou gato? Na verdade, essa tarefa é bastante simples. O que você precisa saber é:

Os cães lidam melhor com a mistura de rações secas e úmidas no comedouro. Eles adoram. No caso dos felinos, o ideal é deixar os alimentos em potes separados. 

Além disso, os alimentos úmidos não devem ser a base da dieta de um animal de estimação. O ideal é haver um equilíbrio entre ração úmida e seca.

Gostou de conhecer os benefícios dos alimentos úmidos para cães e gatos? Então, conte para gente: qual é o sabor de ração úmida preferida do seu animal de estimação?

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo 10 cuidados com cachorro na piscina Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 7 animais de estimação para crianças
7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo 10 cuidados com cachorro na piscina Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 7 animais de estimação para crianças
7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo 10 cuidados com cachorro na piscina Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 7 animais de estimação para crianças