Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

7 mitos e verdades na nutrição de cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro e gato comendo ração mitos e verdades
A nutrição dos animais é tema sério e merece a atenção dos tutores

A nutrição de cães e gatos é um assunto que envolve uma série de mitos e verdades. Quem nunca se perguntou se determinado alimento faz bem ou mal ao pet? Para ajudar na dieta balanceada do seu animal de estimação, nós vamos abordar os principais mitos e verdades na nutrição de cães e gatos. Confira!

1. Mitos ou verdade: sal é prejudicial aos animais?

Um dos principais mitos sobre a alimentação de cães e gatos é que o sal é prejudicial ao animal, podendo inclusive causar problemas cardíacos. Isso é um mito, já que gatos e cães têm uma tolerância maior que os humanos para o sal presente nos alimentos.

O sal é um alimento composto por cloro e sódio, substâncias essenciais para uma boa dieta. Se oferecidos por meio de rações, ele ajuda no bom funcionamento do organismo do pet. Isso claro, em se tratando de pets saudáveis. Animais com doenças renais ou cardiológicas precisam de um controle maior da quantidade de sal e sódio no alimento.

Importante: Antes de inserir qualquer alimento na rotina alimentar do seu animal de estimação, consulte um médico-veterinário de confiança. Só ele poderá avaliar o que fará bem ou mal ao organismo do pet.

2. O alimento úmido contém conservantes?

A próxima dúvida com relação à nutrição de cães e gatos é: alimentos úmidos contém conservantes? A resposta para essa pergunta é não. As rações úmidas, são compostas por vitaminas, minerais, proteínas e, pelo menos, 60% de água. Isso vale para todos os tipos de apresentações como latas, sachês, em forma de patê ou molho.

Além disso, antes de ficar disponível aos animais, o alimento úmido passa por um extenso processo. Os ingredientes presentes na ração úmida sofrem cozimento e esterilização, o que elimina todas as bactérias nocivas ao organismo de cães e gatos.

3. As vantagens do alimento úmido na dieta de pets

Os alimentos úmidos apresentam uma série de vantagens para a dieta de animais domésticos. Desde que sejam oferecidos como coadjuvantes às rações secas, pois  são essenciais para suprir as necessidades nutricionais dos pets.

Para quem é tutor de gato, a ração e o petisco úmido são grandes aliados no estímulo à hidratação do felino. Seja oferecido ao pet como petisco ou misturado ao alimento seco, são  alternativa na prevenção de doenças renais.

4. Antioxidantes sintéticos causam doenças em animais?

Um tema que preocupa os tutores e tutoras é a possibilidade de antioxidantes sintéticos usados na conservação dos alimentos causarem mal à saúde do animal. Entre as substâncias mais comuns estão o BHA e BHT que, normalmente são associados a problemas como alergias em cães e gatos, o que não é verdade.

Usados para preservar o alimento do surgimento de radicais livres e oxidação após exposição ao meio-ambiente, o uso de antioxidantes sintéticos é regulado pelo MAPA. De acordo com a norma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a tolerância para o uso de antioxidantes para conservação de alimentos é de 150 mg/kg.

5. Os carboidratos fazem mal para cães e gatos?

Esse é um tema bastante controverso relacionado à nutrição de cães e gatos. Há veterinários que acreditam que os carboidratos são os grandes vilões para uma dieta saudável dos animais de estimação, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de obesidade, principalmente entre os felinos.

Porém, os gatos são animais essencialmente carnívoros, ou seja, precisam absorver nutrientes de origem animal para o desenvolvimento do organismo. Além disso, os carboidratos fornecem a energia necessária que o pet precisa para brincar, correr e caçar, mesmo que sejam as bolinhas  ou outros brinquedos.

O que causa obesidade felina?

O que causa a obesidade felina é a combinação de fatores como, por exemplo, o excesso de carboidratos, proteínas e gorduras. Aliado a isso, a falta da prática de atividades físicas contribuiu para ganho de peso do animal e, consequentemente, o animal pode desenvolver doenças, como a diabetes.

6. A proteína em excesso causa problemas renais?

Não, esse é um outro mito! A concentração de proteínas no alimento para cães e gatos não causa problemas. Lembre-se! O organismo desses animais tem a capacidade de digerir alta concentração de proteínas e gorduras e transformá-las em energia e ganho de massa muscular, o que é essencial para se manterem saudáveis.

Contudo, isso vale para animais de estimação que possuem os rins saudáveis. Se o seu animal de estimação sofrer com doença renal crônica ou hepática, o recomendado é consultar um médico-veterinário de confiança. Apenas o profissional  poderá determinar a quantidade segura de proteína que o seu pet pode consumir por dia.

7. Cães e gatos podem beber leite?

gato bebendo leite é mito ou verdade?
O leite é um alimento que faz mal ao felino e deve ser sempre evitado

Por fim, um assunto que costuma causar confusão entre os tutores é: cães e gatos podem beber leite? Quando filhotes, nos primeiros meses de vida, gatos e cachorros se alimentam de leite materno para receber os nutrientes necessários para a primeira fase de seu desenvolvimento, além de não terem dentes para poderem comer alimentos sólidos.

Logo após o desmame, o recomendado é oferecer ração úmida e, em seguida, começar a oferta de ração seca. Porém, se durante a fase adulta o animal voltar a se alimentar de leite, é muito provável que ele sofra com diarreia e outros problemas intestinais. Mas há uma explicação para isso. 

Nos primeiros meses de vida, cães e gatos possuem, no intestino, uma enzima chamada lactase. Ela é responsável por fazer a digestão da lactose presente no leite. Porém, com a adição da ração na dieta, essa enzima para de funcionar. Dessa maneira, o organismo do animal perde a capacidade de processar o leite.   

Atenção: leite proveniente de vacas ou outro mamífero não devem ser oferecidos ao seu animal de estimação. Pois, além de não possuírem os nutrientes que o pet precisa, pode fazer muito mal à saúde.

Gostou de conhecer os 7 mitos e verdades relacionados à nutrição de cães e gatos? Se você ficou com alguma dúvida relacionada à alimentação do seu pet, deixe uma pergunta nos comentários para que possamos ajudar. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marineide Santos de Andrade disse:

    Nota dez para os esclarecimentos! Conteúdo importante pra nós tutores e sem cunho de interesse comercial!!!

  2. Cristiane Aparecida Perez disse:

    Ganhei um gatinho que mal havia saído do desmame e o alimentei com leite “Ninho”. Foi um sucesso para aquela fase.

Deixe o seu comentário