Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba com quantos meses o gato pode comer ração

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
com quantos meses o gato pode comer ração

Saber com quantos meses o gato pode comer ração é fundamental na hora de planejar a alimentação dos filhotes. E isso não é pouca coisa, já que a nutrição nessa etapa da vida é o principal fator para o bom desenvolvimento do animal. 

A amamentação dos gatos 

Sim, como todo mamífero, o primeiro cardápio de um gatinho está restrito a um só item: o leite materno. No entanto, nem todo filhote pode contar com a presença da mãe para ser cuidado e alimentado. Nesses casos, são os tutores que devem amamentar os felinos com uma fórmula especial.

Essa fórmula imita as propriedades nutricionais e terapêuticas do leite da mamãe gata e ajuda no desenvolvimento dos pequenos. Mas não pense que é tarefa fácil dar mamadeira a esses filhotes. Aliás, o risco de os bebês acabarem com leite nos pulmões é muito maior quando se alimentam por mamadeiras.

Por isso, caso esteja cuidando de um bebê gato, pesquise bastante e tenha paciência. Depois de aprender como dar a mamadeira, os tutores devem se preparar para a fase de desmame. E isso significa saber com quantos meses o gato pode comer ração.

Afinal, com quantos meses o gato pode comer ração?

Os gatos iniciam a fase de desmame quando estão entre o 40º e o 60º dia de vida. Claro que esse período pode variar de acordo com as condições ambientais e de saúde do animal, podendo ser mais curto ou mais longo. 

De qualquer maneira, com essa informação já sabemos com quantos meses o gato pode comer ração: entre o segundo e o terceiro mês de vida. É durante esse período que os tutores devem começar a introdução alimentar para os filhotes.

Do desmame às primeiras rações

com quantos meses o gato pode comer ração

Ao entrarem na fase do desmame, os gatos já estão muito mais espertos e independentes. É durante essa fase que eles seriam introduzidos a outros alimentos além do leite materno caso vivessem na natureza. O papel dos tutores durante a introdução alimentar é basicamente oferecer alimentos pastosos e sólidos aos poucos.

Como as rações são hoje o alimento mais completo e seguro para os pets, o ideal é que essa introdução seja feita com elas. E nem pensar em servir uma ração qualquer para o seu pet! Esse momento da vida é fundamental para o bom desenvolvimento e para a saúde do animal. 

Dicas extras para a introdução alimentar

Aliás, lembre-se que o gatinho ainda tem pouco tempo de vida, além de dentes e mandíbula ainda em desenvolvimento. Não por acaso, as rações desenvolvidas especificamente para os animais nessa etapa do desenvolvimento são as melhores opções para a introdução alimentar.

Outros fatores importantes na hora de escolher a ração são a raça, o porte e o estado de saúde do animal. Lembre-se que para montar uma dieta adequada ao seu pet é fundamental contar com a ajuda de um bom médico-veterinário.

Por fim, não se esqueça de preparar o alimento antes de oferecê-lo ao gato. Afinal de contas, pode ser que alguns filhotes não queiram saber da ração em um primeiro momento. Assim, para despertar o interesse e facilitar a introdução, uma boa dica é amolecer a ração na própria fórmula que os tutores usaram na fase da amamentação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário