Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de gato recém-nascido: guia completo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de gato recem-nascido

Sua gatinha teve filhotes e rejeitou um dos bebês? Ou então você encontrou um filhotinho na rua sem a mãe por perto? Aprenda como cuidar de gato recém-nascido com o nosso guia completo que inclui alimentação, saúde, higiene e bem-estar.

Como cuidar de gato recém-nascido?

Assim como bebês humanos, cuidar de um gato recém-nascido é um trabalho e tanto. Totalmente dependente, esse pequeno filhote precisará da sua ajuda para se alimentar, fazer as necessidades e se aquecer. Para aprender como cuidar de gato recém-nascido é necessário seguir algumas orientações, reproduzindo os cuidados da mamãe.

Aquecimento e conforto

O primeiro cuidado que você deve ter ao resgatar um gato recém-nascido é mantê-lo aquecido, já que até cerca de 1 mês de vida, eles não controlam bem a temperatura.

Até você comprar uma caminha para gato com cobertores, você pode usar uma caixa de papelão e preencher com toalhas e cobertas. Deixe o filhote de gato confortável e coberto.

Porém, isso pode não ser o bastante. Aqueça uma bolsa de água – com cuidado com a temperatura – e coloque embaixo das cobertas. Ela deve ser trocada sempre que esfriar.

Além de ajudar a manter a temperatura do filhotinho, o acessório ajuda o gato a relaxar, pois o calor lembra a mãe e a ninhada. Para dar ainda mais conforto ao gatinho, deixe pelúcias na caminha improvisada.

Agora você já sabe como cuidar de um gato recém-nascido quando o assunto é aquecimento, mas e a alimentação?

Como alimentar gato recém-nascido abandonado?

Logo após manter o filhotinho aquecido, é hora de alimentar o pequenino. Mas cuidado: nada de leite de vaca! A lactose, nutriente existente no leite de vaca, não é digerida corretamente pelos gatos e pode fazer mal. O que fazer?

Se você quer saber como cuidar de gatinhos recém-nascidos, a principal dica é procurar a mãe deles. O leite materno é o melhor alimento para o filhote. Se possível, leve a gata adulta junto com os filhotes. Além disso, a quantidade de cuidados será muito menos intensa.

Caso você não encontre a mãe, é possível tentar adaptar o filhote com uma gata que já tenha a sua ninhada e esteja amamentando. Tenha um cuidado extra se os filhotes foram maiores do que o recém-nascido para verificar se ele está mamando corretamente.

Agora, se você precisa saber como cuidar de um gato recém-nascido rejeitado pela mãe, a solução é alimentá-lo com uma fórmula que oferece os nutrientes semelhantes ao leite materno. O produto deve ser preparado e dado na mamadeira para filhotes a cada 2 horas. A alimentação deve ser feita com o filhote de barriga para baixo.

Como cuidar de gato recém-nascido: xixi e cocô

Os filhotes não precisam usar fraldas como os bebês humanos, mas quem quer aprender como cuidar de gatos recém-nascidos, precisará ensinar o fazer as necessidades.

Até os 15 dias, eles devem abrir os olhos. Assim que os filhotes completarem cerca de 20 dias, eles serão capazes de sair da cama e passear pela casa. Também buscarão a caixa de areia instintivamente para fazer as suas necessidades. Mas até lá, é necessário ajudar o filhotinho.

A mãe estimula o xixi e o cocô lambendo a barriga e os genitais do filhote até que ele consiga fazer sozinho. Quem cuida de uma ninhada sozinho, precisa simular esse comportamento.

Você vai precisar de algodão, lenço umedecido para gatos e água morna. Umedeça o algodão e faça uma massagem na barriguinha e nos genitais. Quando o pet fizer as necessidades, limpe com o lenço umedecido e pronto! Esse processo pode ser repetido após as refeições e deve ser feito no mínimo quatro vezes ao dia.

Agora você já sabe como cuidar de gato recém-nascido, mas não esqueça de fazer uma visita ao médico veterinário e realizar o acompanhamento da saúde do bichinho.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Stella disse:

    ✨Eu tenho 7 filhotes gato e não sei cuida de todos
    Eles gostam muito de leite de vaca🐄,eles são muitos dricalhois.✨

Deixe o seu comentário