Cuidados com gato recém-nascido: guia completo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de gato recem-nascido

Você acabou de adotar um gato recém-nascido? Sua gata deu cria? Resgatou um gatinho da rua? Independente da situação, os filhotes são totalmente dependentes e vão precisar da sua ajuda para se manter aquecidos, se alimentar, entre outros cuidados essenciais. 

A seguir, saiba tudo sobre como cuidar de um gato recém-nascido nas primeiras semanas de vida. Confira!

Aprenda como cuidar de gatos recém-nascidos

Para você saber tudo sobre como cuidar de um gato recém-nascido, preparamos um guia completo com dicas essenciais para rotina, saúde e bem-estar do gatinho. 

Primeiros cuidados com gato recém-nascido em casa

Quando nascem os olhos dos gatinhos estão fechados, suas orelhas estão dobradas e eles não conseguem ficar de pé, se manter aquecidos ou comer sozinhos. Portanto, são completamente dependentes de sua mãe (ou de você!). 

Caso o gatinho não tenha a mãe por perto, então é hora de preparar a casa para receber os recém-nascidos. A primeira missão é preparar um cantinho confortável e aconchegante para o pet. 

De preferência, escolha um ambiente que seja confortável, quente e tranquilo, sem muita movimentação de pessoas. Você pode optar por uma caminha ou caixa de transporte para gato para criar um cantinho especial para o pet.

Alimentando gatinhos recém-nascidos

Gatos recém-nascidos com menos de 4 semanas de idade não podem comer alimentos sólidos. Ou seja, nessa fase da vida, a base alimentar é o leite da mãe para obter os nutrientes de que precisam. 

Caso a mãe do gatinho não esteja por perto, ele dependerá de você para se alimentar. Então, aqui vão algumas informações importantes:

Frequência de alimentação: gatinhos recém-nascidos precisam ser alimentados a cada 2-3 horas, 24 horas por dia. 

Use um substituto do leite para gatinhos: existem fórmulas especiais de leite para gatos, indicado para alimentar os filhotes nas primeiras semanas de vida. São substâncias que geralmente vêm em pó e devem ser diluídas em água. 

kit mamadeira

Se você tiver dúvidas de qual substituto do leite para gatinhos escolher, converse com um veterinário. Ele pode ajudar você a selecionar o certo.

Não é indicado dar leite de vaca ou de humano para o filhote! Além de não possuir os nutrientes que o gato precisa, podem fazer mal ao pet, causando diversos problemas no sistema digestivo.

Como alimentar filhotes de gato sem mãe?

Os gatos recém-nascidos não conseguem ingerir alimentos líquidos com auxílio da língua (reflexo de sucção), assim como também não conseguem ficar de pé. Para ajudar na hora de alimentá-los, você pode usar mamadeira ou uma seringa. 

Os tutores só precisam procurar por utensílios indicados para pets, que possuam o bico com o tamanho ideal para recém-nascidos. Uma boa dica é usar um conta-gotas com bico de borracha. 

Antes e após o uso, é muito importante que os utensílios sejam esterilizados.

Dicas de como alimentar o gato recém-nascido

Seja com seringa ou mamadeira, o gatinho deve estar de bruços, deitado ao seu lado – semelhante como seria se estivesse mamando na mãe. Nesse processo, o mais importante é:

  • ser gentil e delicado no manuseio do seu gatinho;
  • encontrar uma posição que seja confortável para vocês dois;
  • deixar que os gatos tomem a iniciativa e mamar no seu próprio ritmo.

Caso o gatinho não demonstre interesse imediatamente, acaricie gentilmente sua testa. O afago pode ajudar no estimulo, assim como a mãe iria fazer para encorajar o gatinho a comer.

Ajude os gatinhos a arrotar

Os gatos precisam arrotar da mesma forma que os bebês depois de mamar. Deite-o de bruços e dê tapinhas delicadas em suas costas até ouvir um pequeno arroto. 

O cuidado pode ser necessário fazer isso algumas vezes durante cada mamada.

Micção e evacuação

Os filhotes não precisam usar fraldas como os bebês humanos, mas quem quer aprender como cuidar de gatos recém-nascidos, precisará ensinar o fazer as necessidades.

Até os 15 dias, eles devem abrir os olhos. Assim que os filhotes completarem cerca de 20 dias, eles serão capazes de sair da cama e passear pela casa. 

Também buscarão a caixa de areia instintivamente para fazer as suas necessidades. Mas até lá, é necessário ajudar o filhotinho.

A mãe estimula o xixi e o cocô lambendo a barriga e os genitais do filhote até que ele consiga fazer sozinho. Quem cuida de uma ninhada sozinho, precisa simular esse comportamento.

Você vai precisar de algodão, lenço umedecido para gatos e água morna. Umedeça o algodão e faça uma massagem na barriguinha e nos genitais. 

Quando o pet fizer as necessidades, limpe com o lenço umedecido e pronto! Esse processo pode ser repetido após as refeições e deve ser feito no mínimo quatro vezes ao dia.

Como manter um gatinho recém-nascido aquecido?

Os recém-nascidos não têm a habilidade de regular bem a temperatura corporal. Por isso, eles devem ser mantidos protegidos em caminhas ou caixas de transportes com cobertas. A temperatura ambiental deve ser mantida entre 29°C a 32°C. 

Pronto! Esses são cuidados básicos, mas essenciais para ter com um gato recém-nascido. Além disso, não esqueça de fazer uma visita ao médico veterinário e realizar o acompanhamento da saúde do bichinho.

Se ficou com dúvidas sobre como cuidar de gatos, no Blog da Cobasi você encontra mais conteúdos exclusivos sobre saúde, alimentação, bem-estar e tudo sobre os felinos. Até a próxima!

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Stella disse:

    ✨Eu tenho 7 filhotes gato e não sei cuida de todos
    Eles gostam muito de leite de vaca?,eles são muitos dricalhois.✨

Deixe o seu comentário