Gatos podem tomar leite? Descubra agora!

Compartilhar:


Gatos podem tomar leite

É muito comum pensar que gatos podem tomar leite. Afinal, até mesmo em filmes e desenhos costuma-se associar o alimento aos felinos domésticos. Por isso, temos essa imagem desde quando éramos crianças, não é?!

Contudo, apesar da imagem do gatinho e sua tigela de leite viverem no imaginário de muitas pessoas, será que a bebida faz bem para esses pets? Vamos conferir!

Os gatos podem tomar leite ou não?

Gatos podem tomar leite

A resposta é: depende! Os gatos são mamíferos e, quando filhotes, se alimentam exclusivamente de leite. Porém, quando crescem e se tornam adultos, o consumo do leite pode se tornar perigoso. Mas calma! Te contaremos o motivo daqui a pouco!

Os gatos podem tomar leite de gato sem risco algum. O leite das gatas lactantes possui uma formulação diferenciada e proporciona todos os nutrientes necessários para os filhotes de gatos crescerem fortes e saudáveis.

Mas será que um gato pode beber leite após se tornar adulto?

Naturalmente, o gato toma leite apenas nos primeiros meses de vida. Um gato adulto só beberá leite se um humano oferecer. E aí está o problema: geralmente, nós, humanos, consumimos leite de vaca. Portanto, é ele que oferecemos ao pet.

E o gato pode tomar leite de vaca? A resposta é não!

Não dê leite de vaca para gatos

Assim como acontece conosco, o sistema digestivo do gato também sofre mudanças ao longo da vida. Ou seja, assim como os humanos adultos, os gatos adultos também possuem menos enzimas lactase no seu organismo.

Essas enzimas são responsáveis pela digestão da lactose, carboidrato presente no leite de origem animal. Com menos enzimas lactose, os gatos se tornam intolerantes à lactose.

Por isso, os gatos podem tomar leite, mas podem também desencadear diversos sintomas desagradáveis, como vômito, cólica, diarreia e dor de estômago.

O gato pode tomar leite zero lactose?

Não é recomendado dar nenhum alimento de uso humano para cães e gatos. Caso o tutor opte pela alimentação natural, é importante fazer o acompanhamento com um veterinário especialista em nutrição.

O Gato filhote pode tomar leite?

Em algumas situações, a mamãe gata não pode alimentar seus bebês. Nesses casos, filhote de gato pode tomar leite de vaca?

Os gatos filhotes não podem beber leite de vaca porque ele não fornece todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, sua composição é diferente, podendo até fazer mal aos animais.

Portanto, existem fórmulas desenvolvidas especialmente para alimentar gatos filhotes que não têm acesso ao leite materno. Elas proporcionam nutrição completa para gatinhos que foram rejeitados pela fêmea, quando a mãe não possui leite suficiente ou quando a ninhada é muito grande e é necessário complementar a alimentação de alguns dos filhotes.

Os Gatos podem beber leite diluído?

Se você encontrar um filhote de gato ou mesmo um adulto, não ofereça leite, nem mesmo diluído. Nesses casos, a recomendação é comprar um sachê de ração úmida e dar para o pet se alimentar.

Caso o gatinho ainda não tenha dentes para a alimentação sólida, é necessário o uso das fórmulas citadas acima. Elas são fáceis de preparar e você pode oferecê-las em mamadeiras ou seringas sem agulha.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário