Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com diarreia: aprenda a cuidar do felino

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com diarreia na caixa de areia
A frequência das visitas à caixa de areia pode significar que ele está com diarreia

Um gato com diarreia não é um bom sinal. Isso significa que o felino está com algum problema de saúde, que pode ser um incômodo simples ou até doença grave. Por isso, aprenda como tratar e cuidar do seu gato com diarreia. Ele vai agradecer!

Diarreia em gatos: como saber?

O primeiro passo para cuidar do felino é se atentar a alguns sinais de diarreia em gatos. De maneira geral, repare se o animal está visitando a caixa de areia mais vezes do que o normal, falta de apetite, barriga inchada, vômitos e se as fezes apresentam um aspecto estranho.

Outro ponto fora da curva no comportamento do animal que indica que ele não está bem é o cuidado com a higiene. Caso o felino exale um forte odor ou pelagem suja com fezes, o recomendado é buscar auxílio de um médico-veterinário. 

Gato com diarreia: qual doença pode ser?

A diarreia em gatos pode ser sintoma de mal-estar no sistema intestinal do felino. Entre as causas mais comuns de diarreia em gatos estão:

Situações de estresse

Mudanças bruscas na rotina do animal ou mesmo de ambiente podem elevar os níveis de estresse nos felinos. Em animais mais sensíveis, este pode ser um fator para gerar diarreia em gato.

Mudanças na dieta alimentar

gato com a pata no comedouro
Alteração na alimentação pode desencadear diarreia em gato

Os felinos são animais que se sentem confortáveis com a rotina, inclusive a alimentar. Em virtude disso, qualquer alteração na alimentação do gato pode ser um fator de desequilíbrio no organismo e ser responsável por seu gato ficar com diarreia.

Infestação de vermes e parasitas

A presença de vermes e parasitas no organismo do animal pode acarretar uma série de doenças sérias, entre elas a diarreia. Gatos adultos e filhotes sem a proteção adequada são alvos potenciais desses parasitas e correm o risco de ter problemas intestinais. 

Intolerância a alimentos

Por vezes, alguns tutores desejam agradar o felino e oferecem alimentos diferentes das rações e petiscos para gatos. Entretanto, refeições com sardinha, frango, atum e leite podem ser nocivas ao animal, devido à intolerância do organismo. Por isso, antes de fazer qualquer mudança na dieta, busque a orientação de um médico-veterinário.

Gatos com Fiv e Felv

Fiv e a Felv são doenças muito agressivas ao organismo do animal de estimação, sendo um de seus principais sintomas a diarreia em gatos. Se o felino estiver com esse problema, leve-o ao veterinário com urgência.

Gato com diarreia: melhor tratamento é a prevenção

gato bebendo água
Manter o gato hidratado é essencial para a pronta recuperação.

O melhor tratamento para gato com diarreia é a prevenção. Assim, o tutor evita o incômodo e o mal-estar gerado por ela. Para manter a saúde do pet em dia, invista em rações para gatos de qualidade e na proteção com vermífugos. 

Como cuidar de gato com diarreia

Não foi possível prevenir e o seu gato está com diarreia? A primeira atitude a tomar é levá-lo para uma consulta com um médico-veterinário. O especialista, por meio de exames, poderá determinar a origem do mal-estar e indicar o tratamento correto, que pode ser:

Nutrição

Gatos com diarreia e vômitos têm o seu organismo debilitado. E, apesar da fragilidade do sistema digestivo, o ideal é oferecer rações naturais de acordo com a orientação do veterinário.

Hidratação

A hidratação é essencial para a facilitar a pronta recuperação do gato adulto ou filhote com diarreia. Coloque à disposição dele água limpa e fresca. Para estimular o animal, uma boa ideia é o uso de bebedouros em forma de fonte.

Hora do repouso

Assim como os humanos, felinos com o organismo debilitado precisam de repouso para que o corpo possa se recuperar. Encontre um local confortável e silencioso e deixe que o seu gato descanse o máximo que puder.

Importante: Há no mercado uma grande variedade de remédios para diarreia em gatos, porém nunca faça uso da automedicação. Qualquer medicamento para tratar animais com problemas no intestino requer autorização e prescrição de um médico-veterinário de confiança.  

Agora que você já sabe tudo sobre gato com diarreia, nada melhor do que manter o animal protegido, não é mesmo?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Raquel disse:

    Minha gatinha tá com diarreia ela melhora um do e piora no outro. O que fazer, hoje vomitou a ração, e fez Coco mole.

    • Cobasi disse:

      Olá, Raquel! A diarreia persistente em gatos pode indicar diversos problemas, desde infecções até intolerâncias alimentares. Recomendamos uma consulta veterinária para avaliação clínica e exames, se necessário.

Deixe o seu comentário