Quanto tempo dura o cio do gato? Descubra!

Compartilhar:


quanto tempo dura o cio do gato

Saber quanto tempo dura o cio de um gato é muito importante para te ajudar a identificar a mudança de comportamento do felino. Além disso, é dessa forma que o tutor se atenta a uma possível gestação, caso a família queira ou não filhotinhos. 

Durante os períodos de cio, é comum que os gatos machos tentem fugir. Já as gatas costumam apresentar um comportamento mais irritadiço, dando miados extremamente altos. 

Contudo, este período de cio pode gerar bastante dúvida entre os tutores, por isso preparamos este texto! Vamos te ajudar a identificar quanto tempo dura cio de gato. Continue lendo para saber mais!

Quanto tempo dura o cio do gato e quais os sintomas?

Os gatos machos costumam estar mais dispostos a acasalar, já as fêmeas precisam estar no cio para que essa vontade aconteça, gerando a aproximação entre elas e o macho. 

As gatas tendem a ser sazonais, ou seja, podem apresentar vários cios. Sendo assim, não existe uma resposta única para quanto tempo dura o cio, mas de modo geral, pode perdurar entre 7 ou 10 dias. 

No entanto, durante o período do cio do gato é comum observar uma mudança de comportamento. por serem animais solitários, os gatos costumam ser bem explícitos quando o assunto é chamar a atenção do sexo oposto. 

Sendo assim, os gatos machos e fêmeas podem miar de maneira diferente do habitual, e de certa forma, até mais chamativa, de forma forte, alta e constante. Além disso, durante as épocas de cio, as fêmeas tendem a se aproximarem de todos, se esfregando e ronronando em todos que se aproximam. 

Durante o cio, as fêmeas costumam apresentar um comportamento mais meigo, chamando a atenção dos tutores. Elas tendem a andar rebolando, além de pararem em posição de cópula, quando a coluna fica curvada e a cauda afastada para a lateral, de forma a expor a vulva para os machos. 

Os machos também entram em período de cio, no entanto, diferentemente das fêmeas, ele não é considerado um período fixo. Afinal, eles estão sempre dispostos ao acasalamento, mas dependem da permissão da fêmea. 

Quando eles identificam o miado de cio das gatas, podem ficar mais agressivos, fugir de casa ou urinar em diversos locais para marcar território. 

Quando acontece o primeiro cio da gata?

A puberdade dos gatos pode variar de acordo com inúmeros fatores, sejam eles por conta da raça, pelos hormônios ou pelo estilo de vida do felino. 

As fêmeas podem atingir maturidade depois de atingir um peso mínimo, além das raças de pelo longo atingirem a puberdade antes das de pelagem curta. 

De modo geral, o primeiro cio pode ocorrer entre o oitavo e o décimo mês de vida, mas as estações do ano também podem interferir. A gata no cio pode ter ciclos de dois meses depois que isso ocorre pela primeira vez, portanto, esteja atento caso ela tente fugir de casa. 

Além disso, as gatas já podem engravidar desde o primeiro ciclo, portanto, uma das alternativas para evitar a gravidez é a castração, além de colaborar com a prevenção de doenças. 

Mas e depois de parir, em quanto tempo a gata entra no cio? Se esta é uma de suas dúvidas, saiba que não existe um tempo exato, mas as gatas podem entrar no cio em cerca de três a quatro semanas depois de terem os filhotes. 

No entanto, em alguns casos, é comum que as gatas entrem no cio entre a sétima ou oitava semana após o parto. 

Como cuidar de gato no cio?

quanto tempo dura o cio do gato

Neste período é comum notar a instabilidade no felino, portanto, garanta que ele terá bastante amor, carinho e atenção, especialmente as gatas. 

Escove seus pelos e acaricie a felina, isso irá deixá-la bem mais calma. Além disso, mantenha as janelas fechadas ou com telas de proteção antifuga. 

Também é possível usar difusores com hormônios para ajudar o gato a se comportar e aliviar o estresse. Além disso, oferecer catnip pode ser uma ótima opção.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário