Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Miado de gato: descubra como entender o seu pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
miado de gato bravo

Você sabe o que significa o miado de gato?  Descubra o que cada som emitido pelo seu pet quer dizer e entenda melhor as necessidades do seu animal de estimação. Com certeza ele vai adorar.

Os gatos sempre se comunicam por miado?

Os gatos se comunicam por meio do miado e eles têm tons diferentes de acordo com as necessidades que o animal deseja expressar. Mas você sabia que nem sempre foi assim? 

É isso mesmo, a vocalização foi um atributo desenvolvido para a comunicação com os tutores. Na natureza, gatos adultos não costumam miar uns para os outros. Eles adotam outro tipo de comunicação baseada em toque, cheiros e movimentos corporais. 

O miado é uma ferramenta exclusiva dos pets que foram domesticados e de acordo com pesquisadores da área, estima-se que existam 21 tipos de miados diferentes. Por isso, aprender a diferenciar os miados do gato permite ao tutor identificar o que o animal deseja comunicar. Confira os mais comuns!

Miados de gato e seus significados

Miado de fome

A sua principal característica é ser alto e curto, o que indica que o felino está com fome. Ao perceber esse barulho, nada melhor do que oferecer ração para gatos para deixar o animal feliz e satisfeito.

Entretanto, se mesmo após você completar o comedouro, o gato continuar miando alto, é sinal de que alguma coisa continua errada. Verifique a caixa de areia e o bebedouro, pode ser por causa deles que o pet está reclamando. Seja porque o banheiro está sujo ou porque está sem água fresca.

Miado de protesto

Qual tutor que nunca foi surpreendido com som grave e arrastado do animal de estimação? Esse timbre do miado do gato significa protesto. Indica que o animal está irritado ou contrariado com alguma situação. Também pode significar estresse. Nesse caso, tente acalmá-lo.

Miado de alegria

miado de gato alegre

O som é agudo e curto e pode vir acompanhado de sinais de carinho na perna ou outros gestos de satisfação. Ele geralmente é emitido quando o tutor chega em casa após o dia de trabalho, por exemplo. Se acontecer com você, retribua o afago com carinho, atenção e brinquedos

Miado de acasalamento

Quando as fêmeas estão no cio, costumam emitir um som alto e melancólico sem parar. Às vezes, esse miado do gato pode até vir acompanhado de um choro. A intenção dela é avisar os gatos machos que ela está disponível. Além disso, o gato macho miando é um aviso aos outros machos ao redor sobre sua presença.

Miado de defesa

Som típico dos felinos, é uma espécie de bufada, usada como autodefesa quando outros animais invadem o seu território. Assim, o gato miando bravo indica que ele  viu um passarinho na janela ou quando há a chegada de outro pet no ambiente. Lembre-se: os gatos são animais que gostam de ter o espaço só para si.   

Miado de gato: ronronar

O som mais típico dos gatos é produzido desde cedo. Som baixo, rítmico e que pode combinar vários tons, é emitido com a boca fechada. Não há uma única razão para o ronronar felino. No entanto, o motivo mais comum é em momentos de felicidade.

O ronronar também é uma maneira dos gatos filhotes reconhecerem a presença da mãe, já que ela emite esse som durante o parto e nos primeiros dias de vida do filhote. Por fim, apesar de ser associado a situações positivas, o som também já foi identificado em momentos de dor e estresse.

Gostou de saber como identificar o que o seu gato está miando?  Agora ficou muito mais fácil saber o que o seu felino quer!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário