Miado de gato: descubra o que significa o som do seu felino

Por Cobasi

Compartilhar:
miado de gato

Os gatos são animais de estimação muito mais silenciosos do que os cachorros. Aliás, o miado de gato é uma forma de expressão desenvolvida com o contato com os humanos. Na natureza, gatos adultos não costumam miar uns para os outros. Ou seja, entre si, os gatos usam outros tipos de comunicação, como movimento corporal, cheiro e toque.

Ao longo da história, os gatos domésticos perceberam que a vocalização é uma ferramenta poderosa para lidar com pessoas. Assim, o miado de gato consegue nos indicar quando o animal está com fome, estressado, assustado ou quer chamar a atenção, por exemplo. Além disso, o som do gato pode ser uma forma de saudação quando chegamos em casa ou saímos de um cômodo fechado.

Há pesquisas que identificam mais de 21 tipos de miados diferentes. Mas cada animal irá desenvolver os seus sons de jeitos diferentes, de acordo com os humanos ao redor e o ambiente em que está inserido. Por isso, aprender a diferenciar os miados do gato permite ao tutor identificar o que o seu amigo deseja comunicar.

Contudo, outros aspectos, como a expressão corporal, também são importantes para o tutor entender o que seu gato quer dizer.

Conheça os principais tipos de miados de gato

Miado de fome

O mais comum dos miados. É um som alto e curto e costuma indicar que seu animal de estimação está com fome. Nesse caso, ao oferecer ração, ele para de miar e vai direto ao pote.

Se o seu amigo não parar e continuar vocalizando, o som pode estar querendo dizer outra coisa. Ou seja, pode ser uma reclamação para a sujeira da caixa de areia, por exemplo.  

Miado de protesto

Já acordou no meio da noite com um som grave e arrastado, por trás da porta fechada? Este costuma ser o som de protesto do gato. Indica que o animal está irritado ou contrariado com alguma situação. Também pode significar estresse. Nesse caso, tente acalmar seu amigo.

Miado de alegria

 O som é agudo e curto e pode vir acompanhando de esfregadinhas na perna e outros gestos de satisfação. Costuma indicar um cumprimento. Pode ser emitido quando o tutor chega em casa após o dia de trabalho, por exemplo. Se acontecer com você, retribua o afago do seu amigo com carinho e atenção!

miado de gato

Miados de acasalamento

Quando as fêmeas estão no cio, costumam emitir sem parar um som alto e melancólico. Às vezes, esse miado do gato pode até vir acompanhado de um choro. O miado revela aos machos do entorno que ela está disponível. Além disso, o gato macho pode emitir o som para avisar aos outros machos ao redor sobre sua presença.

Miado de defesa

Som típico dos felinos, é uma espécie de bufada, usada como autodefesa quando outros animais invadem o seu território. Assim, pode ser emitido quando o gato avista um passarinho na janela, por exemplo. 

Ronronar

O som mais típico dos gatos é produzido desde cedo. Som baixo, rítmico e que pode combinar vários tons, é emitido com a boca fechada. Não há uma única razão para o ronronar felino. No entanto, o motivo mais comum é a emissão em momentos agradáveis.

Os filhotes costumam conhecer o ronronar pela mãe, que produz o som durante o parto e nos primeiros dias de vida, quando os olhinhos dos gatinhos ainda estão fechados. Por fim, apesar de ser associado a situações positivas, o som também já foi identificado em momentos de dor e estresse por especialistas.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário