Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato persa filhote: saiba como cuidar do pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato persa filhote

Está buscando um gato persa filhote para adotar? Saiba que, como futuro tutor, deve estar preparado para receber o bichinho em sua casa. O gato, apesar de ser um peludinho muito lindo, requer cuidados e atenção para ser tratado como ele merece, sobretudo nessa fase como persa filhote. Venha descobrir com a gente como cuidar do pet, continue a leitura! 

Como cuidar de um gato persa filhote

Para ajudar, listamos os principais cuidados que se deve ter com a chegada do gatinho. Confira: 

Alimentação

Indica-se que o filhote de persa seja adotado ao completar entre quatro a seis semanas de vida. O motivo? A partir do primeiro mês, começa o desmame do filhote com a mãe, uma vez que o leite materno é fundamental para o gatinho adquirir nutrientes e criar anticorpos. 

Dessa forma, deve-se respeitar o período da amamentação e, assim, não haver um rompimento traumático com a mãe. Ademais, nos primeiros dias de vida, o filhote precisa da companhia materna para conseguir manter a temperatura do corpo equilibrada.

Ao recebê-lo em casa, o gato pode consumir uma ração específica para a sua idade, como a ração para filhotes. Neste momento, compre um comedouro adequado para que o animal de estimação possa ingerir a ração facilmente. 

Inclusive, vale considerar a ração úmida como complemento da água para o gato persa filhote, um alimento que facilita o desmame, além de possuir vitaminas e proteínas e ajuda na manutenção da saúde da pele e dos pelos. Não deixe de verificar as informações do fabricante para oferecer a dosagem ideal e dar uma ração de qualidade, ok? 

Água fresca

A hidratação é importante em qualquer fase da vida do gato. Assim, isso não é diferente quando falamos de um filhote de gato persa. Sempre deixe à disposição do pet um bebedouro ou fonte com água limpa, filtrada e fresca

Quando estiver calor, tenha a atenção em não disponibilizar uma água quente, coloque umas pedrinhas de gelo no recipiente para a temperatura da água ficar agradável ao consumo do gatinho. 

Limpeza

A escovação é um dos principais cuidados sobre o gato persa. Embora o filhote ainda não tenha uma grande quantidade de pelos, acostume a escovar desde cedo o gatinho. Use uma escova apropriada para gatos, removendo os pelos soltos e desembaraçando a raiz. 

Faça que o momento da escovação seja entendido pelo animal como algo positivo, o que favorece o comportamento do persa filhote. A longo prazo, contribui para a escovação ser diária e prazerosa, evitando certos problemas de saúde comuns à raça, como infecções e seborreia oleosa. 

Não se esqueça dos cuidados básicos com o pet, como banhos e cortes de unhas regulares, além de limpar os ouvidos com algodão ou solução própria ontológica, removendo as sujeiras. Para o persa, outra sensibilidade seria na região dos olhos, já que podem lacrimejar, necessitando higienizar para impedir o acúmulo de bactérias.  

Inclusive, procure saber se o gato persa filhote já foi vacinado e vermifugado. Caso não tenha sido, leve ao veterinário o quanto antes para iniciar o cronograma de vacinação, através das vacinas V4 ou V5 e antirrábica. 

gato persa filhote

Como preparar o ambiente para receber o gato persa filhote?

Para começar, reserve um ambiente seguro destinado ao gato persa filhote. Isso o ajuda se sentir mais confortável ao chegar em um lugar novo. Desta forma, oriente o animal a reconhecer quais lugares pode ir em seus primeiros dias de vida.

Portanto, o tutor vai educar o persa filhote a ter bons hábitos na residência, desde fazer as necessidades no lugar certo até não destruir os móveis. Esta fase é o começo do relacionamento com o gatinho, ou seja, o carinho e a atenção são essenciais, o que garante a segurança e bem-estar do persa filhote.

Listamos alguns itens básicos para você receber o gato persa filhote na sua casa: 

Saiba mais dicas e informações sobre gatos acessando o nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Tatiana disse:

    Quero adotar um gato persia

  2. Otilia cruz disse:

    Eu se for possível quero adotar um gato persa obrigada pelas informações pois eu e minhas filhas nunca tivemos um

  3. Anália Franco disse:

    Gostaria de adotar um gatinho persa!

  4. Sosozinha disse:

    Oi eu quero 2 gatos por favor

  5. Gilda disse:

    Quero adotar um gato de cara achatada, parece que é o gato persa.

  6. Tania disse:

    Quero adotar um
    Gato persa 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Deixe o seu comentário