Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adestramento de gatos: 5 dicas infalíveis

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Felino passando por adestramento de gatos

Por serem considerados independentes e desconfiados, os gatos acabam levando a fama de insubordinados. Mas não é nada disso! Os felinos domésticos adoram a interação com seus tutores e é possível até praticar o adestramento de gatos.

Então, é possível adestrar gatos? Para responder essas e outras perguntas, convidamos a médica-veterinária Carolina Rocha, especialista em comportamento animal, para explicar tudo sobre essa técnica e como ela pode ajudar na interação com o seu animal de estimação. Não perca tempo, continue a leitura e saiba mais

Gatos podem ser adestrados?

De forma geral, sim! Adestramento de gato em essência, é uma técnica contínua, organizada e sistemática para ensinar e disciplinar animais. Dentro dessa interação é aplicada uma rotina de treinos que resultem em obediência básica do animal.

É claro, não existem técnicas infalíveis, mas algumas ações são excelentes, e que se bem utilizadas conseguem auxiliar no comportamento do felino.

“Dizer que adestrar gato é um desafio dos grandes é um dos muitos mitos acerca dos bichanos. Eles podem ser educados e até aprender truques desde que o tutor utilize a técnica certa. “Para os cães, um olhar ou o carinho do dono bastam para que eles obedeçam, mas o felino não vai fazer um truque só para satisfazer o humano”, explica a veterinária Carolina Rocha.

Adestramento de gatos: quais são os benefícios?

garoto e gato abraçados

O adestrador de gatos vai criar um cronograma de aprendizagem para aumentar o nível de habilidades, auxiliar no comportamento ou até mesmo ensinar um comando. Então, os benefícios estão relacionados a uma maior conexão entre pet e tutor, além de ser uma nova forma de comunicação que promove uma convivência mais tranquila, divertida e próxima.

Como eu faço para adestrar meu gato?

1. Use algo que o gato quer muito

O truque para persuadir o felino é simples: usar algo que ele queira muito. Pode ser um petisco, um brinquedo ou até mesmo uma situação prazerosa, como um carinho na barriga ou nas orelhas. Ou seja, qualquer condição que funcione como uma recompensa para o animal.

“É importante que o reforço seja sempre positivo e o treino mais curto para que ele não perca o interesse”, ressalta Carolina. Punições e violência nunca devem ser usadas, pois podem provocar comportamentos agressivos. Conheça abaixo dicas para adestramento de gatos.

Gato cinza em treino de adestramento

Para ensinar comandos básicos, como “senta” e “fica”, comece com o petisco favorito do gato. Basta direcionar, bem devagar, a mão com a recompensa por cima da cabeça do gato, até que ele se sente para, então, receber o petisco. Repita o comando e a ação até que você perceba que ele está habituado. Quando o “senta” já não for novidade, dê início ao treinamento do “fica” ou dar a pata e high-five.

Para ensinar o comando “fica”, parta do comando sentado. Assim, é só dizer a palavra e se afastar do animal. Se ele permanecer no lugar, é recompensado com o petisco para gatos.

Outro comando útil é o “desce”. A indução se dá da mesma forma: o gato está em um lugar alto e, com a mão segurando os petiscos, o tutor o induz a descer e o recompensa. Para ensinar o bichano a aparecer quando é chamado, tome distância dele com um petisco gostoso em mãos. Chame-o e só dê a recompensa quando ele vier.

2. Estabeleça uma meta

Enquanto os cães se divertem muito fazendo comandos e treinamentos, o adestramento de gatos é um pouco diferente. Para os felinos, o adestramento vai além do ensinamento de truques e, em muitos casos, pode ser utilizado como terapia de modificação comportamental para alguns distúrbios, como a agressividade ou para solucionar questões cotidianas, como a destruição de móveis.

“Também é uma oportunidade para proporcionar uma atividade diferente a um bichano hiperativo”, diz a adestradora e consultora comportamental Cassia Rabelo Cardoso dos Santos. Sendo assim, estabeleça um objetivo e uma meta.

3. Tenha paciência e não desista

É possível adestrar um gato, mas isso não quer dizer que seja fácil. O processo leva tempo e exige muita paciência. O adestramento de gatos é baseado no reforço positivo e na repetição.

Por isso, faça treinamentos diários de acordo com a tolerância do gatinho. Se ele estiver muito disperso, encerre a sessão e inicie novamente mais tarde. Os resultados dependem da persistência do dono e da personalidade do gato. “Animais mais abertos a contatos, que mostrem interesse pelos petiscos e que sejam menos medrosos são mais fáceis de adestrar”, explica o adestrador de gatos André Poloni.

4. Utilize o adestramento para corrigir comportamentos

Os truques “senta”, “fica” e “desce” são educativos e ajudam no adestramento de gatos para situações mais complicadas. Quando o felino assimila que ao fazer algum comando ele é recompensado com algo que quer muito, fica mais fácil corrigir comportamentos indesejados.

Os truques “senta”, “fica” e “desce” são educativos e ajudam no adestramento de gatos para situações mais complicadas. Quando o felino assimila que ao fazer algum comando ele é recompensado com algo que quer muito, fica mais fácil corrigir comportamentos indesejados.

Gatos podem apresentar comportamentos agressivos com a chegada de outro animal ou até mesmo de um bebê. Uma forma de amansá-lo junto ao novo integrante da casa está na recompensa.  A técnica indicada pelo André Poloni é um pouco diferente: “uma semana antes da novidade, suspenda os petiscos do gato.

Quando o novo indivíduo chegar, dê o dobro de petiscos. Se for um bichinho, coloque uma bolinha com alimento ao lado da caixa do novo amigo para que o gato possa fazer uma associação positiva”. Ótima dica, não é mesmo?

5. O adestramento de gatos reduz o estresse

A interação com os tutores em novas atividades pode ser positiva para a saúde física e mental dos gatos. Com o treinamento, é possível reduzir o estresse, que causa doenças como infecções urinárias e problemas de pele.

“A ideia de que o animal pode virar um robô com o adestramento é errada e provém daquele conceito de punição. Sabemos que os animais precisam de atividades que, junto com os brinquedos e os locais para explorar, façam um enriquecimento ambiental”, diz a veterinária Carolina Rocha.

Gato comendo petisco

Junto com as recompensas, algumas técnicas auxiliam no processo de adestramento. Uma delas é o targeting, que ajuda a guiar o animal até um ponto desejado com um alvo. Toda vez que o gato encosta o focinho no local indicado, recebe a recompensa. Outra técnica comum é o clicker, um marcador sonoro que serve para reforçar o comportamento correto antes da entrega do petisco.

Todos esses fatores ajudam a distrair o pet, além de reduzirem a tensão acumulada por comportamentos indesejados. Tudo isso colabora para a redução do estresse do bichinho.

Adestramento de gatos é possível sim!

Agora não restam dúvidas que o adestramento de gatos é possível. Em resumo, comece com truques simples e não se esqueça de valorizar os avanços com petiscos deliciosos. Estabeleça metas e tenha paciência! Use a estratégia para corrigir comportamentos indesejados e para auxiliar na redução do estresse do bichinho.

gato sentando na sala

Com essas 5 dicas preparadas por nossos especialistas, você conseguirá adestrar o seu gatinho e ter muito ganhos comportamentais com isso! Ficou com alguma dúvida sobre adestramento de gatos? Escreva para nós nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Riana Puchetti disse:

    daqui 15 dias vai chegar minha gatinha Alice, que estou adotando, uma bebezinha de 45 dias. Quero fazer de tudo para que se sinta amada e preparar a casa pra ela.
    o que me preocupa é que daqui 5 meses irei mudar de casa. Vou morar na praia, meu medo é que ela estranhe o lugar e fuja.
    Gostaria de algumas dicas de como mostrar pra ela que ali é seu novo lar. Pois a casa vai ficar mais aberta já que é calor.
    e Também queria saber com que idade já posso castra-la, pois não quero netinhos kkk

  2. Mauricio Alberto Cardoso disse:

    Eu adorei essa postagem. Tenho redes de proteção instaladas em casa, para evitar que meus bichinhos de estimação sofram acidentes…. pq pra adestrar um gato… é só por Deus kkk

  3. Sandra disse:

    Adorei a matéria sobre adestramento de gatos!! Tenho adultos de 2 anos e filhotes de 5 meses.
    Com quantos meses é ideal começar o adestramento dos gatos? É possível adestrar gatos adultos?

    • Cobasi disse:

      Olá, Sandra! Ficamos felizes que gostou! Você pode iniciar o adestramento com o gato ainda filhote e o treinamento pode ser feito inclusive em gatos adultos e idosos!

  4. Luana disse:

    Tenho uma gatinha de 5 meses e moramos em apartamento com balcony, moro no Canadá e não posso colocar telas de proteção. Como faço para adestrar a mocinha?

  5. Adriani disse:

    Resgatei um gato de 8 meses aproximadamente. Não faz coco e xixi na caixa de areia. Está tratando diarreia . Pode ser esse o problema?

    • Cobasi disse:

      Oi Adriani, como vai? Pode ocorrer por vários motivos como, comer muito rápido, ou seu cão ter alergia a algum ingrediente da ração. Por este motivo fique de olho e se piorar procure um medico-veterinário!

  6. Cléria Pinto disse:

    Tenho um gatinho albino e surdo, com 5 meses. Ele é muito agressivo. Já estragou meu sofá e as cadeiras da copa. Ele morde com vontade, pula na perna, não sei o que fazer. Coloco ele no colo, dou carinho, mas às vezes tenho medo dele. Gostaria de receber algumas dicas para lidar com ele. Obrigada!

  7. Eliane disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber se tem adestrador de gatos.
    Meu gato sempre foi medroso, se esconde quando chega alguém em casa, tem medo de qualquer barulho, assustado com tudo.
    Essa semana minha sobrinha veio morar aqui em casa e trouxe o gato dela e o meu gato está com muito medo desse novo gato não está se alimentando direito.
    Estou preocupada preciso encontrar uma solução, ou algo que me ajude.
    Aguardo um breve retorno, pois preciso saber o que devo fazer.
    Obrigada!!!
    Eliane Garcia

Deixe o seu comentário