Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Características do gato: conheça as principais!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Características do gato: conheça as principais!

Gatos são animais extraordinários, cada um com a sua peculiaridade. Eles são considerados um dos seres mais misteriosos, independentes e inteligentes! E apesar de existir uma grande variedade de raças, a maioria das características do gato se manteve em todas. Por isso, vamos citar aqui as principais!

Os gatos na História

Desde a Antiguidade, os seres humanos sempre se dividiram entre os que amavam felinos e os que não gostavam tanto.

No Egito Antigo, por exemplo, os gatos eram considerados sagrados, e eram adorados e venerados como deuses. Pois é! Os egípcios realmente acreditavam que esses pets eram criaturas divinas, capazes de trazer boa sorte às pessoas que gostavam deles. Inclusive, uma das deusas egípcias mais cultuadas, a Bastet, figura que representava o amor materno e a fertilidade, era retratada como uma mulher com cabeça de gato.

Em contrapartida, conforme a humanidade foi se desenvolvendo, os gatos passaram a ser considerados símbolos de azar e maus presságios. E é por isso que, até os dias de hoje, é comum assistir filmes em que esses felinos são os animais domésticos de bruxas malvadas.

Hoje em dia, mesmo que algumas pessoas ainda não sintam muita afinidade com o pet, é possível dizer que, felizmente, os gatos voltaram a ser um dos animais de estimação preferidos de grande parte da população mundial.

Quais as características do gato?

De nome científico Felis catus, o gato é um mamífero carnívoro e quadrúpede, ou seja, que anda sobre quatro patas. Este animal conta com ouvidos e olfações bem aguçadas, unhas retráteis, visão noturna avantajada e um corpo bastante flexível.

Os olhos de felinos possuem uma camada atrás da retina que funciona como um espelho, com a finalidade de refletir a luz. No escuro, essa membrana refletora faz com que os olhos dos gatos brilhem quando recebem uma luz direta. Inclusive, a visão noturna dos gatos é bastante apurada, porque os músculos da íris do gato são capazes de se dilatar, ocupando quase todo o globo ocular, permitindo maior entrada de luz.

Os bigodes do gato, também chamados de vibrissas, funcionam como uma espécie de sensor, sendo extremamente úteis para que o felino possa medir larguras e ter uma boa noção de espaço e altura. É graças aos bigodes que o gatinho sabe se consegue passar por um espaço estreito ou pular de um local para o outro.

Além de não possuir clavícula, a coluna vertebral do gato é composta, em sua maioria, por músculos. Essa anatomia garante ao pet uma flexibilidade incrível, além da capacidade de esticar o corpo e entrar em lugares bastante apertados. 

Mais sobre o comportamento do gato

Características do gato: conheça as principais!

Os gatos são criaturas bastante enigmáticas – o que dificulta bastante para nós, humanos, entendermos o que eles estão sentindo. Mas esses felinos se comunicam de diversas formas e, felizmente, algumas características físicas do gato revelam mais sobre seu comportamento.

A postura do pet pode indicar o humor ou sentimentos, além dos movimentos que ele faz com os bigodes e orelhas. E algo que facilita muito para sabermos se o gato está feliz ou confortável é o “ronronar”, aquele ruído que o bichano produz para mostrar satisfação.

Outro fato interessante é que os olhos do gato também são capazes de entregar o humor do pet. Por exemplo, quando ele está assustado ou se sentindo ameaçado, a pupila se dilata em até cinco vezes. Já em situações normais, o gato apresenta pupilas pequenas no formato de uma fenda centralizada.

E apesar de serem pets bastante sociáveis, os gatos apresentam um comportamento bem diferente dos cães, principalmente porque ganhar a confiança de um gato pode ser uma tarefa árdua. Os felinos são desconfiados por natureza e tendem a ser mais ariscos quando não se sentem seguros quanto a uma pessoa ou local.

Para lidar com esse fator de desconfiança, uma boa dica é garantir ao bichano um enriquecimento ambiental, com uma cama apenas para ele, além de muitos brinquedos feitos para serem arranhados e instigar as suas necessidades predatórias.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário