Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gatos têm sentimentos? Saiba tudo sobre isso

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gatos têm sentimentos

Quem é tutor de gato, já deve ter chamado a atenção do pet por algum comportamento mal e ficado tocado sem saber se o gato ficou triste ou não. Com isso, pode surgir a dúvida: será que os gatos têm sentimentos?

Assim como nós humanos sentimos raiva, tristeza e alegria, será que os felinos também sentem isso?

Para entender mais sobre essa questão, fique com a gente e saiba quais sinais seu gato pode fazer para demonstrar o que está sentindo.

Gatos e sentimentos combinam?

Só porque não podem falar como nós ou não possuem muita expressão no rosto, isso não quer dizer que os gatos não possuem sentimentos. 

É possível que os gatos expressem seus sentimentos pelo contexto em que eles se encontram, sendo uma resposta reflexiva e consciente da situação presente.

Medo, aflição e até mesmo o amor de gato pode ser possível, já que ele é um ser vivo e que possui respostas psicológicas para agir de certa maneira em um determinado contexto.

Mas não relacione os sentimentos dos gatos ao dos humanos. Como são animais que evoluíram diferente de nós, o comportamento e até mesmo a resposta psicológica que esses pets têm são diferentes das nossas.

Entretanto, mesmo que não sintam os sentimentos com a mesma intensidade que nós humanos, eles demonstram o seu humor em pequenos gestos que você pode identificar no comportamento deles.

Como identificar o humor do seu gato?

Gatos têm sentimentos

Antes de conhecer os principais sinais que o gato pode demonstrar alguma reação, lembre-se que há vários elementos que interferem no comportamento do gato. 

Criação, vivência, experiências e até mesmo convívio com pessoas e outros pets podem influenciar no modo como o gato irá agir. Ou seja, cada gato é diferente e único.

Um dos comportamentos mais perceptíveis que você pode notar no seu gato é o ronronar. Normalmente, quando o gato está em um ambiente calmo, ele passa a ronronar pois está tentando relaxar. Isso pode ser um sinal de que seu gato está se sentindo bem.

Como gatos são pets um pouco enjoados, saiba que ele pode ficar estressado se o comedouro, bebedouro ou até mesmo a caixa de areia dele estiver muito suja. 

Há alguns gatos que nem mesmo utilizam esses objetos pela má higiene deles, sendo algo desconfortável para os pets.

Os gatos também podem expressar seus sentimentos por você no modo como ele te trata. Se ele se esfrega em você, quer dizer que seu pet confia no tutor dele. 

Já se ele quer distância e se afasta quando você o toca, talvez ele tenha uma visão meio negativa do tutor.

Porém, se o seu gato te dá lambidas na sua mão enquanto você o acaricia, ou deita de barriga pra cima, ele pode estar demonstrando que confia muito em você e gosta da sua companhia.

Causando bons sentimentos

Mesmo que sejam conhecidos por serem pets independentes, até mesmo os gatos precisam de cuidados dos seus tutores para ficarem bem.

Por isso, se você quer que seu gato se sinta à vontade com você e confortável na sua casa, é bom saber cuidar bem dele.

Ofereça a ele uma boa alimentação, com ração e água fresca. Quando quiser fazer um agrado ao seu pet, petiscos são uma boa opção, porém modere na quantidade.

Cuidar da pelagem do seu gato também é importante. Uma dica é investir em uma boa escova para pentear e eliminar o excesso de pelo do seu pet. 

Os momentos de diversão não devem ser deixados de lado. Brinque com seu gato e se quiser, ofereça a ele brinquedos como cordas e bolas para interagir com o pet.

Também não se esqueça dos cuidados com a saúde do gato. Leve-o ao veterinário com frequência e sempre deixe a carteira de vacinação do pet atualizada, evitando doenças e problemas físicos.

Mesmo que não dê para ter certeza se os gatos sentem as mesmas coisas que nós, seres humanos, não dá para negar que esses animais enchem nossa vida de alegria.

Por isso, nada melhor do que retribuir esses pets fofos e engraçados com todo nosso amor e carinho.

E se você quiser saber mais sobre gatos, esses conteúdos podem te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário